Problemas de comunicação? Chame o Miranda!

Tudo começou quando um israelense desocupado inventou o tal “I Seek You”, brinquedinho que se popularizou com facilidade transformando-se no indispensável ICQ. Em pouco tempo, a mesma idéia foi disseminada por outros desenvolvedores, criando uma infinidade de protocolos de comunicação instantânea. Com isso, o que era para ser universal virou uma salada! Em pouco tempo, o MSN Messenger, por exemplo, se expandiu e ocupou um espaço semelhante ao do velho ICQ.

Normalmente era pego de calças curtas com a indagação-surpresa “ah, mas você não tem messenger?”. Confesso que resisti bravamente: minha versão do ICQ já era um elefante branco no PC. Instalar mais um penduricalho consumiria a vaga lembrança (não dá pra chamar de memória) da minha limitada “estação MIR”. Até que, entre um café e outro, ouço uma voz: “chame o Miranda… Chame o Miranda!!!”.

Miranda? Seria este o dono de um boteco pronto para me ajudar a afogar meus problemas com algumas geladas? Nada disso. Trata-se do Miranda Instant Messenger, um programinha open-source que integra, num mesmo lugar, as famigeradas siglas ICQ, MSN, IRC, Yahoo, Jabber… Entre outras encrencas.

Até aí, nada de anormal. Existem outras belezuras multi-protocolo disponíveis aos internautas, como o Meca, o Integrity Messenger, o novíssimo Gain e o tradicional e popularíssimo Trillian. A grande vantagem do Miranda em relação aos seus concorrentes é a sua eficiência com tão pouco espaço: seus poucos arquivos de instalação cabem num disquete. Depois disso, fica ali no cantinho do monitor, quase sem ocupar memória!

Claro que, optando pelo pacote básico, você não vai encontrar muita frescura: sua lista vai ficar joinha como a minha, ao lado. Mas isso não quer dizer que precisa ser assim: no site do Miranda é possível encontrar inúmeros plugins, para deixar o seu messenger com a sua cara. Desde skins e ícones personalizados até (in)utilitários diversos. Como o protocolo do AIM – que ninguém usa, creio eu. Sem falar que os aficcionados pelo software (podemos chamá-los de “Testemunhas do Miranda”) criam plugins para o messenger quase que diariamente!

Aproveite que a chuva nesse fim de semana te deixou na frente do computador e convide o Miranda pra bater um papo. Ele é gente fina, você vai gostar dele!

Comentários em blogs: ainda existem? (3)

  1. Eu só uso miranda :-)

    E sou uma Testeminha do Miranda. Editei um plugin para enviar sms para os celulares aqui da operadora local :-) Confesso que nem eu uso, mas … :-)

    Ah, a primeira coisa que faço é colocar uns icones mais bonitinhos e trocar os sons :-)

  2. Então, eu usei o Miranda um tempo, mas descobri que o Trillian é mais legal ainda! Se bem que agora o MSN proibiu todo mundo de acessar de fora do comunicador deles, então, não faz muita diferença. Mas eu ainda tenho o trillian, com skins lindas, várias coisas úteis, ICQ, AIM e Yahoo, além de IRC :)

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*