Quantas vezes, só nos últimos meses, você encontrou uma crítica de cinema com a sensacional expressão “o filme mais esperado do ano”? Existem pelo menos uns cinco ou seis títulos que podem ser considerados, digamos assim, “imperdíveis” para a maioria – evidentemente, esse número muda de acordo com o interesse na sétima arte.
Nos últimos dias, o MMM perguntou aos seus doze visitantes diários qual dentre as sugestões apresentadas pode ser considerada a tal “película mais esperada”. Dois títulos abocanharam, juntos, quase a metade dos 170 votos da enquete e podem ser considerados os tais imperdíveis – ao menos no universo de visitantes deste espaço. Vamos aos resultados, em ordem crescente:
A Scanner Darkly – 1,2%: O filme, que deve entrar em cartaz ainda esse ano no Brasil (“O Homem Duplo”) traz Keanu Reeves no papel principal. Baseado no romance homônimo de Philip K. Dick, o filme se passa em um EUA controlado pelo narcotráfico, onde Reeves, que interpreta o policial Fred, tem sua personalidade dividida, efeito colateral de uma droga popular nesse cenário. A história fica boa quando Fred é convocado para caçar a si mesmo… Parece bom.
O Diabo Veste Prada – 2,9%: “Ai, coloca esse! Coloca, vai!”. Assim uma amiga me convenceu a acrescentar essa opção na enquete, já imaginando que ela (além de uns três ou quatro) votariam. Mas o filme parece engraçadinho, e está quase em cartaz por aqui. É a história de uma mocinha bonitinha e jornalista (coisa que só existe na ficção), que se muda para Nova York e acaba numa revista de moda capitaneada pela Meryl Streep. Dizem que a Gisele Bündchen aparece. Baseado no livro de Lauren Weisberger.
Carros – 8,2%: Desenhos da Pixar são geniais, profundos, abarrotados de ótimos personagens, excelentes para a família toda e, acima de tudo, perfeitos tecnicamente. Pessoalmente, quando vi “Os Incríveis”, a sensação de que a Pixar é fodônica foi bem maior do que em relação a Carros. Enfim, como eu vi ao lado dos meus primos de 12 e 15 anos e eles curtiram, beleza. No desenho, Relâmpago McQueen é um carrinho de corrida muito metido a besta, que se perde no meio da Rota 66 e conhece uma turma que vai mudar a sua vida. Moral da história: não importa o destino, mas sim a viagem.
Ferris Bueller?s Day Off 2 – 9,4%: Imagine a história de Curtindo a Vida Adoidado, clássico da Sessão da Tarde, contada exatos vinte anos depois. Ferris Bueller, principal personagem da história cinematográfica de Matthew Broderick, estaria casado e trabalhando em Nova York, mas de saco cheio. Até que ele se dá conta novamente: “a vida passa muito rápido, se não olharmos em volta e observarmos, poderemos perdê-la”, como nos tempos de colégio. Nosso querido Ian imaginou como seria a seqüência e dedicou um belo espaço à idéia. Pena que esteja apenas na imaginação.
Piratas do Caribe 2 – 16,5%: Confesso que eu imaginava mais votos pra esse aqui. Provavelmente quem assistiu ao segundo episódio da saga de Jack Johnny Depp Sparrow ficou se perguntando: “puxa vida, mas acaba assim?”. Acaba, afinal de contas, o segundo e o terceiro filmes foram gravados em uma tacada só, como foi De Volta Para o Futuro no final dos anos 80. Enfim, a besta quadrada aqui não esperou os dez minutos de créditos finais e, portanto, não viu a cena bacana que deixa todo mundo entusiasmado para o próximo longa da série.
X-Men 3 – 17,1%: Nosso terceiro colocado é da série “como não lembro dos dois primeiros nem lia o gibi, não tive vontade de ver”. Mas as lojas começam a receber o DVD do confronto final essa semana. No fim da história, Professor Xavier e Magneto polarizam a grande batalha épica e, ao mesmo tempo, os mutantes têm a chance de voltarem ao normal graças a uma cura ou permanecerem com poderes extraordinários, mas alienados do mundo. Quem assistiu não gostou da maçaroca de personagens, mas curtiu.
Superman Returns – 21,2%: Esse eu consegui ver aos 49 do segundo tempo como “Superman Regresa”: versão original com legendas em espanhol no cine Electric Lavalle. O lugar é histórico: salas do tempo do Maradona magro, com chão de tábua pouco firme e poltronas de madeira que possuem até almofada no assento. Mas o esquema vale a pena: dois filmes a sete pesos (uns cinco reais) – a sessão dupla era Superman e outro de terror, que não fiquei pra assistir. Ah, sim, eu gostei do filme e assino embaixo do que o Inagaki escreveu – aliás, ele encerra com os três filmes mais esperados do ano. Para ele, claro.
O Código Da Vinci – 23,5%: Aqui está o mais votado, o campeão, o filme mais esperado do ano… Enfim, o blockbuster inspirado no best-seller de Dan Brown já rendeu um post só para ele. Mas convém lembrar a história: Forrest Gump e Amelie Poulain se enrolam em uma trama do barulho. Jesus supostamente era um cara como eu e você, supostamente casado com Maria Madalena, supostamente teve filhos, o fato é supostamente criptografado por Da Vinci em suas obras, preservado pelo suposto Priorado de Sião. A Opus Dei supostamente pretende acabar com isso e manter seu poder. No fim, Gandalf se dá mal e o assistente do Inspetor Clouseau se dá bem.
Agradecendo mais uma vez a todos, deixando o convite para votar na, como já foi chamada, “pior enquete deste blog em todos os tempos”. Mas antes de terminar, um adendo: o personagem principal do filme “Meu Encontro com Drew Barrymore”, que estréia nesta sexta, se parece com o Edney. Aliás, em linguagem matemática, podemos dizer que esse é um filme 1/X, onde X é “o mais esperado do ano”.
Acabei de rever o Código Da Vince em um VCD bem porco que meu irmão comprou nas bancas de camelô e me surpreendi novamente de como o filme é ruim.O pior que o livro é até bacaninha. Na lista da enquete, até agora, os melhores foram Suerman e Piratas do Caribe. Mas, não assisti a todos ainda.
quer dizer que mocinha bonitinha e jornalista só existe na ficção? Hunf!
André, mas a cena final de Piratas 2 não é assim tão importante… Ou é?… Enfim, eu não vi importância. Mas que é engraçadinha, é!
Quanto ao DaVinci, eu não curti… Enfim, faltou aí nesta lista os filmes sobre o 11/9. Dizem que esse “vôo united 93” é muito bom…
Um abraço!
Vocês estão tendo a noção da palhaçada que está acontecendo? Todo mundo sempre assitiu De volta para o Futuro da televisão, sempre acostumando com certas vozes dos personagem. Agora que sai um DVD fizeram a cagada de trocar as vozes. Ficou tão ridiculo que nem dá assitir. Não é a mesma coisa, entendem? Agora a rede record que passar também, só que também é aquela porcaria. Você não tem para onde correr. O único lugar que daria para assitir De volta para o futuro descentemente seria na Globo, mas infelizmente eles pararam com esse filme faz muito tempo. Só para se ter uma idéia, fazem 7 anos que não passa o 2º e o 3º. Eu suplico para que todo mundo que gosta desse filme que entre no site da Globo e mande um e-mail para eles pedindo para esse filme passar. Por favor.