Os cinco melhores comerciais sobre Copa

Não adianta fugir: o clima de Copa do Mundo já invadiu sua vida. E a medida em que a estréia se aproxima, a coisa fica ainda maior: não vai demorar para a sua rua ser enfeitada por bandeirinhas e pinturas na rua. Como a coisa é inevitável, só nos resta relaxar e aproveitar. Especialmente diante da TV, já que mesmo o produto mais mequetrefe aproveita a onda para associar sua marca ao Mundial de futebol.

Mas entre as propagandas alusivas à Copa do Mundo, algumas realmente são muito bacanas, a ponto de você parar o que está fazendo para assistir. E antes que a mídia espalhe mais filmes verdes e amarelos, segue minha lista de favoritos entre os que já foram ou que estão sendo veiculados.

#5Torcida McDonalds: Esse não é dos mais imperdíveis, mas é extremamente bem feito. E segue uma fórmula que funciona bem: usa crianças. Uma musiquinha imponente ao fundo e moleques jogando futebol no campo e torcendo nas arquibancadas, pregando a paz entre os povos. A bem da verdade, a torcida mirim do McDonalds ocupa o lugar que poderia ser da Coca Cola…

#4Olé Brasil Brahma: … Claro, isso se a marca de refrigerante tivesse feito algo como em 2002, quando Toni Garrido gravou “em todo lugar, pelas ruas do país… é a torcida do Brasil, futebol e paixão…”. Não. Resolveram escalar coisas surreais como ferraduras vestindo cuecas da sorte. Bah. Assim, quem ocupou o imaginário do povão com a “musiquinha da Copa” foi a ex-tartaruga-né Brahma. Não tem quem não cante ao menos o primeiro verso: “uma estrela me chamou…”.

#3Trave Skol: Mais uma de cerveja, explorando a rivalidade Brasil x Argentina, potencial semifinal da Copa. Alias, se o Brasil jogar como na propaganda, deixando nuestros hermanos na cara do gol seis vezes em 20 segundos, estamos roubados. Mas a trave móvel que chuta o adversário no final é uma bela sacada.

#2Maradona Antarctica: Não a toa essa foi uma das mais lembradas e comentadas nas ultimas semanas. Primeiro aparece Ronaldo Fenômeno. Depois Kaká (usando um uniforme sem o logo da Nike) e, de repente, Don Diego e “o sol da liberdade em raios fúlgidos” em portunhol, depois de ter tomado “mucho guaraná”. Não cheguei a ver, mas existe uma versão “tive um pesadelo” usada pela Oi, com Ronaldinho Gaúcho sendo ovacionado em espanhol.

#1Jose +10 Adidas: A melhor delas, sem sombra de dúvidas – no mesmo nível do Joga Bonito da Nike. Dois chicanos, Jose e Pedro, vão bater bola num campinho. Vem o tradicional par ou ímpar pré-escolhas de times. De repente, o improvável: os moleques chamam por Kahn, Riquelme, Cisse, Kaká (dessa vez usando o uniforme do seu patrocinador)… Até Beckenbauer e Platini aparecem para completar os escreetes comandados pelos dois. Espetacular.

Pelo menos o da Adidas e o do Maradona podem ser vistos no You Tube – vale ainda uma especulada por comerciais relacionados à Copa em outros países.

Atualizado: A Claudia Andrade fez uma reportagem especial sobre publicidade e copas do mundo. Aliás, não há reportagem especial que o UOL não tenha feito ainda.

Comentários em blogs: ainda existem? (18)

  1. André;

    Desviando um pouco da mídia televisiva, uma BELA propaganda da Copa (uma das mais bem sacadas e emocionantes que eu já ouvi) pode ser ouvida na Radio Bandeirantes: eles fizeram uma montagem de narração de lançes e gols da seleção em cima da música “Don’t Stop Me Now” do Queen…

    Simplesmente empolgante!

    Um abraço!!

  2. Caro marmota, na campanha numero 4, da Brhama, acredito que a “Ferradura vestindo cueca da sorte”, seja da peça da Coca-cola, onde “Tudo e Todos torcendo pelo Brasil” é o slogan. A campanha da Brhama tem o Zeca pagadinho, A loirinha boazuda de uma grupo de axé e e outros. um grande abraço e obrigado pelas leituras q me proporciona todas os dias!
    []CAVACA

  3. Amo a propaganda da Adidas! É muito boa. Adoro quando ele chama o Beckenbauer e aparece “aquele” Beckenbauer de antigamente. Lindo trabalho.

  4. A mãe do José chamando ele, na segunda parte do comercial, deu uma nostalgia de quando minha mãe atrapalhava as jogadas de “craque” para que eu fosse almoçar. Sem dúvida, um dos melhores já feitos!

  5. Gostei da seleção, mas trocaria a propaganda da Brahma pela da Nike (em que o Kaká aparece no final na comemoração do gol).

  6. Bah, a Copa nem começou e eu já não aguento mais as propagandas com esse tema. QUando se trata de produtos ligados a futebol ainda vá lá… Mas usar o mote da Copa pra anunciar promoção de supermercado ou de móveis é dose!

  7. kkkk…

    Eu tenho o video de uma chamada da Globo da Copa 86 (vinte anos atrás!), depois vou colocar no meu site. Oferecimento: Philips, Vitasay, Caixa Econômica Federal, Hollywood e Brahma Chopp.

  8. A nº4 é da Coca sim.
    Aliás, não é uma peça única, e sim uma campanha completa com base na Copa.

    As 4 primeiras propagandas que você escolheu realmente são muito boas. A 5ª é bem meia-boca. Tão fraquinha quanto àquela do Ronaldinho correndo atrás do desodorante.
    Ainda prefiro a da Nike “Joga Bonito” com imagens do Ronaldinho criança arrebentando nas quadras indoor.

  9. Amigo, vc tem pra download o comercial todos juntos da coca-cola copa 2006. só o audio tá otimo ou o nome de quem canta. abraços !!

  10. Também gostaria muito de poder fazer o download do vídeo da Coca-Cola para a copa… o comercial Todos Juntos… estou procurando bastante e só acho a versão argentina… obrigado…

  11. Gostaria de saber o nome da música tema da copa de 2006 da propaganda da Nike – Joga bonito – para puxar pro meu iPod, a música é demais, por favor se alguém souber mandar no meu email.
    Obrigada!

  12. achei muito legal a propaganda que o ronaldinho fica batendo embaichadinhas embaixo da ponte e tambem o que o thierri henry joga futebol uma quadra com uns caras bom de bola pra caramba

    valeu ate a proxima galera!!!
    fui!!!!!!!!!!!

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*