Ano passado questionei aqui a proposta interessante, porém ainda incipiente, sobre um tal dia internacional do blog. Até então existiam apenas boas idéias, mas nenhuma delas com alguma continuidade, algo que se pudesse dizer “opa, então combinamos assim, esse será o dia e todo ano vamos fazer o mesmo ritual”.
E não é que o BlogDay do dia 31 de agosto se popularizou de fato? Ano passado, quando começou, mais de 400 blogs citaram a brincadeira, segundo o Technorati. O dia ainda não acabou, mas sem muito esforço o site já contabilizou mais de 300 citações – número que vai subir sem sombra de dúvidas.
A proposta do BlogDay é eficiente, e as regras são simples, qualquer um pode fazer. Liste cinco blogs que você ache interessantes, preferencialmente algum que poucos conheçam, e escreva uma pequena descrição, além do link, recomendando-os exatamente nesta quinta-feira, 31 de agosto. Sem esquecer da tag do BlogDay (http://technorati.com/tag/BlogDay2006) e um link para o site do BlogDay (http://www.blogday.org).
Sem mais delongas, segue portanto os meus cinco blogs para a brincadeira.
Ponto Jol – Esse é bem específico para o meio jornalístico, como muitos outros que seguem a mesma linha, o Intermezzo ou o e-periodistas. Mas a referência é necessária, já que o Ponto Jol, blog coletivo de profissionais do ofício, é uma área do site Jornalistas da Web, um compêndio de informações indispensáveis editado pelo Mario Lima Cavalcanti. A lista de discussões do JW também é bastante rica – a não ser quando os novatos pedem informações elementares já citadas nos arquivos ou os veteranos debatem acaloradamente sobre a necessidade do diploma.
Brainstorm #9 – Se você trabalha com publicidade ou gosta do tema, já ouviu falar nesse blog do Carlos Merigo. Todos os profissionais da área que conhecem o site batem ponto no Brainstorm diariamente. Eu só o descobri recentemente, por isso essa citação vai soar como um “olha, gente, descobri um tal de UOL hoje, é muito legal, vai lá ver”. Mas enfim.
Guloseima – Vocês que me conhecem há mais tempo já ouviram falar da Lu. A Lu é uma amigona. Foi comigo pra Europa. Sempre me deu bons conselhos de ordem pessoal e profissional. Agora a Lu está passando por uma excelente mudança profissional, que se Deus quiser, será um grande sucesso. Ao mesmo tempo, dedica seu tempo livre a uma antiga paixão: gastronomia. Há alguns anos, sugeri a ela o nome jacomipontocom. Evidentemente, ela detestou. Guloseima, sem dúvida, é tudo. Aliás, Lu, preciso te entregar a sua caixa de alfajores Havanna que trouxe de BsAs pra você.
Jorge Letralia – Vou dizer aqui algo que vai deixar muita gente estarrecida: não sou um escritor, nem tenho pretensão de ser escritor. Consequentemente, não me interesso tanto assim por literatura, poesia, grandes clássicos, etc. Sou, assumidamente, um ignorante cultural, mas que vez ou outra repassa um ou outro tema relevante para não fazer feio com os amigos mais cultos e inteligentes – a ponto de me passar por gênio das letras em alguns lares mais distantes. Numa dessas procuras casuais, encontrei o site Letralia.com, voltado a literatura hispano-americana, e por tabela, o blog do venezuelano Jorge Gomez Jimenez. Lá, ele fala até de literatura. Bem legal.
Palegre – Se não citei aqui ainda, a hora é essa: uma das idéias mais batutas que encontrei esse ano foi o Sampaist, um blog voltado para a capital paulista e tudo que acontece nela. Quando tive a chance de conhecer uma das responsáveis pelo conteúdo, a Renata Honorato, falei tudo isso e mais um pouco. Enfim, conheço apenas mais duas propostas semelhantes: uma carioca e uma daquela outra cidade maravilhosa, que um dia ainda hei de morar…
Adendo 1: Obrigado, Rodrigo, pela referência!
Adendo 2: Minhas férias ainda não acabaram oficialmente, mas já estou novamente em casa, preparando meu lado psicológico para o que vem pela frente. Com isso, meu lado anti-social acabou: já podem me convidar novamente para os programas de sempre.
Bem, a RESB mandou um mail ontem a noite sobre esse post… Não chegou não? Se não chegou, seu formulário de mails do blog tá com algum problema.
André, já que estás de volta, vamos comer fogazza no bexiga, lá na Keropizza???
Um abraço!!
Caramba! Mas você não conhecia o Brainstorm mesmo? Tinha certeza que o tinha visto pela primeira vez aqui.
Hey, hey, hey! Obrigada pelo link 🙂
Viste sempre que puder o Sampaist, hein!
Abraços,
Renata