Roubaram seus posts e puseram um pop-up!

Hora da prestação de contas do nosso serviço de atendimento, em resposta aos nossos três ou quatro visitantes diários deste espaço.

Para começar, o futuro jornalista (ok, o que importa é ter saúde) Thássius Veloso:

Oi Marmota. Fui tentar acessar seu blog e obtive a seguinte mensagem de erro:

WordPress Error establishing a database connection

This either means that the username and password information in your config file is incorrect or we can't contact the database server at mysql.bighost.com.br . This could mean your host's database server is down.

* Are you sure you have the correct username and password?

* Are you sure that you have typed the correct hostname?

* Are you sure that the database server is running?

If you're unsure what these terms mean you should probably contact your host. If you still need help you can always visit the WordPress Support Forums.

Desde que passei a custear minha própria hospedagem, não encontrei um único serviço isento de problemas. Obviamente, o campeão foi o primeiro deles, cujo crack no banco de dados do antigo Movable Type parou o MMM por duas semanas em setembro de 2003.

Meu atual serviço de hospedagem, que uso há mais de um ano, ainda não tinha dado problemas. Ainda. Em janeiro, identifiquei diversas vezes o problema no servidor do banco de dados mysql – suponho que seja sobrecarga de spams. E no último dia quatro, ele simplesmente parou durante toda a tarde/noite. O pessoal do suporte informou que “foi executado um procedimento para que esta instabilidade não mais ocorra”, além de “monitorarem o servidor para qualquer eventualidade”.

Essa semana o site está com uma lentidão incomum (mistério). Mas tem mais. A Luciana (que também quer ser jornalista, tadinha) reparou numa rápida pane deste blog durante a quarta-feira: ela encontrou esse texto como sendo a última atualização. “Roubaram seus posts!”, disse.

Nesse caso, a coisa foi mais simples. Quem conhece o WordPress sabe que nenhum post é exibido antes da data programada – seja no ato da publicação, seja posterior, como costumo fazer por aqui. O sistema leva em conta o horário do servidor – que durante a manhã/tarde de quarta, apontava 10 de janeiro de 2006.

Assim, tinha em meu administrador uns trezentos posts, todos agendados para os próximos dias – o daquela modelo que rima com Pirelli (boa, Tuca) entraria em 364 dias. Em resposta, a eficiente turma do suporte identificou o motivo do erro e corrigiram a data prontamente.

***

A última, que na verdade é recorrente. Escreveu o Daniel Bender (dou um jornal de ontem para quem adivinhar a profissão dele):

Cara, lembrei de uma coisa que me irrita no teu site. Sempre que eu abro o blog aparece um enorme popup do Ilead. No trabalho eu nem consigo abrir direito porque aquele anúncio é bloqueado e tranca todo o site. Te cadastra no sitemeter, google analytcs ou statcounter. Qualquer um deles é melhor do que isso.

Como já tinha esclarecido aqui há quase um ano, esse popup não irrita apenas o Bender, mas a mim também. A grande razão para manter o Webstats4u é que uso essa encrenca desde o primeiro dia do blog, e é a única referência que eu adoto para determinar o número total de visitantes.

Enfim, como eu realmente não consigo organizar meu tempo para pensar em soluções, acabo mantendo como está. Mas paciência: o mundo dá voltas, e quem sabe um dia eu não arrume um bom motivo para dispensar o contadorzinho.

André Marmota é professor universitário e ouvinte frequente da pergunta “mas e além disso, você também trabalha?”. Quer saber mais?

Leia outros posts em Alô Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (10)

  1. Grande Marmota, num post mais abaixo você comentou sobre o retorno do projeto “Boteco Connection” e falou que adquiriu “um excelente gravador digital”. Gostaria de saber a marca, e quanto custou. Quero comprar um gravador portátil com qualidade profissional, para ajudar nos podcasts. Eu estava paquerando alguns modelos da Edirol/Roland e da AEQ (um fabricante espanhol), mas achei os preços salgadíssimos…

  2. Há uma coisa que eu não entendo: este negócio de popup, isso dá retorno para o patrocinador? Há estudos sobre isso?

    Para mim, é só uma chateação. E para o patrocinador?

  3. É o preço da fama :D. E, olha, não é propaganda barata, nem nada do tipo, mas desde que assinei com a Dreamhost, não sei mais o que é problemas de servidor (exceto pelos dois sites que ainda estão em hosts nacionais). Fica aí a dica ;).

    []’s!

  4. Para você que gosta de jornalismo esportivo não pode perder a chance de votar no seu jornalista preferido na Casa dos Cronistas no Blog do Haertel.Para mais informações acesse o site do Terra e clique em blog e procure o blog do Haertel.

  5. Fala André,
    Tudo tranquilo?
    Se quiser considerar a hipotese e o meu servidor aguentar mais um passageiro dependendo do volume, mi casa es su casa.

    Abs.

  6. Pelo absoluto domínio de um jornalismo compromissado com a realidade digital, com o respeito e o afeto de seus colegas, o Júri da 4º Edição do Prêmio Spoiler, concede à André Rosa, autor do “Marmota Mais dos Mesmos”, um Prêmio Especial do Júri

  7. E agora vejo tudo em txt, sem imagens, sem nada, fundão branco e links azuis. Saudades do tempo em que a web era assim e meu modem de 14400 güentava tudo. Sim, sou nostálgica.
    Bjs.

  8. Olá Marmota. Em relação ao serviço de hospedagem que você mencionou, o BigHost, como é caro hein?!!! Seu site deve estar rendendo bastante, para poder bancar uma hospedagem tão cara!!! O que você paga por mês, pode pagar por ano em outros serviços!
    É só uma opinião. Pode ser que exista algum outro benefício que eu não observei.
    Abraço.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*