Parceria com o meu blog? Não, obrigado.

Fazia muito tempo que não chegava algo como “uia, que maneiro, bota o meu link aí?”. Imaginava que, com o passar do tempo, as pessoas percebessem como é que as relações entre blogs se estabelecem.

Descobri que não é bem assim. A mensagem impessoal que recebi abaixo poderia ser de três, quatro anos atrás.

Olá, tudo bem?

Gostaria de saber se existe a possibilidade de relacionar o link do meu blog (http://meublogpontocom.com) juntamente com o seu (http://umsitequalquer.com), estou iniciando o processo de parcerias e ainda os acessos tem muito o que melhorar, mas certamente estou conseguindo vários parceiros ainda teremos muitos acessos! E estarei relacionando seu excelente e criativo blog.

Por favor, entre em contato, creio que essa parceria é ótima para ambos os lados e iremos prosperar cada vez mais em nossos blogs.

Aguardo seu contato, e desculpe o incômodo.

Infelizmente não consigo ser um sujeito estúpido ou mal-educado. O máximo de grosseria que consegui redigir foi:

Tudo bem, meu chapa?

Não entendi seu e-mail. Você fala em relacionar o link do seu blog (http://meublogpontocom.com) juntamente com o meu (http://umsietqualquer.com), e manda dois endereços (nenhum deles é o meu, então não sei qual é o seu). E você fala em "início de processo de parcerias"?

Bom, deixa eu dizer porque eu não entendi. A palavra "parceria" normalmente diz respeito a um acordo comercial, a uma troca. Assim: eu te dou uma coisa e você outra. Nós dois ganhamos com essa relação. E eu não tenho nada pra te oferecer, porque meu site é simplesmente um blog.

E num blog você não tem relações de "parceria". São relações sociais. Você se aproxima de autores de blogs, troca idéias comuns, estabelece contato com pessoas que pensam como você e forma microcomunidades. E isso acontece com naturalidade: você visita um blog, comenta, pergunta alguma coisa pro autor, vai conversando... E assim todos se aproximam.

Se existe alguma relação comercial com blogs (e existem mesmo) é entre autores e outras "entidades", como Google AdSense, Mercado Livre, Submarino, Buscapé, enfim. Estes sim são parceiros. Mas eles não contribuem em nada com o volume de acessos. Aliás, eu até posso colocar um link perdido em algum lugar do meu template, mas eu garanto a você: isso não vai refrescar nada. Para conseguir acessos interessantes, você vai ter que estabeler relações sociais.

Acredite em mim: a maioria das pessoas que ainda mantém um blog não vê outros blogs como parceiros, mas sim como pessoas. Enxergue dessa forma e você vai descobrir como prosperar.

Boa sorte!

Pior que o blog do cara é até bacaninha… Mas enfim, ele não precisa de pessoas como eu: ele quer parceiros.

(Postado em 02/06/2006, e ainda é extremamente atual. Estes dois links do Edney deixa esse ponto de vista bem claro.)

André Marmota dialoga muito com o passado, cria futuros inverossímeis e, atrapalhado, deixa passar algumas sutilezas do presente. Quer saber mais?

Leia outros posts em Alô Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (28)

  1. E essa foi mais uma do momento: “melhor ficar calado e parecer estúpido do que abrir a boca e acabar com a dúvida…”
    Sem comentários… eu hem?

    Beijo grande da
    Carol

  2. Acho que o pior que aconteceu comigo por causa de blog foi eu ter falado minha idade para uma lindinha que “xó xabe iscrevê axim” e ela achar que sou muito velha para blogar… Precisa ver a indignação da beldade! Pois é… Fiquei tão irritada. Ela ficou tão perto de levar uma voadora da tia aqui… Beijossssss…

  3. Tive um blog durante 4 anos e esse tipo de coisa me deixava muito, mas muito puto. A síntese da msg do cara é: Vaidade! Lembro-me que procurava deixar o blog sempre atualizado, interessante o suficiente para ingressar na lista do “destaques” do BLIG (blog do IG), pois esse era o um dos meus objetivos… Confesso, a vaidade havia me contaminado, rs. Todavia, os meios que utilizei p/ entrar na “lista” restringia-se a melhoria do proprio site, não envolvia a captação de fãs, rs. Enfim, o e-mail do sujeito, na minha opinião, é deprimente e revoltante. (Ah! Gostei do seu blog “meu chapa”, hahahaha [Eu leio sempre, mas tenho preguiça de comentar… Qdo comento me dá uma vontade de “fundar” o meu “empreendimento” novamente…)

  4. esse é o tipo de coisa que acontece com muita gente quando inicia um blog. para falar a verdade a minha lista de links é mais para mim do que para os outros. assim não preciso ter um monte de endereços na pasta de favoritos e nem me lembrar de todos.

  5. Entendi a idéia do cara. Mas, assim como você, não co-operaria nesta situação. A essência do interesse dele não era você ou suas idéias. Ele estava olhando só para o próprio umbigo. Sua carta foi dura. Certeira, mas dura. Mas, c’est la vie! Boa semana! (para você e para ele também – por que não?)

  6. O cara era da Amway. Queria formar uma pirâmide para ser o “blogueiro diamante” e liderar a sua própria rede de bloguistas. E faturar mais visitas com isso…tipos, tadinho do cara!´Me dá o endereço do moço que agora fiquei curiosa…

  7. Eu até entendo a idéia do cara. Ele deve ter lido por aí que links para o blog dele resultariam em um melhor rank nos resultados de ferramentas de busca!!! (Será?!) Mas acho que a inclusão de um link para outro blog deve ser espontânea e não por “parceria”. Abraços,
    Rui Nelson
    http://www.uebbemais.com

  8. Uma vez uma moça entrou no meu blog e colocou um comentário genérico. Aí eu combinei (ou conclamei, acho que estava com mania de grandeza naquele dia) com todos os oito visitantes de todo mundo entrar no blog da moça e botar o mesmo comentário, linkando pra qualquer coisa maluca. Foi bacana. A mulher ficou supertriste, perguntando o que ela tinha feito.

  9. Ola marmota! tenho blog desde abril do ano passado e só hoje te descobri…
    sou meio ‘incauta’, pra não dizer “anta” em computação, então, o visual do meu blog é meio simplim, e tento brincar com o espaço colocando minhas doses diárias de marilice de um jeito bacana( modesta a moça…)…
    o curioso é que tenho uns amigos com os quais me encontro sempre aos sabados em uma livraria/cafe, e que minhas filhas apelidaram de ” os marmotas…rsss”
    porque será??
    achei ótima sua colocação com relação a proposta de “parceria” ….

    rejeição total apoiada!
    Qualquer dúvida, ofereço consultoria 0800 pra vc…..ahahaha
    é, vivendo e aprendendo…
    depois te mando umas fotos dos meus marmotas, que na verdade são queridos amigos….
    no mais, gostei, e voltarei…bjos
    marilia

  10. pior que já tive que fazer um post todo só para explicar o que considero um link, devido às propostas de “parceria”.

    Sei não, que linguajar tosco-empresarial é esse, utilizado em blogs?

    Mas é curioso notar como tem toda uma rede de blogs que “comercializam” links, especialmente com links dos maiores comentadores, e coisas do gênero. Poxa, onde é que fica a relação com a pessoa (no seu ponto de vista), ou com a escrita (no meu)?

  11. esse tipo de comentário realmente diminuiu com o passar do tempo, mas ainda é comum. Recebo vários de blogs que dizem lutar por uma boa causa e precisam de divulgação, na maioria das vezes são temas ligados a saúde como doenças específicas. Mas é como muita gente diz, você precisa encontrar o público do seu blog, conhecê-los e participar de discussões.

    Imagina se fossemos ler cada placa que colocam na nossa frente?

  12. O segredo é prosear[…]depois da estafa, noites mal dormidas, treze horas de descanso, uma festa infantil e três minutos de futebol, volto a postar no blog. Com uma boa notícia, diga-se de passagem. O Drops Light me indicou para o meme/prêmio The Power of Schmooze […..

  13. Conheço seu blog desde que iniciei o meu (em 2002), assim como os blogs mais famosos, porém visito pouco. Nem é por nenhum motivo em especial, talves seja pelo que você respondeu: “E isso acontece com naturalidade: você visita um blog, comenta, pergunta alguma coisa pro autor, vai conversando… E assim todos se aproximam.”

    Eu me afinei muito com sua resposta, hoje eu vejo gente fazer blog apenas pensando em ganhar dinheiro, parece que tira todo o sentido.
    Meu blog é pessoal e pouco visitado, mas nem por isso deixo de receber comentários e visitas de spam… triste. Nem respondo mais!!
    Um abraço.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*