Eu já acreditei em coelho que põe ovos de chocolate. Já fui uma dessas felizes crianças que faziam ninhos de palha e papel picado na beira da janela, imaginando que o tal bicho de olhos vermelhos e pelo branquinho deixasse aquele monte de doces ali. Inclusive, teve uma vez que eu fui surpreendido por gotas d’água ao lado dos ovos. “Deve ter sido o coelho”, pensava.
Só depois de um tempo descobri que esse papo de coelho, na verdade, simboliza um tempo de fartura, fertilidade e prosperidade. Afinal, é no domingo de Páscoa que a ressurreição transforma o sofrimento e o sacrifício em amor. Infelizmente, cresci com a impressão distorcida: nossas crianças não estão nem aí pro sentido da Páscoa. Querem mesmo é comer chocolate.
Até na escola, onde a professora deveria ao menos explicar o sentido amplo desse “feriado prolongado onde vou viajar com os amiguinhos e ganhar lindos ovos recheados com bombons e brinquedos”, isso não acontece mais. É orelha de cartolina, bigode e nariz pintado no rosto e, é claro, mais chocolate.
O reflexo dessa imagem distorcida fica mais evidente no supermercado. Um ovo de 300g custando R$ 20, enquanto duas caixas de Bis, também com 300g, sai por R$ 4. Qual o sentido disso? Onde está o valor daquele cidadão que deu sua própria vida e, dois dias depois, surpreendeu aos cristãos e deixando sua mensagem de paz?
Ora, paz é o cacete: os fabricantes sabem que eu e você adoramos chocolate, e quando chega a Páscoa, a gente esquece o quanto nos sentimos enganados. Então vamos pagar dez vezes mais no mesmo produto, só por causa da forma de ovo. Há quem compre dúzias, e na hora de pagar, divida em doze vezes – só vai quitar sua dívida na Páscoa que vem.
Minha Páscoa era bem mais doce quando eu ainda acreditava no coelho. Mas tudo bem, apesar de tudo, ainda vou me divertir com chocolate até o fim da semana. Divirta-se você também.
(Postado em 08/04/2007)
O negócio é fazer o seguinte: na segunda-feira pós-Páscoa, compre os ovos para o resto do ano. Pelo menos serão mais baratos que dois dias antes e talvez valha a pena, hehehe!
A Páscoa de 2007 foi a melhor dos últimos anos, felizmente. E olha que nem comi taaaaanto chocolate assim…
Abraço
Eu me divirto comendo carne.
Cara, desde o ano passado a minha avó teve a brilhante idéia de fazer megabrigadeiros ao invés de gastar dinheiro com ovos pequenos e muitas vezes ruins. É uma solução prática, barata e definitivamente muito apetitosa, acredite!
Mas preparemo-nos: esta semana começa as promoções dos Ovos que encalharam nos supermecados. Com sorte, acha-se até 3 por 10 reais.
Estou zerada de chocolate nesta páscoa… arghhh, raio de regime do mal!
Nem quinze caixas de bis são gostosas como um ovo de páscoa. Mas não era isso o que eu queria dizer. O que eu quero dizer é: Você era um gurizinho fofo de camisa do inter e agora é um gurizão fofo de camisa do inter.
Feliz Páscoa, André. Beijão.
Ah, agora você não vai mais poder participar da promoção das gurias! Vai ser fácil saber que você é você!
Coelhinho, se eu fosse como tu tirava a mão do bolso e …
É bem isso aí…
Essa segunda foto, de 2007, já está ficando velha também… A propósito, eu continuo me divertindo comendo carne.
eu amo pascoa e chocolate e sempre q é pascoa eu vejo minha familia toda eu amo pascoa