Durante as últimas semanas, o globlog MMM perguntou aos seus visitantes o que é ter um blog. Incentivado por alguns, questionado por outros e estudado pelos maiores interessados, como o Raphael Perret, o fenômeno blog se mostrou para a maioria dos nossos visitantes como sendo uma diversão, passatempo, terapia.
Esta foi a opção mais votada, com 41% dos mais de 160 votos obtidos. Outros 28% acham que, o mais importante, é simplesmente escrever o que se tem vontade, de maneira livre e espontânea. Para 13% – voto que certamente inclui o do meu amigo Narazaki, é uma perda de tempo. Aliás, em breve será lançada aqui a campanha “Narazaki, faça um blog”.
O mais curioso: apenas 2% acreditam na idéia de que um blog é sinônimo de sucesso entre os amigos – felizmente o nosso meio parece estar cercado de pessoas inteligentes!
Algumas novidades sobre blogs. Este artigo curioso, en inglês, traz uma série de perfis básicos dos principais tipos de “bloguiados”, todos de uma forma bem estereotipada, beirando o cômico. Independente do seu perfil, um bom blog pode lhe render um dos dois novos prêmios que pintaram por aí: Os Melhores e O prato do Dia.
Este último, mais uma do incansável Daniel Vincent Vega Zíngari (de Mundo Foderoso e Fumar Nunca Mais) resolveu segmentar a premiação por categorias, ao contrário das demais listas. Outra preocupação é fazer com que o selo não caia no ostracismo, como aconteceu com o ibesta, que virou ibesti, que evaporou.
Já o primeiro foi impulsionado por um link na home do Blogger e já conta com mais de 200 inscritos. A primeira lista, divulgada nesta semana, fez justiça a vários blogs ditos tradicionais. Ao mesmo tempo, provocou questionamentos como o do Jeba. Para ele, blog é um diário, deve ser sempre um diário, e quem o descaracteriza com crônicas, críticas, piadas e afins é “sensacionalista”.
A pergunta sobre blogs continua a sua disposição aqui. A partir de hoje, o MMM entra num assunto que pouco domina: música. Participe!