Você gosta do horário de verão?

Hora de trocar a enquete mensal do MMM e verificar a opinião dos nossos visitantes sobre o tema sugerido no final de outubro – justamente quando começou a vigorar o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, menos Mato Grosso. Estes estados permanecem com os relógios adiantados em uma hora até 14 de fevereiro de 2004.

Anualmente, a pataquada é a mesma: “o objetivo é reduzir o consumo de energia no horário de pico e aproveitar melhor a luz natural”. De fato, no sul do país, é possível conviver com a luz solar até as oito da noite. Fora isso, a economia de energia registrada no ano passado foi de 0,2%. Uau!

Por essas e outras, horário de verão costuma provocar divergências. Há quem acorde cedo e reclame, por não encontrar mais o sol. Outros preferem aproveitar melhor o fim do dia. Se levarmos em conta apenas os 49 visitantes do MMM que participaram da enquete, as opiniões são bastante divididas.

Com pequena margem de votos (dois, para ser mais preciso), a opção mais votada foi a “detesto essa porcaria de horário irritante”, com 38,8%. Já 34,7% adoram as tardes mais longas – melhor seria com uma happy hour diária. Outros 24,5% se mostraram indiferentes ao horário de verão, adotado desde 1931 e ininterruptamente a partir de 1985.

Por fim, apenas um internauta perdido no MMM afirmou não ter qualquer opinião, pelo fato de não ter horário de verão onde vive. Sinal que os nossos visitantes moram apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, menos Mato Grosso. Se bem que o horário também é adotado na União Européia, EUA, Canadá, México… Mmmhhh…

Agradecemos a todos os eleitores, que desde já estão convidados a participar de nossa enquete especial “adeus ano velho”. Entre as quatro sugestões, escolha o animal que melhor representa o ano de 2003. Caso tenha faltado algum, use os comentários!

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Marmota pergunta. Permalink

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*