São Paulo, cidade olímpica?

Criados na Grécia Antiga e recriados em 1896 pelo parisiense Pierre de Coubertin, os Jogos Olímpicos tinham como principal objetivo promover a paz entre as nações, através do esporte e suas disputas leais e competitivas. Nos últimos 100 anos, nossa sociedade capitalista impôs algumas transformações no evento, transformando-o em algo que envolve muito mais do que um simples “o importante é competir”.

Mas enfim. Nos últimos anos, o Brasil tentou por algumas vezes receber as Olimpíadas em suas terras. Graças a nossa imagem lá fora e a nossa conhecida infra-estrutura, nenhuma delas deu certo. a primeira, até onde a minha memória alcança, foi o “Brasília 2000”. Um fiasco sem muito barulho, se compararmos com o “Rio 2004” – esse a maioria dos visitantes deve lembrar.

De tanto levar lambada, os candidatos a essa difícil missão de organizar o mega-evento começaram a se preparar para tal. Já conseguiram trazer os Jogos Pan-americanos para a Cidade Maravilhosa – estes devidamente marcados entre os dias 14 e 29 de julho de 2007. Agora chegou a vez de São Paulo tentar a façanha. Desde a última segunda-feira, está valendo oficialmente a campanha “São Paulo 2012”.

Nesse dia, a Prefeitura e o Comitê Olímpico Brasileiro, além de outros representantes oficiais, participaram de um evento, cujo ponto alto foi a entrega de um documento, com 600 páginas, explicando tudo que deve ser feito na cidade para que os Jogos aconteçam. Resumidamente: esse antigo sonho paulistano custa US$ 10 bilhões.

Além de concorrer com o Rio de Janeiro – que insiste mais uma vez, São Paulo terá alguns obstáculos para chegar lá. Cidades como Paris, Nova York e Madrid também estão concorrendo. Além disso, o grande desafio será provar ao mundo que o Brasil tem condições de realizar um evento desse porte, dando um jeito na tal imagem negativa. De repente…

Todos os detalhes você confere aqui e aqui.

André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (2)

  1. Acho que a única cidade brasileira que reúne condições para uma olimpíada é Curitiba. São Paulo tem boa infra-estrutura, mas o trânsito é um grande complicador, e creio que não haveria espaço na capital para a construção de uma vila olímpica. Brasília tem espaço, mas a infra-estrutura da capital federal ainda está bem aquém de um evento desse porte. E o Rio não tem condições de segurança nenhuma para uma olimpíada, apesar de alguns cariocas acharem que tem.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*