Criados na Grécia Antiga e recriados em 1896 pelo parisiense Pierre de Coubertin, os Jogos Olímpicos tinham como principal objetivo promover a paz entre as nações, através do esporte e suas disputas leais e competitivas. Nos últimos 100 anos, nossa sociedade capitalista impôs algumas transformações no evento, transformando-o em algo que envolve muito mais do que um simples “o importante é competir”.
Mas enfim. Nos últimos anos, o Brasil tentou por algumas vezes receber as Olimpíadas em suas terras. Graças a nossa imagem lá fora e a nossa conhecida infra-estrutura, nenhuma delas deu certo. a primeira, até onde a minha memória alcança, foi o “Brasília 2000”. Um fiasco sem muito barulho, se compararmos com o “Rio 2004” – esse a maioria dos visitantes deve lembrar.
De tanto levar lambada, os candidatos a essa difícil missão de organizar o mega-evento começaram a se preparar para tal. Já conseguiram trazer os Jogos Pan-americanos para a Cidade Maravilhosa – estes devidamente marcados entre os dias 14 e 29 de julho de 2007. Agora chegou a vez de São Paulo tentar a façanha. Desde a última segunda-feira, está valendo oficialmente a campanha “São Paulo 2012”.
Nesse dia, a Prefeitura e o Comitê Olímpico Brasileiro, além de outros representantes oficiais, participaram de um evento, cujo ponto alto foi a entrega de um documento, com 600 páginas, explicando tudo que deve ser feito na cidade para que os Jogos aconteçam. Resumidamente: esse antigo sonho paulistano custa US$ 10 bilhões.
Além de concorrer com o Rio de Janeiro – que insiste mais uma vez, São Paulo terá alguns obstáculos para chegar lá. Cidades como Paris, Nova York e Madrid também estão concorrendo. Além disso, o grande desafio será provar ao mundo que o Brasil tem condições de realizar um evento desse porte, dando um jeito na tal imagem negativa. De repente…
Sei, sei…E tem gente que quer votar nessa criatura de novo…
Acho que a única cidade brasileira que reúne condições para uma olimpíada é Curitiba. São Paulo tem boa infra-estrutura, mas o trânsito é um grande complicador, e creio que não haveria espaço na capital para a construção de uma vila olímpica. Brasília tem espaço, mas a infra-estrutura da capital federal ainda está bem aquém de um evento desse porte. E o Rio não tem condições de segurança nenhuma para uma olimpíada, apesar de alguns cariocas acharem que tem.