Sugestão de “meme”: seu blog em 2012

Amsterda (Holanda) – Quando soarem quatro badaladas vespertinas nesta terça-feira, dia quatro de setembro, este blog comemora cinco anos de existência. Sou mais um dos “blogueiros” que nasceram no embalo do Blogger Brasil, lançado com estardalhaço pela Globo.com em 2002. Aquela ferramenta permitia algo que nenhuma outra conseguia: hospedar imagens. Tempos áureos onde ostentar selinhos de diversos “awards”, além do print screen do “blogs of note” era o ápice de qualquer “Miss Cangaíba” na face da terra.

Meu passado me condena, claro. O que, de certa forma, contradiz com o nome que bolei para este espaço: o “mais dos mesmos” (no plural, referência a “outros blogs” oculta) não é o mesmo de cinco anos atrás. Por analogia pura e simples, também não será o mesmo daqui a cinco anos. A bem da verdade, apesar da difícil transição entre a “fase romântica” e a “fase comercial” deste movimento, desde que comecei a brincar eu nunca me vi desistindo disso. Longe de ser um “produto”, o MMM é um prazer, tanto ao escrever aqui quanto ao responder (quando dá) quem chega aqui. Se tiver que defini-lo em uma única palavra, “prazer” é a resposta.

Mesmo assim, faço aqui uma “proposta de aniversário” a quem se interessar num exercício de futurologia despretensioso. Independente da sua essência ou dos seus objetivos, como você vê seu blog daqui a cinco anos?

Desde aquele tempo (papo de gente velha), reverberam as palavras do Hernani Dimantas, relacionando blogs a conversas envolvendo micromercados. Vozes que não necessariamente precisam viver por um longo período. Trocando em miúdos: o fim é o destino natural para a maioria dos blogs. Talvez por isso, muita gente responderia a pergunta acima com a palavrinha “extinto” (a maioria certamente dirá “não faço a menor idéia, e talvez seja melhor assim”).

Vou imaginar, no entanto, que eu permaneça em totais condições para blogar com prazer. Os motivos permanecerão os mesmos, e os assuntos vão seguir o mesmo critério de sempre: uma extensão dos meus pensamentos (o que significa: igual, mas mais maduro, por isso diferente… Entendeu?). Assim, o que vai mudar é o cenário onde este blog estará presente. E é aí que as idéias ficam nebulosamente divertidas…

Em cinco anos, a Polishop vai entupir o mercado brasileiro com o Encore Mobilis; paralelamente, importadores e sacoleiros trarão lotes de UMPC a preços acessíveis. A popularização da banda larga e de produtos wireless vai repercutir num número maior de hotspots gratuitos. Paralelamente, operadoras de telefonia celular vão propagandear todas as vantagens do WGSM, nova tecnologia que está prestes a ser implementada, permitindo alta velocidade de transmissão de dados. Os atuais smartphones serão ainda mais turbinados.

Assim, não vai fazer sentido pensar em trinta, quarenta milhões de usuários conectados. Serão mais de cem milhões. Bem mais. Assim como nos dias de hoje, pessoas estarão num pé de evolução tecnológica, experimentando o que está na crista da onda (busca semântica, web 4.0 ou qualquer produto batuta inexistente agora, mas popularíssimo no futuro). Gerações 100% conectadas e colaborativas estarão borbulhando. Paralelamente, Dona Marocas, 45 anos, que passou sua vida inteira “consumindo informação”, vai descobrir pela primeira vez como é divertido participar. E esse abismo educacional, doença crônica de nosso país a cinco séculos, não vai mudar em cinco anos (espero errar aqui).

É nesse ambiente, onde a TV digital vai perder espaço com a IPTV (já que não permitirá gravações nem experimentará seu pleno potencial de interatividade) que os blogs pessoais, turbinadíssimos (certamente algo parecido com os perfis do Facebook, enriquecidos com drops de mobilidade a la Twitter) vão conviver com toda sorte de modelos bem-sucedidos de negócio: inúmeros portais profissionais como o Interney Blogs; cooperativas em torno de um agregador como o Secundum; grandes hubs colaborativos filtrados por profissionais de comunicação e mediados pela própria comunidade… Acho que vai ser divertido, hein?

Enfim, não quero esgotar as possibilidades aqui. Por isso, convido a qualquer um que esteja afim de escrever sobre “como será o seu blog daqui a cinco anos”. Não precisa se preocupar em acedrtar ou errar o alvo. Como todo chute ou palpite, nossa maior chance é a de erro. Lembre-se que, nos anos 60, um cururu da IBM viu o primeiro computador e disse: “pra quê alguém vai querer um desses?”.

Como em todo meme/corrente/tag/oréver que se preze, supõe-se cinco blogueiros convidados. Ninguém é obrigado a passar a brincadeira para frente, muito menos aceitar. De qualquer maneira, adoraria ler as respostas da Carla Regina (talvez a mais indicada para desenvolver aquela idéia do “extinto”); do J. Noronha (que, em 2012 será ainda mais rico); do Alexandre Fugita (provavelmente ele terá um cenário tecnológico melhor elaborado); do cumpadi Ian (que além de empreendedor e visionário, adora um meme!) e, finalmente, do MarcosVP, que assim como eu, comemora cinco anos de blog nesta terça (vão lá dar parabéns a ele!).

André Marmota adora usar a função “rand” do PHP, combinada com um array repleto de frases diferentes. Paaaaarabéns! Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (13)

  1. Opa, então vão os parabéns antecipados. Tuas teorias sobre blogs são muito interessantes. Bem q vc poderia estar naquele tal debate do Estadão, não é mesmo?

    Quanto a 2012, sem a mínima idéia do que pode ser. Talvez o blog seja bem mais manipulável pelo controle do que hoje é, e para escrever precisaremos antes mostrar a “carteira de identidade”; do mesmo modo, as tais monetizações serão mais acentuadas, os probloggers se multipicarão, e coisas afins. Espero nisso tudo, como um blogueiro anônimo e pensando em Hakim Bey, que se preservem algumas das várias virtualidades do hipertexto (não apenas a acessibilidade, bte ‘monetizável’) (rsss)

    abração,

  2. Puxa, Marmota, eu sempre me enrolo em coincidências com vc – vide aquele texto do dia da Marmota. Eis que hj, dia do aniversário do seu blog, eu publiquei aquela entrevista-piloto sobre viagens com vc. Agora vou lá fazer o update pra te desejar: “Feliz blog de novo!” :D

    Parabéns pelos 5 anos!

  3. Parabéns pelos cinco anos e, já que você está na Holanda, não deixa de comemorar com aquele bolo esperto, hehe… Mas não esquece que é uma fatia para dois, senão são 24h “acordado”.

    Já estou pensando na continuação, bem interessante fazer um futurismo de 5 anos.

  4. Em 2012 certamente não meu blog já terá morrido, e não faço a menor idéia de onde estarei. Espero que morando no Rio, hehehe.

    E aproveite Amsterdã! Aliás, sempre tive muita curiosidade de conhecer essas bandas. É mesmo uma cidade fascinante como dizem?

  5. Marmota,

    Parabéns pelos 5 anos! legal, hehe!

    Acho que vc deu um belo toque de futurologia neste post. Falou de web 4.0 (acho que vc acaba de cunhar o termo…), super redes de blogs e smartphones (não redes de smartphones, mas super smartphones), Encore Uaifi via Paraguai, etc, etc…

    Não vou prometer escrever algo pq já fiz essa promessa antes e não cumpri (vc sabe do que estou falando, hehe!).

    Abraços!

  6. Gente… o ômi é viciado mesmo em blog… (como se eu não fosse nem um pouco, né? hehehe) em plena Amsterdã e o cara, ao invés de ir num barzinho típico onde não se bebe nada, mas se faz outra coisa, ele vai postar no “brógui”! :D
    Então… PARABÉNS PELOS 05 ANOS!
    (O Mineiras fez 03 em Agosto e eu nem comemorei… Aff…)
    Beijos

  7. Curti a idéia de ver o Marmota Jr. blogando daqui uns anos hahaha

    Mas não compartilho de visão tão otimista. Achou que sou um pouco mais cético, como Noronha.

    Acho que a Dona Marocas vai continuar sua vida sem grandes mudanças. Talvez ela aprenda a jogar tranca até lá.

    Abraço

  8. Meu futuro é miguxo!!!Em qualquer dicionário da língua portuguesa que você tiver, haverá a definição para uma palavra que eu adoro: autofagia.
    Os blogs são sistemas autofágicos por natureza. Excluindo-se algum hype de vez em quando, só são lidos por outras pessoas…

  9. Meme – Como será o meu/seu blogue em 2012?O fio da Meada
    O Meme começou com o Marmota, em comemoração aos 5 anos do seu blogue… [o Sérgio Blog também já chegou aos 5 aninhos de idade e já está na versão 2.4 :-)] …Lá, o André destila um pouco do seu otimismo sobre a cena da blogosfera em …

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*