Para ajudar visitantes do Google

Não fique impressionado se eu te contar que este blog recebe umas 500 visitas por dia. Aproximadamente 70%, 80% deles, caem aqui de pára-quedas, graças ao poderoso oráculo Google. Tudo isso por sua culpa, amigo visitante de sempre, que colocou um link meu em sua página e a transformou em uma das mais relevantes do buscador – muitíssimo obrigado!

Infelizmente, boa parte dessa trupe não encontra exatamente aquilo que procurou – afinal de contas, isso aqui está longe de ser um site segmentado. Buscas complexas “emendam” posts através das palavras-chave, frustrando o pobre coitado.

Existem algumas maneiras de lidar com essa turma. Por exemplo: este cidadão criou um post-desabafo, explicando que não se interessa por essa gente que aparece do nada, em busca de sei lá o quê, sem aproveitar o conteúdo como gostaria. E redirecionou todas as buscas Google para essa página. Pelo que eu entendi, a experiência não durou muito tempo.

Por aqui, decidi fazer algo diferente. Toda vez que algum perdido vier ao MMM pelo buscador, vai encontrar a seguinte mensagem:

A brincadeira torna-se possível graças a uma pequena adaptação ao plugin Google Hilite, embutido no pacote do WordPress mas disponível também aqui. A proposta, além de ser simpático, é avisar o internauta, ainda que indiretamente, que existe alguma chance de sua busca dar errado. E se ele experimentar o formulário de busca Google disponível aqui mesmo para refazer sua pesquisa, pode acabar testando mais este esquema de publicidade dos caras.

Quer ver como funciona? Clique aqui para reencontrar o link do texto que fiz no dia 8 de março do ano passado, aproveitando o gancho do Dia Internacional da Mulher. Clicando no primeiro resultado, caindo aqui novamente e encontrando a mensagenzinha!

Se não podemos vencê-los, juntemo-nos a eles, não?

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Faça fazendo. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (7)

  1. os visitantes vindos do google são uma realidade em quase todos os blogs. embora muitos caiam de paraquedas, outros acabam gostando e retornando. tem um visitante que achou meu blog através de uma pesquisa sobre a banda de rock Made in Brazil. ele chegou a mim através de um post que fiz a mais de um ano, acabou gostando e ficou.

  2. Acabei caindo nessa do google e vim parar aq estava atrás de notícias do meu time o Inter e axei um simpatizante hehe. Abraços e ganho mais um visitante assiduo.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*