Quantos buscadores alternativos você conhece?

Você já deve saber que, na grande maioria das vezes, o internauta começa sua navegação a partir de uma ferramenta de busca (para delírio dos adeptos de SEO). E em quase todas essas vezes, o sinônimo de “ferramenta de busca” é Google. Tendência irreversível, graças a bilhões de páginas publicadas diariamente – que saudades daquela Internet de várzea, onde o Yaih? era o responsável por catalogar todas as páginas da Internet no Brasil e na América Latina…

Antes da ascensão do Google, nossos favoritos eram bem divididos: Yahoo! e Cadê? eram diretórios eficazes; Lycos e Altavista já usavam robôs para caçar páginas. Com exceção do Yahoo, toda essa turma ficou um pouco para trás, ganhando a companhia do Technorati, que pegou carona no crescimento dos blogs, e da poderosa Microsoft e seu Windows Live Search.

Então as buscas viraram coisa de gente grande, com direito a algumas “experiências”. O Google manteve a simplicidade ao bolar o Searchmash, com sugestões (e avaliações destes) de páginas, imagens, blogs, vídeos e wikipedia na mesma tela. Já a Microsoft lançou mão da Ms. Dewey, versão do Windows Live Search em flash, trazendo a atriz Janina Gavankar interpretando aleatoriamente enquanto você busca.

Kartoo

Nesse duelo de titãs, é possível reinventar a roda e brigar por espaço? Tentativas não faltam. Em uma das mais curiosas, o ChaCha, é possível pedir por ajuda humana em uma janela de chat! Mas enquanto a sonhada “web semântica” vê suas teorias engatinharem, a maioria dos novos buscadores ataca na interface com seu usuário – coisa que o português Kartoo praticamente inaugurou, em julho de 2003. Aliás, o Kartoo bem que merecia uma versão em Ajax, hein?

Snap

Entre todos os sistemas alternativos de busca, o Snap certamente conseguiu mais popularidade. Afinal, a maioria dos blogs instalados no WordPress.com aproveitam sua feature principal: uma prévia do site relacionado. Conhecido não significa bom: a presença dos “snapshots” pioraram a navegação em alguns sites – eu não conheço ninguém que seja fã desse troço. Isso sem falar na lentidão e nos constantes travamentos do snap. No quesito “veja o site antes de clicar”, o mais interessante (mas não menos lento) é o Pagebull – se bem que, logo de cara, ele recomenda banda larga e um monitor grande. Eu curti.

Pagebull

Como é muito difícil lembrar de todas as ferramentas e bancos de dados existentes, talvez o mais interessante entre todos os buscadores alternativos seja o novato Sputtr. A interface, em total conformidade com as tendências “web 2.0”, reúne uma grande possibilidade de opções de uma vez: Google, Yahoo, Live Search, Technorati, Digg, Delicious, Flickr, YouTube…

Sputtr

O assunto é extenso, e uma lista com todas as alternativas seria insana. De qualquer forma, eu me arrisco a perguntar: na sua opinião, faltou algum destaque?

Atualizado em 16/10/2007 – o Alex Primo conhece uma porção. Veja lá.

André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Fique por dentro. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (10)

  1. Gostei do Sputrr! Principalmente (e talvez apenas) por causa do visual bonitinho, hehehe!

    Me lembrou o HotBot, que era um antigo buscador que eu usava muito, que reunia outros buscadores em um só. Se eu não me engano, foi o primeiro a ter opção de buscar apenas imagens.

  2. Bom buscadores alternativos são muito bons para quem quer buscar alguma categoria em específico.. mas nos dias de hoje..hehe.. nem tem essa necessidade.. dalhe google…

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*