Inverno: cobertores, lareira e… fondue!

A origem é suíça, e quer dizer “fundido, derretido”. Mas a tradição européia invadiu o inverno brasileiro, tanto que um dos programas mais comuns em Campos do Jordão é o fondue. Carne, queijo, chocolate… Seja em um dos restaurantes da cidade ou em casa. Quem entra em qualquer restaurante ou mercadinho na cidade encontra todos os apetrechos e ingredientes para saborear a iguaria.

Mas nem sempre o fondue foi considerado refinado. Os suíços só perceberam o quanto era bom derreter pedaços de queijo e mergulhar pedaços de pão na panela durante a Segunda Guerra Mundial! Com o tempo, o preço dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyere, a fondizeira (ou “rechaud”), entre outros produtos, tornaram o negócio mais sofisticado.

Apesar disso, vale a pena aproveitar o frio para chamar os amigos e mandar ver no fondue de queijo. Que tal? A receita a seguir dá para quatro pessoas. Você vai precisar de: 1 dente de alho; 300 a 400ml de vinho branco seco; 600 a 800g de queijo Gruyer (para cada 200g de queijo, 100ml de vinho); 3 colheres de sopa de kirsch (aguardente de cereja), 4 colheres de chá de maizena, pimenta e noz moscada à gosto.

Corte o dente de alho ao meio e passe no fundo da panela de fondue. Esquente o vinho em fogo suave. Acrescente o queijo ralado ou laminado, e mexa sem parar até misturar bem. Quando estiver tudo derretido, junte o kirsh com a maisena e mexa mais. Deixe ferver e tempere com pimenta e noz moscada. Sirva em seguida, sirva, sempre fervendo, no rechaud (ou “fondizeira”), acompanhado de cubos de pão italiano.

Ou faça como os protagonistas desta série, que já compraram a mistura pronta… É mais fácil, e o efeito é o mesmo.

Episódios de hoje: O café e Despedida
Últimas horas de viagem. Depois de um merecido descanso, um café da manhã nutritivo e, logo depois, malas prontas para deixarmos a cidade, após um final de semana e tanto.

Mais uma vez, temos dois episódios pelo preço de um: clique com o botão direito do seu mouse e salve primeiro o café, e depois a despedida. Como em todos os outros, você precisa do Windows Media Player para ver.

E está chegando ao fim mais uma série especial no MMM! Aproveite o final de semana para rever todos os episódios, viajando conosco nas fotos da Laura Prado (mais delas aqui), além da trilha sonora oficial da série!

Aqui estão as músicas que compõem os episódios: Renato Russo (Mais uma vez), Matchbox Twenty (Disease), Rolling Stones (Waiting on a friend), Beatles (Eleanor Rigby), Tribalistas (Velha infância), Skank (Dois Rios), Billy Idol (Dancing with myself), Wayne Fontana & the Mindbenders (Game of Love), Cartola (O mundo é um moinho), Louis Armstrong (What a Wonderful World), além dos temas de I Love Lucy e Missão Impossível. Mais uma da Barba Ruiva Records!

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Especiais do MMM. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (1)

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*