A rádio que toca “las bitácoras”

Não é novidade pra ninguém a influência dos blogs em Portugal – por lá, a imprensa já fugiu da simples definição do “querido diário”; universidades fazem encontros para discutir o tema; sem falar que já existem pelo menos dois livros que tratam o assunto de maneira séria, coisa que particularmente sinto falta no Brasil. Parece que blog ainda é brincadeira de adolescente.

E não é que os amigos ibéricos sairam na frente outra vez? Desta vez foi um espanhol: Raúl Ordóñez convidou alguns amigos para bolar uma emissora de rádio pela web. A idéia virou realidade no dia sete de junho, quando entrou em operação a Rádio Bitácoras (bitácora = blog em espanhol).

A idéia é parecida com a dos colegas do Blog’n Roll, mas por 24 horas, sem vídeo e, claro, sem censura: a idéia é adaptar o fenômeno blog à linguagem apaixonante do rádio, discutindo assuntos e ouvindo música. Segundo o próprio Raul:

“Los contenidos tratan temas tan diversos como la actualidad y novedades en el mundo de los weblogs, reportajes sobre determinadas bitácoras, entrevistas con autores clásicos y recién llegados, soporte técnico y charlas sobre manuales o sistemas de publicación, así como programas con música de diversos estilos donde los oyentes podrán participar con dedicatorias y peticiones”.

Além do streaming ao vivo, que já conta com o revezamento de sete locutores, a rádio dos blogs hispânicos conta ainda com o seu próprio blog e um canal no IRC (que deu origem a idéia). Também é possível conversar com os apresentadores usando um programinha de voz sobre IP.

Deste lado do Atlântico, desejo sucesso total nessa incrível empreitada. E se eu tivesse tempo, eu juro que faria algo parecido por aqui. Aliás, caso alguém queira investir em uma versão brazuca do negócio, não se esqueçam de mim, que como todo apaixonado, chegou a pagar para trabalhar em rádio (coisa que a maioria faz).

Em tempo: a partir desta notícia, descobri o bitácoras.com, uma espécie de fusão bem feita entre blogger, blogs com br e jornal do blogueiro. Mais uma sugestão para você que está em busca de uma bela idéia para ganhar dinheiro com a web.

André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (11)

  1. Até o Bill Gates reconheceu recentemente a importância e o crescimento em taxa altíssima do fenômeno blog. Infelizmente, por aqui, ainda estamos na fase de “querido diário” ou “surto adolescente em adultos” ou coisa que o valham. Não sei se dá pra ganhar dinheiro com isso, mas que o impacto social está sendo ignorado, sim, está.

  2. Oi,André! Já estou por aqui, ainda emocionada pela tua resposta e consideração(leia-se Respeito), virtude um tanto rara, em tempos atuais. Mas estamos aqui reunidos para Transformar essa realidade(pareeu discurso político?!). Sobre os “Blogs”, qd o Bill(assim, ó!), falou, tá falado, aí vem novidades, e já considerado o meio de comunicação mais Popular, revolucionam e vinheram como para impedir a “Robotização” em massa que se apregoava. E a Rádio, valeu! Qd surgir, me diz, tb! Quero contribuir(voluntária, claro!). E Amei o “Jornal do Blogueiro”, até que tempo eu tenho, mas faltam “parcerias” atuantes, a maioria das pessoas que falo por aqui, perguntam:”Blog?” What?”…Fazer! Ainda não se prioriza tecnologia como necessidade, mas um bem de consumo sofisticado e destinado a deuses do olimpo! Oh my…Vai melhorar! E a raiz é que é mauito mais profunda…Excelente, matéria, PopBlogSiteStarMarmotaAndré! E Super obrigada pela visita! Só prazer! Beijos! Ceci

  3. Poxa André! Fantástico isso! Você tem razão! Adorei saber dos livros portugueses sobre blogs! Também tenho dificuldades em achar livros ou artigos interessantes sobre blogs no brasil. Faço pesquisa sobre o assunto e, quem sabe, daqui a um ano e meio consigo produzir alguma coisa “séria” sobre eles. Mas, o que seria algo realmente bom?

    Abraço, Elisa

  4. Nesta linha do áudio, mas numa versão blog, tem o Roda e Avisa, do Rene: http://www.usina.com/rodaeavisa/

    Sobre as iniciativas brasileiras sérias com respeito aos blogs: já tem alguns estudos acadêmicos e acredito que em breve, seja possível organizar algum evento mais consistente. Minha dissertação envolve os weblogs na educação e deve estar ‘na rua’ mes que vem. 🙂

    abraço,

    Suzana

  5. achamos q tem poucas pessoas pensando filosoficamente as potencialidades dos blog5. mesmo alguns estudos serios analisam somente o blog como ferramente de comunicacao… pq nao pensar nos blog5 como distensoes de noh5 mesmos? quais as relacoes entre blog e identidade? como usar seu blog como SUPER_PODER? 🙂 | [carregando o jaba]> essas sao questoes q estamos levantando lah nos C!b0rg5. acompanhem… [s][remix brain][logout]

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*