Você sabia…

Que no último século, enquanto a população brasileira multiplicou por dez, nossa renda aumentou cem vezes? E que essa riqueza, no entanto, está cada vez mais concentrada? E apesar do crescimento das cidades, a educação melhorou? Sabia que o número de católicos no país diminuiu, em compensação a inflação acumulada em um século chegou a um quintilhão por cento? E que, enquanto famílias melhoram de vida, as pessoas morrem mais do coração e nos assaltos? Sabia que o Brasil teve dez moedas diferentes em cem anos e nenhuma delas foi capaz de bancar a dívida externa? E que, no terreno da mídia, existe um divisor de águas – antes e depois da televisão?

Estas e outras curiosíssimas estatísticas, exploradas nesta sequência de matérias do Estadão e em outros jornais do país, fazem parte da publicação lançada nesta segunda-feira pelo IBGE, o instituto brasileiro de geografia e estatística. Com a ajuda de alguns pesquisadores convidados, o órgão federal lançou, em livro e CD-ROM, uma publicação contendo uma série de estatísticas brasileiras no Século XX.

São 543 páginas e 16.500 arquivos, repletos de dados coletados ao longo do século e que permitem conclusões em diversas áreas – sociais, econômicas, culturais e geográficas! Quem se interessou pelo tema e quiser ir além das matérias dos jornais, o site do IBGE disponibiliza algumas tabelas e análises. Por ali também dá para comprar o seu volume: “apenas” 140 paus…

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*