Eu acredito em gnomos e Papai Noel

A atual enquete deste site serviu como inspiração para uma pergunta semelhante num dos mais acessados sites de esportes do país. Decidiu misturar assuntos políticos, gnomos e Papai Noel com “novelas” futebolísticas – como a ida de Robinho ao Real Madrid e a compra de Vágner Love pelo Corinthians. Para criar um tom de brincadeira, incorporou uma opção engraçadinha: o título do Atlético na Libertadores nesta quinta.

Há um amplo debate ao criar esse tipo de polêmica, por uma razão muito simples: futebol é imprevisível. Todos sabem que o jogo final vai ser no Morumbi, que vai ter 70 mil torcedores empurrando o São Paulo, um time de sangue frio e absurdamente concentrado para não cometer os erros de 2004… Não importa: por ser uma decisão, as chances do Furacão, mesmo pequenas, existem e não devem ser desprezadas. Pessoalmente, até acharia mais engraçado se o Atlético vencesse logo mais.

Enfim. O site em questão recebeu toda sorte de reclamações. Muitos entenderam que acreditar em Atlético campeão era como acreditar em Papai Noel. E não apenas dos torcedores do Furacão: mesmo quem nada tinha a ver com a história entendeu a pergunta inofensiva como sendo desrespeitosa e muito mal feita. Causou polêmica e, segundo fontes fidedignas, a brincadeira foi usada para estimular os jogadores para a finalíssima do Morumbi.

O episódio define bem esse elemento que só o esporte pode provocar, levando em conta qualquer outra notícia: a paixão. Seja um texto sério ou uma brincadeira como a enquete, nenhum torcedor consegue ficar em cima do muro. É concordar e aplaudir ou repudiar e desejar todo tipo de mazela. Em 2002, quando São Caetano e os paraguaios do Olimpia decidiram a Libertadores, a Folha de S. Paulo tascou a manchete: “a menor final da historia”. E deu um rebu ainda maior…

E esse termômetro absolutamente subjetivo faz com que o cidadão interprete como bem entender: se um site pergunta “em quê você acredita” e disponibiliza as opções “título do Atlético” e “Papai Noel”, quer mesmo dizer que o título é impossível? Eu não acho. E se a opção fosse tão verossímil assim, Papai Noel venceria a tal enquete com 51%? Nosso bom velhinho mostrou, mais uma vez, que não se deve levar a vida tão a sério.

Uma coisa é certa: quem perder, será alvo de todo tipo de chacota nesta sexta – o que é absolutamente natural. Se você for incapaz de tolerar brincadeiras, melhor não torcer pra ninguém. A propósito, chegou a hora: é São Paulo ou Atlético?

Atualizado: Centenas de torcedores fecharam a Avenida Paulista, na frente da Gazeta, pensando em assistir ao jogo e emendar a comemoração. Mas nenhum dos telões da região estão mostrando o jogo – o que é um tremendo absurdo, já que o mundo sabia que os são-paulinos estariam lá.

Resultado: desespero e protesto. Começaram a “explodir” o prédio da Gazeta e os telões da volta usando fogos de artifício. Outros correram atrás de uma TV – a multidão se aglomerou na frente dos bares da Joaquim Eugênio de Lima: Prainha, Café Creme, Asterix e afins. Nenhum deles viu o primeiro gol do São Paulo.

Comentários em blogs: ainda existem? (7)

  1. Hoje sou São Paulo desde criancinha. Confesso que até o jogo passado eu era a primeira a dizer que o Atlético seria campeão, não abrindo margem para qualquer chacota… Mas depois que o Atlético fez o seu segundo gol na primeira partida, em Porto Alegre, retomei minhas esperanças de NÃO ver o time que só tem meio estádio carimbando passaporte para o Japão… Vamos ver…

  2. E dá-lhe tricolor em Tóquio, eeeeeeeee, nada como estar curtindo os Coxas brancas soltando fogos, contra o atlético. hahaha aki em ctba a cidade tá cheia de “CoxasBrancos/São Paulinos” alguém já viu isso??? hahaha da´-lhe tricolor!!! Tóquio aí vamos nós!!!!

  3. Papai Noel manda avisar que se sente muito chateado com o uso indevido do nome dele. Também avisa que entrará com processo por uso indevido de marca caso seu nome não seja retirado da enquete jocosa desse site em 24h.

    ******************************

    Como eu te disse hoje a tarde: o jogo não tinha favorito. Eu estava com medo (juro. borboletas, muitas, voavam dentro do meu estômago até a hora do terceiro gol). Claro que eu estou muito feliz (e muito rouca) porque o tricolor foi tricampeão (gênio, gênio, gênio. já te chamei de gênio hoje?), mas o atlético tinha chances. Não usou, mas tinha… ruim pra eles, ótimo pra nós.

    Fico por aqui. Muito feliz, com a adrenalina nas alturas e sem vontade de dormir. Mas amanhã ainda é sexta feira, e eu preciso trabalhar.

    Ah, tricolor, você me dá alegria sim…

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*