Então os veículos de comunicação de massa prepararam suas equipes para a cobertura dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. Manchetes diárias, longos minutos da programação no rádio e na TV… De repente, um avião explode ao lado do aeroporto de Congonhas. E quando um país inteiro ainda lamentava a tragédia, é a vez do ACM passar dessa para uma melhor.
Eu pergunto: depois de uma semana dessas, alguém lembrava que tinha corrida de Fórmula 1 neste domingo?
E olha que os bastidores da categoria estão agitados há dias, graças a um caso muito mal contado. Envolve uma provável (ou não) sabotagem dos carros da Ferrari, feita pelo ex-mecânico-chefe da escuderia italiana, Nigel Stepney. Sujeito cada vez mais enrolado em função de seus contatos misteriosos com o ex-desenhista-chefe da McLaren, Mike Coughlan, que admitiu ter recebido informações confidenciais. Uma história cabeluda, cujo desfecho é uma incógnita.
Enfim, chegamos ao GP da Europa, no circuito de Nürburgring, Alemanha. Logo no treino classificatório, o líder da temporada Lewis Hamilton tentou chamar atenção do mundo de uma forma, digamos, pouco feliz. A roda dianteira direita de sua McLaren quebrou em alta velocidade – Hamilton só foi parar na barreira de pneus. “Aconteceu de tudo comigo aqui. Cheguei resfriado, tive um dos piores acidentes da minha vida, saí duas vezes da pista e ainda por cima choveu”, reclamou Robinho, que apesar de tudo, ainda conseguiu correr e ainda chegar em nono.
Isso porque Hamilton precisou driblar a pista molhada, coisa que praticamente ninguém conseguiu após a largada, culminando com a presença do “carro madrinha”. Nessa altura, um dos únicos que haviam colocado pneus de chuva era Markus Winkelhock – o estreante da Spyker, que comparado ao holandês Christijan Albers, aquele que deixou os boxes carregando a mangueira de combustível, mostrou que é mais esperto. Tanto que, durante algumas voltas, chegou a liderar.
Diante dessa confusão, nosso Felipe Massa fez uma corrida brilhante, assumindo a liderança e sustentando-a praticamente até o fim. Não fosse mais chuva e uma troca emergencial de pneus, dando a Alonso uma chance de ouro para vencer, a sorte do brasileiro certamente seria maior. A ultrapassagem do espanhol metido a besta rendeu um bate-boca entre os dois antes da “festa” no pódio, já que houve um toque entre os dois.
Resumidamente: foi uma corrida e tanto, repleta de alternativas emocionantes. Massa que o diga. “Foi uma pena perder no final, mas este tipo de coisa às vezes acontece. Ainda temos uma longa estrada pela frente na temporada e precisamos ser confiantes”, diz ele. Ainda faltam sete provas, e apesar da diferença grande (Hamilton tem 70 pontos, Alonso 68, Massa 59 e Raikkonen 52), a briga pelo título continua emocionante.
É uma pena que os eventos da semana tenham atrapalhado o impacto dessa constatação.
(Para entender a aposta, leia a parte 1. E se quiser mesmo acompanhar e entender de verdade o mundo do automobilismo, leia o Livio Oricchio, o Fábio Seixas e o Flávio Gomes).
Fábio Seixas jornalista, Fábio “Camiseteria” Seixas, e o último ainda divulgou no seu blog um outro Fábio Seixas que anda fazendo roteiros de filmes por aí.
Por isso que gosto de Tonobohn.
Abraço
Um bom fã de corrida nunca se esquece de uma prova. Esse fim de semana ainda teve IRL e Motovelocidade.
Abs
Você me desculpe. Deixei de acompanhar as corridas de carros de Fórmula 1 desde o tempo do Fitipaldi (eu recomennndo!) principalmente quando o lourinho da equipe dele morreu. Dou força.
Teu post do PAN ficou muito bom. Espero que tenha dado IBOPE.
Cara, num acredito que li um artigo sobre fórmula 1… Só vc …pra que eu descobrisse que o assunto era esse no meio do post! sou meio pirada, li o titulo mas fui direto ao assunto..e en meio, já num posia parar…fui até o final…
ô dó do massa….detesto qdo ‘ a gente ” perde assim de bobeira..
mas, como nos meus esportes prediletos meu time só ganha e só perde de 4, o bicho tá pegando, pq agora, nem tecnico temos mais…
quem sabe eu me interesse por corridas… ecca… vai ser dificil,mesmo com seu otimo texto…
PS: te vi na foto do blog da sandrinha!
bjos
Winkelhock eterno!