Que no último século, enquanto a população brasileira multiplicou por dez, nossa renda aumentou cem vezes? E que essa riqueza, no entanto, está cada vez mais concentrada? E apesar do crescimento das cidades, a educação melhorou? Sabia que o número de católicos no país diminuiu, em compensação a inflação acumulada em um século chegou a um quintilhão por cento? E que, enquanto famílias melhoram de vida, as pessoas morrem mais do coração e nos assaltos? Sabia que o Brasil teve dez moedas diferentes em cem anos e nenhuma delas foi capaz de bancar a dívida externa? E que, no terreno da mídia, existe um divisor de águas – antes e depois da televisão?
Estas e outras curiosíssimas estatísticas, exploradas nesta sequência de matérias do Estadão e em outros jornais do país, fazem parte da publicação lançada nesta segunda-feira pelo IBGE, o instituto brasileiro de geografia e estatística. Com a ajuda de alguns pesquisadores convidados, o órgão federal lançou, em livro e CD-ROM, uma publicação contendo uma série de estatísticas brasileiras no Século XX.
São 543 páginas e 16.500 arquivos, repletos de dados coletados ao longo do século e que permitem conclusões em diversas áreas – sociais, econômicas, culturais e geográficas! Quem se interessou pelo tema e quiser ir além das matérias dos jornais, o site do IBGE disponibiliza algumas tabelas e análises. Por ali também dá para comprar o seu volume: “apenas” 140 paus…