Você consegue administrar seu tempo?

Temos autonomia para controlar tanta coisa… Como seria bom se pudéssemos controlar também o nosso tempo. Interromper o tic tac do relógio que move o mundo em um apertar de botão. Daria tempo de resolver todas as tarefas pendentes antes das férias. Melhor ainda: seria possível ter férias toda semana.

Mas se há uma coisa que a natureza não deixa escapar é justamente essa: todos nós recebemos exatamente os mesmos sessenta segundos por minuto, sem apelação. E não há mágica que faça este exato segundo, desperdiçado por você diante dessas palavras, voltar para lhe ajudar em algo que realmente importa. E quando isso acontece, normalmente pipocam dúvidas em nossa mente: será que é mesmo possível administrar nosso tempo de maneira inteligente?

Marmota Pergunta fez esta pergunta aos seus visitantes durante um mês. O equilíbrio foi grande entre os 51 participantes: uma parcela consegue tempo para tudo plenamente (31,4%) ou o faz as custas de muito trabalho (21,6%). Outra não consegue, mas se esforça para chegar lá (também 31,4%). Por fim, ainda existem aqueles que simplesmente jogaram a toalha e consideraram impossível administrar as 24 horas do dia (15,7%).

Particularmente, tenho muitas dificuldades em organizar minha vida. A resposta é simpes: planejar a vida não significa dividir o dia para cada tarefa, mas sim saber escolher as prioridades. Até porque, jamais teremos tempo pra fazer tudo que gostaríamos: o segredo é saber escolher, e dizer “não” sempre que possível.

É preciso focar em objetivos palpáveis, traçar metas. E para isso funcionar bem, não basta deixar de ser “escravo do relógio” – coisa que, por exemplo, nunca fui. A mudança de hábitos e de valores pessoais deve ser maior, exige autoconhecimento e determinação.

Em resumo: o negócio é seguir de acordo com o ideário da propaganda de cartão de crédito: aproveitar cada minuto como se fosse o último, afinal de contas, a vida é agora.

Em tempo, como é difícil pegar no sono uma noite antes de viajar.

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Marmota pergunta. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (2)

  1. Tipo Lya Luft: não é preciso consenso, nem arte, nem beleza ou idade: a vida é sempre dentro e agora. A vida pode florescer numa existência inteira. Mas tem de ser buscada, tem de ser conquistada, dia a dia.”
    Palmas para nós todos! 🙂

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*