Como já disse aqui há algum tempo, o impacto provocado pelo crescimento da Internet transformou relações sociais, derrubou fronteiras e provocou discussões acaloradas sobre o futuro do jornalismo. Dentro desse ambiente, pipocam especialistas, filósofos e até mesmo estudiosos (felizmente) nas listas de discussão. Fora dele, alguns destes desbravadores acumulam suas experiências e tratam de organizar tudo.
Foi o que fez a jornalista e professora Pollyana Ferrari, que colocou suas impressões e estudos – acumulados em 15 anos de trabalho no ramo editorial de informática – no livro Jornalismo Digital, lançado neste último sábado em São Paulo. Logo no primeiro capítulo, a autora conta em linhas gerais a história da Internet e o excesso de informação disponível – verdadeiro desafio para os profissionais que esperam se destacar nesse lugar ainda pouco explorado:
“O que podemos dizer é que sairá vitorioso quem compreender e souber gerir esse processo de mudança, quem for mais inteligente na disseminação de conteúdos informativos e na busca de parcerias para a criação de novas tecnologias e novos produtos. A mídia é nova e está em mutação, por isso o papel do jornalista na Internet é fundamental.”
De acordo com a resenha feita pela Daniela Bertocchi, o livro tem um caráter introdutório – bem ao estilo dos outros títulos já lançados pela Editora Contexto. Este, ao lado de A Arte de Fazer um Jornal Diário e Jornalismo Esportivo, será mais uma publicação para a minha biblioteca. Assim que a conta bancária permitir.
hÁ! Eu e Zé tivemos aula com a Pollyana na PUC!!
Estou mesmo tentado a fazer esse curso…