É um blog de agência. Texto assinado por uma consultora. Mas trata de criar conteúdos pilares e relacioná-los num mapa semântico.
Passo 1: Identifique o(s) seu(s) Tópico(s) Principal(is). Determine o(s) assunto(s) principal(is) em que seu site se concentrou ao longo dos anos. Isso deve refletir a especialidade ou nicho principal do seu site.
Passo 2: Audite e Catalogue o Conteúdo Existente. A Cristina Halvorson já tratava disso. Use planilhas ou ferramentas (Excel, Planilhas Google) para listar URLs, títulos, tópicos principais, subtópicos e palavras-chave.
Passo 3: Pesquise e Identifique Subtópicos e Clusters. Agrupe o conteúdo relacionado em clusters temáticos (tópicos e subtópicos pilares) com base na relevância e na intenção de busca.
Etapa 4: Mapeie as Interconexões entre os Tópicos. Organize seu conteúdo em uma estrutura hierárquica ou de rede, onde as páginas pilares atuam como hubs que conectam o conteúdo do cluster.
Etapa 5: Crie ou Atualize as Páginas Pilares. Desenvolva ou refine páginas pilares abrangentes que abordem tópicos amplos em profundidade. Isso cria uma hierarquia de conteúdo e uma cobertura temática claras.