Qual o filme mais esperado do ano?

Quantas vezes, só nos últimos meses, você encontrou uma crítica de cinema com a sensacional expressão “o filme mais esperado do ano”? Existem pelo menos uns cinco ou seis títulos que podem ser considerados, digamos assim, “imperdíveis” para a maioria – evidentemente, esse número muda de acordo com o interesse na sétima arte.

Nos últimos dias, o MMM perguntou aos seus doze visitantes diários qual dentre as sugestões apresentadas pode ser considerada a tal “película mais esperada”. Dois títulos abocanharam, juntos, quase a metade dos 170 votos da enquete e podem ser considerados os tais imperdíveis – ao menos no universo de visitantes deste espaço. Vamos aos resultados, em ordem crescente:

A Scanner Darkly – 1,2%: O filme, que deve entrar em cartaz ainda esse ano no Brasil (“O Homem Duplo”) traz Keanu Reeves no papel principal. Baseado no romance homônimo de Philip K. Dick, o filme se passa em um EUA controlado pelo narcotráfico, onde Reeves, que interpreta o policial Fred, tem sua personalidade dividida, efeito colateral de uma droga popular nesse cenário. A história fica boa quando Fred é convocado para caçar a si mesmo… Parece bom.

O Diabo Veste Prada – 2,9%: “Ai, coloca esse! Coloca, vai!”. Assim uma amiga me convenceu a acrescentar essa opção na enquete, já imaginando que ela (além de uns três ou quatro) votariam. Mas o filme parece engraçadinho, e está quase em cartaz por aqui. É a história de uma mocinha bonitinha e jornalista (coisa que só existe na ficção), que se muda para Nova York e acaba numa revista de moda capitaneada pela Meryl Streep. Dizem que a Gisele Bündchen aparece. Baseado no livro de Lauren Weisberger.

Carros – 8,2%: Desenhos da Pixar são geniais, profundos, abarrotados de ótimos personagens, excelentes para a família toda e, acima de tudo, perfeitos tecnicamente. Pessoalmente, quando vi “Os Incríveis”, a sensação de que a Pixar é fodônica foi bem maior do que em relação a Carros. Enfim, como eu vi ao lado dos meus primos de 12 e 15 anos e eles curtiram, beleza. No desenho, Relâmpago McQueen é um carrinho de corrida muito metido a besta, que se perde no meio da Rota 66 e conhece uma turma que vai mudar a sua vida. Moral da história: não importa o destino, mas sim a viagem.

Ferris Bueller?s Day Off 2 – 9,4%: Imagine a história de Curtindo a Vida Adoidado, clássico da Sessão da Tarde, contada exatos vinte anos depois. Ferris Bueller, principal personagem da história cinematográfica de Matthew Broderick, estaria casado e trabalhando em Nova York, mas de saco cheio. Até que ele se dá conta novamente: “a vida passa muito rápido, se não olharmos em volta e observarmos, poderemos perdê-la”, como nos tempos de colégio. Nosso querido Ian imaginou como seria a seqüência e dedicou um belo espaço à idéia. Pena que esteja apenas na imaginação.

Piratas do Caribe 2 – 16,5%: Confesso que eu imaginava mais votos pra esse aqui. Provavelmente quem assistiu ao segundo episódio da saga de Jack Johnny Depp Sparrow ficou se perguntando: “puxa vida, mas acaba assim?”. Acaba, afinal de contas, o segundo e o terceiro filmes foram gravados em uma tacada só, como foi De Volta Para o Futuro no final dos anos 80. Enfim, a besta quadrada aqui não esperou os dez minutos de créditos finais e, portanto, não viu a cena bacana que deixa todo mundo entusiasmado para o próximo longa da série.

X-Men 3 – 17,1%: Nosso terceiro colocado é da série “como não lembro dos dois primeiros nem lia o gibi, não tive vontade de ver”. Mas as lojas começam a receber o DVD do confronto final essa semana. No fim da história, Professor Xavier e Magneto polarizam a grande batalha épica e, ao mesmo tempo, os mutantes têm a chance de voltarem ao normal graças a uma cura ou permanecerem com poderes extraordinários, mas alienados do mundo. Quem assistiu não gostou da maçaroca de personagens, mas curtiu.

Superman Returns – 21,2%: Esse eu consegui ver aos 49 do segundo tempo como “Superman Regresa”: versão original com legendas em espanhol no cine Electric Lavalle. O lugar é histórico: salas do tempo do Maradona magro, com chão de tábua pouco firme e poltronas de madeira que possuem até almofada no assento. Mas o esquema vale a pena: dois filmes a sete pesos (uns cinco reais) – a sessão dupla era Superman e outro de terror, que não fiquei pra assistir. Ah, sim, eu gostei do filme e assino embaixo do que o Inagaki escreveu – aliás, ele encerra com os três filmes mais esperados do ano. Para ele, claro.

O Código Da Vinci – 23,5%: Aqui está o mais votado, o campeão, o filme mais esperado do ano… Enfim, o blockbuster inspirado no best-seller de Dan Brown já rendeu um post só para ele. Mas convém lembrar a história: Forrest Gump e Amelie Poulain se enrolam em uma trama do barulho. Jesus supostamente era um cara como eu e você, supostamente casado com Maria Madalena, supostamente teve filhos, o fato é supostamente criptografado por Da Vinci em suas obras, preservado pelo suposto Priorado de Sião. A Opus Dei supostamente pretende acabar com isso e manter seu poder. No fim, Gandalf se dá mal e o assistente do Inspetor Clouseau se dá bem.

Agradecendo mais uma vez a todos, deixando o convite para votar na, como já foi chamada, “pior enquete deste blog em todos os tempos”. Mas antes de terminar, um adendo: o personagem principal do filme “Meu Encontro com Drew Barrymore”, que estréia nesta sexta, se parece com o Edney. Aliás, em linguagem matemática, podemos dizer que esse é um filme 1/X, onde X é “o mais esperado do ano”.

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Marmota pergunta. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (4)

  1. Acabei de rever o Código Da Vince em um VCD bem porco que meu irmão comprou nas bancas de camelô e me surpreendi novamente de como o filme é ruim.O pior que o livro é até bacaninha. Na lista da enquete, até agora, os melhores foram Suerman e Piratas do Caribe. Mas, não assisti a todos ainda.

  2. André, mas a cena final de Piratas 2 não é assim tão importante… Ou é?… Enfim, eu não vi importância. Mas que é engraçadinha, é!

    Quanto ao DaVinci, eu não curti… Enfim, faltou aí nesta lista os filmes sobre o 11/9. Dizem que esse “vôo united 93” é muito bom…

    Um abraço!

  3. Vocês estão tendo a noção da palhaçada que está acontecendo? Todo mundo sempre assitiu De volta para o Futuro da televisão, sempre acostumando com certas vozes dos personagem. Agora que sai um DVD fizeram a cagada de trocar as vozes. Ficou tão ridiculo que nem dá assitir. Não é a mesma coisa, entendem? Agora a rede record que passar também, só que também é aquela porcaria. Você não tem para onde correr. O único lugar que daria para assitir De volta para o futuro descentemente seria na Globo, mas infelizmente eles pararam com esse filme faz muito tempo. Só para se ter uma idéia, fazem 7 anos que não passa o 2º e o 3º. Eu suplico para que todo mundo que gosta desse filme que entre no site da Globo e mande um e-mail para eles pedindo para esse filme passar. Por favor.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*