O mistério é saber se vai dar certo…

Já dizia aquele famoso velho deitado: no mundo, nada se cria: tudo se copia. A Globo é uma das empresas que mais levam a sério esta máxima, afinal de contas, tem cacife suficiente para bancar produções no quilate de No Limite, Big Brother e Hipertensão, notadamente conhecidos por reality shows.

Desta vez, a vênus platinada se inspirou em Murder in a Small Town X, da Fox. A versão brasileira ganhou um nome menos complicado: O Jogo. Mas as regras são um pouco mais complexas que seus antecessores realísticos – mesmo com ampla divulgação pela mídia semanas antes da estréia, na noite desta terça-feira.

Pessoalmente, achei que seria uma evolução meia-boca do bom e velho “detetive”, aquela brincadeira na qual seu amiguinho que não sabia piscar o olho detestava toda vez que era o assassino. Mas não é só. O matador existe, mas os participantes se envolvem na trama de maneira intensa, como investigadores profissionais. Os candidatos contracenam com atores nível B, que fazem o papel de suspeitos. Tudo isso na pacata Laguna, rebatizada de Vila Santo Antônio – a cidade nunca viu tanto agito desde o último Carnaval, que aliás, é um dos melhores do Brasil.

Mas voltando. O programa tem o comando de Zeca Camargo, cuja desenvoltura não mudou muito desde os tempos de MTV (se isso é bom ou ruim, avalie você mesmo). Misture as provas do No Limite e a votação do Big Brother, só que com participantes visivelmente mais espertos. No fim, uma pitada de Bruxa de Blair no desfecho de cada episódio, quando um dos competidores é eliminado.

Quem assistiu também deve ter sentido um deja vu por minuto. Mais do que isso: pode ter feito a mesma pergunta feita pela Revista Veja nessa semana: qual será a reação do público diante das novidades sugeridas pelo jogo? Pessoalmente, eu me diverti um bocado. Mas acho que boa parte do público acostumado com o rala-rala do BBB não entendeu bem…

Como diria Dona Milú, o mistééério é a repercussão do programa, e não quem matou a família Klein.

Em tempo:

– A Globo também quer usar O Jogo para popularizar os blogs, pedindo para os “investigadores virtuais” criarem o seu. Até o apresentador fez um.

– Para saber mais sobre o jogo, visite esta notícia do Portal Terra, dentro daquela seção cujo nome é um paradoxo, já que de exclusivo, pouco tem.

Comentários em blogs: ainda existem? (6)

  1. nao acredito!!ate aqui CAROLZINHA vem! hahahato de face!fala, andrezaooooo!!!!porra, eu ja nao suportei ver mais que 5 minutos!akela velha cena “va votar em quem deve sair” fritou meu escroto.. rssluz e força : )

  2. Sabe que quando vi a propaganda do programa me veio à cabeça: “De novo não…Vida inteligente na TV URGENTE”… Acho que cansei de assistir a esse gênero de programa e não somar nem um pontinho no meu QI.Respeito aos que gostam. Ponto.

  3. Realmente, navegando por aí, ando lendo mais críticas que elogios ao programa. Vamos ver como vai ser daqui pra frente. Se a audiência não subir, certamente será o primeiro e o último…

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*