Prazer, sou a junta homocinética

Olá, permita-me uma breve apresentação. Todos me chamam de junta homocinética, e apesar deste nome estranho, estou bem perto de você, amigo motorista. Enquanto você fica se descabelando com o trânsito, buracos e outras aberrações na sua estrada, eu e minhas outras companheiras trabalhamos para o seu bem estar!

Pois é. Veja como seria difícil a sua vida sem mim: quando você pisa no acelerador, ao mesmo tempo que passa por um buraco ou degrau, as rodas do seu carro precisam acompanhar o giro do motor – as duas simultaneamente, mesmo uma se movendo de um jeito diferente da outra. É aí que eu entro: sou responsável pela transferência de força do motor para a sua roda, independente do tranco!

Tenho dentro de mim dois eixos ligados por uma forte articulação. Um eixo fica ao lado da roda, e o outro na direção. Preciso ter jogo de cintura para que a direção do seu carro permaneça tranquila durante todo o seu trajeto! Viu como sou importante? Claro, como qualquer peça, estou sujeita a problemas graças ao passar do tempo e o desgaste natural.

Além de prestar atenção em todas as minhas companheiras peças, não esqueça de mim: se ao fazer uma curva você ouvir um estranho ruído, ou de repente você sentir o seu carro vibrar sem motivo aparente, isso pode significar o fim da minha vida útil. É importante verificar o meu estado com o seu mecânico de confiança antes de sair por aí com os amigos.

Ainda mais se você for um doido varrido como o Marmota, que colocou mais seis pessoas em seu Uno Mille e foi à praia sem sequer saber a respeito da minha existência. A besta poderia ter ficado no meio da Anchieta e frustrado o final de semana com os amigos. Felizmente ele conseguiu fazer seu carro chegar a Bertioga sem maiores danos. Evidente que o estúpido gastou na praia três vezes o valor que teria pago para me arrumar na capital…

(Postado em 30/10/2002, depois de um saudoso fim de semana. Preciso voltar a Bertioga com os amigos – mas em dois carros.)

Comentários em blogs: ainda existem? (15)

  1. como vc conseguiu escrever um post desse sem mencionar o meu nome?

    Ah.. e a junta homocinética é cara mesmo em qualquer lugar. É uma das peças de vida útil curta mais caras. Se isso te conforta talvez eu tenha o mesmo prejuízo.

  2. Prazer, Dona Junta! Eu sou o Trotta, amigo do Marmota! Espero um dia voltar a ter um carro, para poder bater mais papos com a senhora! ^_^

    Gostei das imagens do post! Quem fez?

  3. Trotta, eu tinha escaneado essas imagens de um antigo livrinho da DPaschal – esse texto é da época em que meu scanner funcionava…

  4. Ótimo! Continue assim, deixe quebrar. De defeito em defeito, algum dia, você conhecerá toda a mecânica de carros. hehehehe

    Um abraço.

  5. Eu sou um sorteado nesta de homocinética QUEBRADA!Ouvia todos os barulhos possíveis, mas deixei que quebrasse. Bom agora que estou voltando de férias, eis que ela resolve quebrar…que lindo einh? A lei de Morphe agradece

  6. bah cara, se eu tivesse lido essa materia antes, nao ia estar lah com meu hondinha no estacionamento da escola parado sem vida, levando neve na lata…
    oh vida.

  7. Pois é, a minha fazia uns barulhinhos quando virava toda a direção, por precaução fui tocar, meu carro é um Gol MI 1.0 97/98 com 126000. Troquei em outobro, em janeiro quebrou a junta deslizante do lado direito, troquei, semana retrasada quebrou a do lado esquerdo, outra facada, daí os caras vieram com uns papos de gabaritar a frente puxar com cyborg e coisa e tal pq as rodas tavam mais próximas do que devia e tavam forçando contra a caixa, mas nenhum santo me explicou como é que a antiga rodou mais de 120mil se tinha problema nas distâncias dos eixos!! Se não tivesse mexido nisso tava até hoje rodando com elas…

  8. Poh, a junte homocinética do meu Golzinho MI 99 também tá fazendo aquele “creque-creque” quando eu viro o jogo. E o vendedor ta querendo me empurrar a peça completa. Vou comprar, mas por mais alta que seja a facada, vou rodar muito atrás de um preço menor.

  9. hehehe…por acaso alguem tem ideia de qto caro e essa abençoada homocinetica??Fui no mecanico hoje porq tinha um barulho no pneu dianteiro direito. Por sorte era pivo frouxo, ele ajustou mas falou baixinho p o patrao q a homocinetica estava pela boa…Mas nem tive coragem de perguntar o preço e agora estou ate com medo da facada depois de ler td isso!!rss…Mesmo assim se alguem me der ao menos uma vaga ideia de custo p eu me preparar e nao ter um ataque histerico na hora q tiver q trocar,agradeço!!!rss…

  10. olá homocinetica voce tem lado?
    a do meu carro vive escapando esta tudo novo e ela continua caido.
    meu carro é turbo e em uma pecinha q encosta na longarina. será isso o problema?

  11. Wooow…. Pescaria Cara Heiin…. Meu pai foi pescar e acabou atolando por completo o carro… ele entortou na lama e por fima arrbentou essa coisinha Homocinética…… Parabéns papai… Vai pegar lambari de 2 Kg na Autorizada Audi…..FODEU :(

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*