Quero rever novelas velhas!

Logo quando pensamos na probabilidade desse blog existir, fui tomado por um questionamento que certamente se repete entre outros “noveleiros”: ora, se tantas histórias contadas lá atrás são mesmo tão boas, por que não representá-las com mais frequência?

Não tenho nada contra Senhora do Destino. Pelo contrário: em dez anos, nenhuma trama das oito a superou em audiência. Só que a novela foi ao ar em 2004 – quer dizer, esses dias! Não sei quanto a você, mas ainda está bem fresco na memória o desfecho da Nazaré Tedesco naquela ponte da Bahia. Blé!

Historicamente, a Globo opta por algum grande sucesso de, no máximo, dez anos – a última vez que uma “novela antiga” foi reexibida foi Era uma Vez…, que foi ao ar em 1998 mas reprisada apenas em 2007. Ou seja: as chances da emissora desenterrar alguns sucessos dos anos 80 como Baila Comigo, Um Sonho a Mais, Coração Alado, Bambolê ou Mandala, é nula.

Quer dizer, há uma chance de revermos Vida Nova ou mesmo Voltei pra Você, mas como um novo remake do Benedito Ruy Barbosa, aos moldes de Cabocla, Sinhá Moça e Paraíso

Mas enfim, o argumento que costuma-se usar para justificar o esquecimento é a qualidade das produções. Imagens antigas, em tese, afugentariam a audiência. Ouso dizer que a reexibição de Pantanal pelo SBT, 18 anos após sua gravação, poderia rebater esse mito. Se o problema persistir, tudo bem: ainda temos Sonho Meu, Salsa e Merengue, Cara e Coroa ou Andando nas Nuvens, todas produções caprichadas dos anos 90.

Pessoalmente, até arriscaria uma nova chance para “fracassos”, como Zazá, Anjo de Mim, As Filhas da Mãe ou Lua Cheia de Amor.

E já que o negócio é perguntar “por que não?”, que tal um “vale a pena ver de novo de novo”, com uma segunda reprise de Vale Tudo, Amor com Amor se Paga, Pedra sobre Pedra, Cambalacho, Que Rei sou Eu ou Mulheres de Areia?

Sem falar em A Viagem ou A Gata Comeu, que já foram exibidas duas vezes. Mas poderiam voltar quantas vezes quisessem.

Comentários em blogs: ainda existem? (39)

  1. Cara, Bambolê! Eu adorava e tenho quase certeza que nunca foi reprisada!

    Quanto às novelas do Benedito Ruy Barbosa, você tem razão: ele adora criticar os outros novelistas, mas desde Esperança não produz nada novo… Só remake!

    E Mulheres de areia seria lindo se fosse re-reprisada. Mas ainda prefiro A viagem e a A gata comeu! hahahahahaha!

  2. Pelo que ouvi falar, parece que um grande problema são os direitos autorais: muitos dos artistas de novelas antigas ou já morreram ou não trabalham mais para a Globo, que não gosta de pagar direitos para pessoas que não trabalham mais para ela.

  3. a) Suei pra encontrar o lugar de comentar! Não está intuitivo…

    b) Concordo muito. Até algum tempo atrás, a gente conhecia as novelas, personagens e atores antigos através do Vídeo Show, mas hoje o Vídeo Show se transformou no festival dos Fãs de Malhação.

    c) Senti falta de uns links e imagens nesse texto…

    d) E Roque Santeiro poderia NUNCA MAIS PASSAR, que tal?

    Respostinha rápida: Realmente, tá faltando um bocado de coisas aqui… Mas aguarde e confie! Veja ao menos pelo lado bom: ao menos saímos da inércia e colocamos o bloco na rua!

  4. Que Rei Sou Eu seria ótimo! A Viagem também!

    Mas eu queria mesmo era ver umas novelas mais trashes, tipo Tropicaliente, com a Carla Marins e o Márcio Garcia novinhos, e a estreia da Carolina Dieckman na Globo! Ou Olho no Olho, com a Patríca de Sabrit! Lembra dessa? 😀 Tô lascado, nunca mais vou ver ambas.

    Abraço!

    ***

    Trotta, a estréia da Carolina Dieckmann na Globo foi na minissérie Sex Appeal. 😉 E mais um detalhinho: Tropicaliente já foi reprisada!

  5. Houve uma época em que havia sido criada uma faixa, dentro da finada TV Mulher, para reprises de novelas antigas; até novelas em P&B, como “Uma Rosa com Amor” e a primeira versão de “Irmãos Coragem”, foram exibidas. Ok, até entendo que seja complicado encontrar um horário dentro da grade de programação da Globo para reprises de novelas mais antigas. Mas por que não aproveitar canais como o GNT ou o Multishow, que reprisou “TV Pirata” no ano passado, para dar vazão às produções teledramatúrgicas da Globo em seus tempos mais inspirados?

  6. gostria que vcs da globo com a permicao de boninho q e um deus da globo tao maravilhoso q ele e!
    reprisace a novela cara e coroa onde cristiane torlone fez as gemeas abraco esperando ser atendido…

    ***

    Oi, Marco! Também adoraria rever cara e coroa porque adoro a Torloni. Mas infelizmente não temos como atender seu pedido porque não somos da Globo. 🙂 Somos só fãs de novelas, como você. Abraço!

  7. gostaria de asistir a novela sonho meu que foi exibida na rede globo no horario das18:00 com os atos patricia frança & leonardo vieira & fabio assunção. e tambem tenho outra que eun gostaria de asistir e (o amor esta no ar)com os atos rodrigo santoro & nathalia lager.

  8. Eu gostaria muito de rever a novela um sonho a mais só por causa do Edgar Chaves aquele punk louco que ficava falando “tá maus” quando tudo dava errado pra ele…
    Era o máximo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Ola gostaria muito rever a novela Direito de Amar, pois sou uma apaixanada dessa novela, daria tudo para poder assistir novamente. faça algunha coisa por mim.
    Grato!
    Simone

  10. Pecebo que vocês fasem muitas criticas ao meu presidente,e não pecebe que fasem mal aos 80% da população que o amam…
    peço por gentileza que faça alguma coisa boa ,coloque no há mais uma vez rock santeiro.obrigado.

  11. gostaria muito de rever anovela cobras e lagartos pois ela passou em momento muito dificil na minha vida aperda minha mae e somente neste horario eu ficava um pouco feliz muito obrigada

  12. tinha doze anos nunca mais conseguir esqecer a maior novela de todos os tempos fera ferida sei que a globo ja repetiu mais gostaria de revela de novo vai repeter eu largaria ater o trabalho pra asistir fica aqui meu apelo se algum mim ovir

  13. Por favor reprisem direito de amar ou façam um remake da mesma.Eu adoria rever esta novela mesmo que fosse como cabocla ou sinhá moça.

  14. eu queria que passece no vale apena ver de novo, a novela era uma vez, ou chocolate com pimenta ou paraiso.
    essas novelas foram lindas e deveriam passar novamente porque vale apena ver de novo.

  15. adorei rever o reprise de alma gemea pra mim a melhor novela de todos os tempos esta reprisando umas novelas muito recente e esta muito frescas nas nossas memorias entao coloquem novelas mais antigas para nos assistirmos no vale a pena ver de novo por exemplo sonho meu.. obrigada…..

  16. eu era bem criança quando passou a novela fera radical,ela me marcou muito.por isso gostaria muito de reve-la.isso é muito importante para mim.tchau

  17. queria ver denovo beijo do vanpiro porquefoi uma novela muito legau e tinha coisas que eu nao vi em mais nenhuma novela coisas emocionante mais sepociveu nao pasar atade pasar anoite porque anoite tem bastante gente em casa atarde ja nao

  18. PODEM TER CERTEZA Q AS NOVELAS DE HOJE NUNCA VÃO FAZER O SUCESSO DAS ANTIGAS.EU TINHA 9 ANOS KUANDO PASSOU HIPERTENSÃO.NUNCA VOU ESKECERRR.ÓTIMA NOVELA.FERA FERIDA,TIÊTA,BAMBOLÊ,FORÇA DE UM DESEJO,Q REI SOU EU ETC.ISSO SIM Q ERAM NOVELASSSSSSSSS
    BJOSSSSSSSS

  19. gostaria de pedir 1 novela antiga como estúpido culpido, louco amor, agua viva, o amor é nosso,pão pão beijo beijo ou outra dessa época, tenho saudades de muitos artistas que ja partiram, sou telespectador em potencial ,pois sou aposentado. obrigado

  20. OLA GOSTARIA QUE REPETISSE A NOVELA MANDALA.TENHO SAUDADES DESSA NOVELA.ELA FOI UM MAXIMO………E O CLONE TAMBEM.AMEI ESSAS NOVELAS.PODERIAM REPETIR ELAS……….BJS.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*