Malditas formigas!

Elas estão em toda parte, bastam apenas algumas horas circulando pela casa para chegar a essa assustadora conclusão. No armário do banheiro, em cima da pia, na mesa do almoço, no quintal de casa… As formigas estão empesteando todos os cantos da casa, vindas sabe-se lá de onde, apenas para azucrinar a nossa paciência.

Mas afinal, de onde vem esse bicharedo?

Para responder a essa intrigante questão, contei com a ajuda desta matéria da Kátia Deutner, publicada originalmente pela Folha de S. Paulo, em fevereiro deste ano. Coincidentemente, assim como agora, o verão proporciona o clima ideal para as pestinhas, que se adaptaram perfeitamente ao modo de vida urbano.

“É a época em que mais aparecem, pois as altas temperaturas colaboram para a procriação. As formigas tornaram-se agressivas e dominaram o novo ambiente, instalando-se em frestas e conduítes”, conclui a bióloga Ana Eugênia Campos-Farinha, pesquisadora do Instituto Biológico e entrevistada pela repórter.

A reportagem abre com um título, no mínimo, estarrecedor: a cada dez casas paulistanas, nove possuem focos de formigas! Outro detalhe: apenas 30% das moradoras dos formigueiros saem para buscar alimento! Isso quer dizer que, além daquelas que você já pisoteia no dia-a-dia, ainda restam 70% para eliminar!

Mesmo contando com a ajuda de sacolas de compra e vasos de planta para “viajar” até a sua casa, a repórter lembra ainda que os bichos são andarilhos incansáveis. A matéria continua com esta pequena seção de dicas para se livrar dos hóspedes, mas avisa que as principais recomendações estão relacionadas a limpeza e acondicionamento do lixo.

Importante: o uso de inseticidas em spray não é recomendado! Você acaba com a raça de poucas, enquanto as demais fogem com a Rainha e se instalam em outro lugar, infestando ainda mais o ambiente. Aliás, a bióloga acredita que ninguém precisa se transformar em um “formicida”.

Ainda sobre o tema, está circulando pela Net um “método infalível”, que na prática lembra uma cena do filme “Corra que a Polícia Vem Aí”. Peguei a transcrição feita pela Cherie nesta segunda-feira:

“Providencie os seguintes ingredientes: um punhado de sal, uma dose de pinga, uma tampinha de refrigerante, um palito de fósforo e uma pedrinha pequena. Coloque o sal na mesa, perto de algum pote de açúcar. Coloque a tampinha de refrigerante a uma distância de 5cm e preencha-a com a dose de pinga. Coloque o palito de fósforo deitado na mesa a uma distância de 5cm da tampinha. Perto do palito e na direção oposta à tampinha de refrigerante, coloque a pedrinha de maneira que fique perto do palito, mas não encostado. Apague a luz para que as pestinhas apareçam e veja o que acontece: a formiga, achando que é açúcar, vai comer o sal. Vai se engasgar e ficar com sede. Vendo a tampinha de refrigerante cheia de água (pinga), tomará num gole só o que puder. Ficará tonta e embriagada e sairá calambeando até tropeçar no palito, estrategicamente colocado, batendo assim com a cabeça na pedra e morrendo imediatamente”.

Sacaram? Sal, pinga, palito, pedra… Uaca uaca uaaacaaa!!!

Comentários em blogs: ainda existem? (13)

  1. falaaa marmota…Você foi premiado com o meu Award… parabéns…Caso você queira o código do selo basta me mandar um e-mail com o devido requerimento…Abraços RaMP !

  2. carau… lá em casa eu que devo ser o forasteiro tamanha é a quantidade de formigas que rondam por ali… Ate no controle remoto elas se instalaram… talvez nao gostem dos programas que eu assisto… hehehe..abracos do bacteria

  3. Hummm acho que nem assim eu acabo com as formiguinhas (rs). O meu esterismo foi enorme quando voou uma barata voadora 1:00 h pela janela nossa! Nem te conto.Olha pode colocar a imagem da foto do carro tem gente postando e como não houve um regulamento para isso a princípio não poderia mas….´s

  4. Fala Marmota Realmente as formigas são uma praga. basta deixar uma migalha de pão e lá vem aquele batalhão. Agora que os bichos são organizados ah se são!!!Abraço Leo

  5. Olá Marmotinha!Formigas? Tenho trauma. Minha sobrinha teve uma reação alérgica terrível a uma picada de uma dessas minúsculas malditas. Ainda bem q elas não sabem o poder q tem…Beijinhos.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*