Pirâmides, ou “o velho truque do marketing multinível”

Eu ainda era um estudante de jornalismo quando, voltando para casa, fui abordado no ônibus por um cururu de bigode. “Você gostaria de aproveitar melhor seu tempo livre, trabalhar de sua casa e ganhar dinheiro com facilidade?”, perguntou. “Vem cá, é o senhor, que mora no mesmo buraco que eu e está num coletivo a essa hora da noite, que vai me convencer que isso é possível?”, devolvi. Não deu certo: o sujeito passou o trajeto inteiro apresentando a empresa que ele representava, simplesmente a maior, mais antiga e mais bem-sucedida empresa de marketing multinível no mundo.

Era impressionante como o rapaz acreditava em tudo aquilo que dizia. “Veja, é maravilhoso. Você se torna meu distribuidor, e começa a vender estes produtos de excelente qualidade. Creme dental, desodorante, cosméticos, suplementos alimentares, purificadores de água… Tem tudo! Você começa com esse kit, compra essas dicas de venda em fita cassete e, depois de um tempo, pode recrutar novos distribuidores. Em pouco tempo sua rede de vendedores aumenta, e você poderá ganhar milhões!”.

Toda vez que lembro daquela noite, fico com vontade de saber que fim levou o cururu de bigode. Se a sua estratégia deu certo, ele não deve mais usar bilhete único: deve estar usufruindo de sua vasta rede de distribuidores em algum ponto paradisíaco do litoral brasileiro. Obviamente, não acredito nisso: este cidadão certamente foi mais um pobre coitado a cair no velho truque da pirâmide.

É agora que devem aparecer os primeiros defensores do sistema, usando argumentos dignos de seita religiosa. “Esse é um conceito poderoso que está transcendendo as noções tradicionais de marketing. São diversos os fatores que diferenciam o MLM, o MN, o MR e o MMN dos sistemas piramidais, onde não existem produtos sendo comercializado ou grandes empresas sérias por trás. Portanto, se algum dia você ouvir que ambos são sinônimos, e não quiser experimentar achando que vai se estrepar, a decisão é sua. Mas não vá se arrepender depois, hein?”. Então tá.

Mas tem mais. “Você vive indicando produtos e serviços para os outros, sem nunca ter ganhado um tostão por isso. Qual o problema em receber uma bonificação para fazer a mesma coisa?”. A resposta? Nenhum. Se uma empresa como aquela do primeiro parágrafo faz isso há mais de 50 anos e continua arrebanhando seguidores, alguma coisa boa deve ter. Claro que eu ainda duvido.

Outra empresa conhecida do ramo utiliza não apenas técnicas de venda agressivas, como também atinge o psicológico do potencial consumidor, com produtos de emagrecimento. Há quem garanta que o “emagreça agora, pergunte-me como” funcione de verdade. De qualquer forma, a dita cuja virou piada dos Sobrinhos do Ataíde em 96, apresentando “mais um informe pseudo-publicitário”.

“Cara, é uma filosofia de vida. As pessoas magras ou semi magras vendem mais de trezentos comprimidos, pastilhas e saquinhos de farelo para as pessoas gordas. Então as pessoas gordas vendem mais produtos para outras pessoas gordas, e todo mundo ganha dinheiro com isso. Quanto mais gordo, mais dinheiro. Isso não é pirâmide, é network marketing. Acompanha comigo. O cara compra uma vez e depois vira distrtiubuidor. Se você consegue dez distribuidores você vira supervisor abaixo do supervisor. Mas ele também é distribuidor. Para cada dez supervisores como eu você vira diretor, e quando seu supervisor vira diretor você vira presidente junior que nem eu. Dá pra juntar o primeiro milhão e se aposentar no ano 2000. E os mais largados é que se dão bem. Meus professores, que nunca me deram nada, hoje trabalham pra mim, são meus distribuidores, viu como o mundo dá voltas?”.

O mais impressionante é que a maior parte desses esquemas demanda uma progressão geométrica de pessoas, que pode chegar a população de um país inteiro em poucos níveis. Também é evidente que apenas os membros que figuram no topo da escala, ou pessoas dotadas de um gigantesco carisma e poder congregador, podem realmente ganhar alguma grana fácil, sempre apoiado por quem entra sem desconfiar, munido apenas de entusiasmo. Um detalhe matemático que há séculos passa despercebido por uma porção de incautos – e, por incrível que pareça, continua gerando subprodutos a cada instante.

Dois casos me chamam a atenção por aproveitar a idéia equivocada de que “todo mundo pode entrar nessa onda”. O primeiro fez algum barulho ao convidar usuários a instalar uma barra estranha no navegador, gratuitamente: o dinheiro viria simplesmente navegando e indicando novos amigos para sua própria rede. Pessoalmente, não conheço quem tenha enriquecido com esse esquema – que, pelo que ouvi falar, nunca saiu da versão beta, sem pagar ninguém.

Já o segundo veio algumas vezes por e-mail, sempre com o mesmo texto: “estou aqui te convidando para conhecer o clube”… Repare que o novo negócio lembra o de uma conhecida operadora telefônica, o que pode facilmente confundir alguns usuários (será que eles já viram isso?). Além do discurso messiânico de praxe, há uma taxa de adesão e mensalidades… “Se achar que é roubada não faça, mas leia que não custa nada”, conclui o e-mail. Vou mais longe: se achar realmente que é possível qualquer um realizar seus sonhos de consumo sem um golpe de sorte ou depois de muito trabalho, pense de novo.

Comentários em blogs: ainda existem? (38)

  1. Ih, Marmota:

    Nasci para ser teúda e manteúda. Gosto de gastar $$$ mas não suporto ganância, usura, nem correr atrás só pra correr atrás.

    Quero levar seus chavões, um post da semana passada. E nem me pergunte: tudo bem? ;P))

  2. Mais ou menos dois meses atrás eu presenciei uma reunião de uns participantes de um grupo desse tipo. Eram 2 jovens bonitos, de terno e gravata, e umas vinte pessoas visivelmente pobres.

    A reunião era no restaurante Outback, onde nenhuma daquelas pessoas já tinha estado. Sabe qual era o truque dos “diretores”?

    Enquanto 20 pessoas da mesa beberam um copo de refrigerante cada(que custa uns 5 reais), os “diretores” bebiam um copo atrás do outro. Se eu não soubesse que o refil de refri é gratuito no restaurante (como aqueles representantes não sabiam), teria pensado que os caras gastaram mais de 100 reais em Coca-Cola.

    Não é um ótimo truque pra passar uma falsa imagem de prosperidade e sucesso?

  3. Entrei numa dessas MMN. Os produtos são excelentes, fato até comprovado pela medicina. Também é um sistema bastante lucrativo. A mentira está no “ganhe dinheiro em casa”. O salário com a venda dos produtos é muito superior à média nacional, mas as horas trabalhadas também. Mas esse é um fator que depende do potencial do vendedor. Normalmente, é um trabalho árduo e não é para qualquer um. Tornei-me, apenas, usuária.

  4. Pois é, Marmota… Acho que tem muita gente que se estrepou nessa mesmo. Mas sabia que o troço da “Herbalofo” dá certo mesmo, menino? Pois então… Conheço gente que emagreceu e muito com isso, e gente que ganhou muito dinheiro também. Pena que todos ficam chatos e neuróticos depois… “Não pode comer isso, não pode comer aquilo”… ai ai ai
    (Morri de rir com o videozinho do informe pseudo-publicitário!)
    Inté!
    Ana.

  5. Muitos anos atrás a Mad fez um “Relatório Ota” sobre pirâmides, com vários tipos de pirâmides. A melhor era a “Pirâmide de mulheres”. Você entrava com uma no começo do negócio e ‘resgatava’ nove no final! Sensacional!!!
    Abs

  6. Marketing multinível é coisa de empreendedor?Eu creio que não. Fazia tempo que eu queria escrever algo a respeito e ontem eu li um post interessante sobre isso, o qual eu recomendo. Eu vejo as empresas que utilizam a técnica de marketing multinível como empresas que manipulam seus “colab…

  7. Tenho uma amiga que vende Nat…( produtos de beleza de uma marca…), e cara, juro que ela fechou o consultorio de psicologia. De duas duas: ela ´foda pra vender, e é boa psicologa,por que vende até shampoo de cheiro de mata amazônica….
    Agora, usando o principio da analogia, me explica uma coisa: pq toda cartomante é pobre e mora longe, e fala “qui a gente vai ficar rica pacas?”
    E macumbeiro, que resolve tudo, que a gente atola o carro tres vezes antes de chegar na casa deles???
    ahhhhhhh, que saco…quero ficar rica.

  8. Quando leio isso, lembro quando fui enganado pelos ratos da Herbamerda. Literalmente perdi 11 mil reais. Tô na merda, pagando emprestimo sem poder evoluir e crescer na minha vida. Quando virem este nome: FUJAM.
    Esse nome me faz bomitar

    Ótimo POST

  9. Eu recebo diariamente este tipo de proposta via e-mail.

    O modelo de pirâmides trabalha muito bem com a ilusão. Por sinal, alguns pontos são semelhantes à blogosfera.

    Qualquer um entra e acha que vai ganhar milhões com aquilo, seja vendendo produtos de emagrecimento ou plagiando conteúdo dos que estão no topo da pirâmide.

    Em todos os casos, só lucram os que buscam o diferencial. No mercado de trabalho e na blogosfera.

  10. Isso me faz lembrar de alguns amigos que investiram dinheiro pesado e se foderam, perderam tudo!
    Esse tipo de coisa é muito atrativo para quem gosta de ganhar dinheiro fácil… típico de brasileiro.
    São os mesmos tipos de pessoas que caem no golpe do bilhete premiado.
    Abraço

  11. Nosso fico muito feliz em ver pessoas tão “inteligentes e bem sucedidas na vida” falarem mal de uma atividade de trabalho arduo que esta ajudando muita gente que quer trabalhar e é positiva a melhorar de vida. Meus amigos se vocês não sabem, o mmn ou piramide como vcs colocaram tem 13 milhões de trabalhadores só no EUA. Acho que o povo de lá também é ignorante e preguiçoso como nós brasileiros né. Vocês todos que falam mal devem ser muito ricos e muito bem sucedidos na vida, não tenho nenhuma duvida disso. Com suas mentes positivas devem estar tento uma vida fantástica! Acho que vocês preferem que um sapateiro, continue sapateiro, ganhando R$450,00 por mês e acordando 5 horas da manhã, do que este homem entrar em uma empresa de mmn e ganhar seus R$500,00 por mês porém, tendo uma qualidade de vida dez vezes melhor. Em um mundo cheio de miseráveis e com o desemprego cada vez maior, até para quem tem otimos estudos, o marketing multinivel é um excelente negócio. Não para ficar milionário, mas para poder ter uma vida digna.

    Boa sorte a você, prezado leitor anônimo. A questão não é o trabalho indigno, mas a sensação real de decepção para quem não possui qualquer retórica – como você demonstra brilhantemente. Este é um excelente negócio para quem sabe falar, se expressar e convencer pessoas usando argumentos discutíveis e ironia. E eu ainda perco meu tempo aprovando respostas inflamadas de pessoas que não se identificam…

  12. Se um produto tem qualidade,preço e te satisfaz, aproveite e seja feliz como consumidor. Se não tem preço e qualidade a empresa está com os dias contados. Se você entrar como vendedor e souber vender, aproveite os seus lucros.
    Se voçê entra pensando em investimento você será um sócio da grande rede.Antes de entrar faça as seguintes perguntas: Quantos membros estão em toda a rede? Quanto cada um tem que investir para entrar?
    Conheço uma rede que o investimento total dos associados é de 100% para um retorno de 20%, ou seja, de 100 pessoas 6 terão o retorno total do invstimento, umas 15 o retorno será parcial, e 80 não verão a cor do dinheiro. É considerado o negócio da ocasião.
    Qual o negócio que resiste muito tempo com 99% dos associados insatisfeitos?
    Só numa empresa chamada Brasil.
    Pare, pense, calcule antes de cair numa rede.

  13. Olá caras pessoas,
    Creio que todos os comentários sejam válidos e com alguma base na argumentação que tome cada uma como verdadeira.

    Hoje faço parte de dois network marketing, e realmente, muita gente que entra não ganha nada mesmo. Isso não porque o sistema seja ruim ou os produtos, mas porque a pessoa nao tem perfil. Porque geralmente existe apenas um presidente na empresa e uma pancada de funcionários? Óbvio, a maioria das pessoas não querem se comprometer com algo ainda mais trabalhar tendo a responsabilidade de ganhar o próprio dinheiro.
    É obvio que pessoas melhores relacionadas, comunicativas, líderes se dão bem em network marketing, mas se eles entrassem em qualquer outra profissão com certeza iriam se sair bem também. Mas a grande dura realidade é que a maioria da população não tem esse perfil, por isso existem poucas pessoas ricas. É claro que devem existir ricos ruins, mas conheço muitos deles que são generosos e ajudam diversas instituiçoes carentes, você deve estar pensando “se eu tivesse grana tbm faria isso”. Será mesmo?

    A primeira coisa que uma pessoa tem que mudar para um dia se tornar rica é a cabeça, com pensamentos negativos e sem nenhuma força de vontade, motivação e nada, fica mais dificil alguem dar certo.

    Quais pessoas levantariam cedo pelo próprio negócio? Quantas não fariam?

    É muito mais fácil criticar algo, a Herba…, Amw.. e outras empresas de network marketing, foram as empresas que mais fizeram milionários no mundo… e a Coca Cola, Bombril, Unilever, e as empresas que pagam micharia para seus empregados? Quantos milionários eles fizeram? Um, o dono da empresa. E quanto as pessoas que trabalharam 20, 30 anos nessas empresas recebem de aposentadoria após trabalhar tanto? É lamentavel.

    Gostei do seu texto. Achei bem impessoal, acho que o MMN é uma alternativa, mas nao que seja bom para todas as pessoas.

  14. Ok, Ricardo, muto bom como você colocou o assunto é muito fácil criticar o que não conhece e a razão disso é falta de conhecimento. Faço parte tambem de uma empresa de mlm e não vejo nenhum problema e vender produtos de qualidade e de nessecida para pessoas que necessitam e mais, com cosultoria pessoal. São produtos de tecnologia(depedendo da empresa, pois em todo negócio existe o melhor e o pior), e se ganha um bom dinheiro. Empresa séria não promete riqueza fácil não, mais comparando com qualquer outro négocio é muito mais vantajoso porque se investe pouco e não tem que ter ponto comercial encagos tributários, empregados etc. Voçê se cadastra e vai usar os produtos e repassar o resultado para outras pessoas produtos que já compra de alguém que voce conhece.MLM é um negócio como qualquer outro se investir de forma errada pode ter prejuízo, Agora se você compra produtos para uso própio com desconto, pode revender que se tem um bom retorno e também oferecer a mesma idéia para quem quera fazer o mesmo. Nen todos querem, ou querem só ficar rico, aí não dá né? E esquece que tem que se profissionalizar para ter resultado, vai existir sempre lugar para todos, para professor,vendedor, lixeiro,empregado assalariado, etc. Cada pode fazer o que quizer. Para finalizar se mlm não fosse um grande negócio o terceiro maior banco do Brasil não entrasse nesse sistema, pois acaba de lançar um cartão de credito nesse sistema de bonificação. Uma dica para se ter uma boa informção a respeito desse assunto vá no busca e chame por Paul Zine Pilsen e veja o que ele fala sobre a distribuição de produtos nos proximos cinco, dez anos. Um abraço a todos,

  15. Concordo com a opiniao do Celso ,vc pode ou nao da certo no negocio basta vc saber como vai investir esse seu projeto. Lendo algumas matérias sobre Markenting Multi-Nivel observo que será a grande proposta oferecida as pessoas nesse novo milênio,raciocinem comigo,a cada 40 horas o minimo de um trabalhador empregado nascem 10.000 criancas,vc acha que em 40 horas se geram 10.000 empregos? O que vc pensa ? Acredito que MMN ,será um suporte para as pessoas que querem ter uma renda extra e nao ficar dependendo de um salário que na satisfaza as suas necessidades .Trabalho com MMN ,sou universitario e vejo isso como um grande empreendimento para o futuro .Abraço a todos .

  16. Peraí?!?

    Achei muito interessante seu texto sobre os novos esquemas de pirâmides de vendas mas, antes de seu texto há dois anúncios do mesmo esquema e depois, três!
    Por acaso o propósito seria “faça-o-que-eu-disse-mas-não-faça-o-que-eu-faço”???

  17. Gente vocês deviam se informar a respeito desse ramo de negócio, procurem informções em sites de economia, mercado econômico, vendas diretas ou mesmo no site da ABEVD Associação Brasileira de Vendas Diretas(www.abevd.org.br).
    Apenas por curiosidade: o mercado Mutinível cresce algo em torno de 15% ao ano nos últimos 5 anos, o varejo tradicional em torno de 6%.
    Economistas e profissionais afins, falam a respeito desta forma de distribuição de bens e serviços (procurem a respeito delas) se deem ao trabalho pelo menos de pesquisar.
    Porem uma coisa é certa, sem trabalho e dedicação (mesmo que se use o tempo livre) não há quem tenha sucesso nesse tipo de negócio como em qualquer outro.
    Grande abraço para todos

  18. Pessoal…td bem para aqueles que querem fazer parte desses negócios, mas por favor…escrevam corretamente…OLHA A LOUCURA….o cara escreve “Voçê” fala de pessoas com “encagos”tributários….kracas…esses devem ser realmente de outro NÍVEL …Multi…kkkkkk

  19. Do mesmo jeito que eu já vi pessoas reclamarem que não se deram bem na vida ao entrarem em uma empresa de Marketing Multinível, já vi milhares de pessoas dizerem que jogaram 4 ou 5 anos de suas vidas foras, juntamente com 50 ou 60 mil reais de investimentos em faculdade,loja,padaria,empresas de serviços e hoje trabalham de empregados ganhando um salário que não é o sonho de nínguem…

    Outra coisa Multnível é para pessoas de negócio e que queiram aprender e não para crianças que estão fazendo o primário.
    Ninguém é obrigado a fazer nada, cada um faz o que quer e cada um ganha o que merece.

  20. como tem gente, que só sabe criticar, garanto que a maioria nao quer nada com trabalho, só arruma desculpa pra tudo, e se acomodou na vidinha!!!!rsrsrsrsrsrs
    quero dizer que faco parte do mmn sim, com todo prazer,e ganho muito, pois é feito pra pessoas com atitudes, e nao gente que ve a vida passar@@@@
    saudacoes@@@@@

  21. Já ouvi falar muito sobre mmn. Sou funcionário público. Ganho 1600 reis por mês bruto. Tirando os descontos normais docontracheque,recebo líquido uma média de 1200 reais. Pago luz, água, telefone, escola ddo filho, contas, gasto com roupas, etc.. Sinceramente, tenho que esticar o dinheiro pra poder dá conta de tudo isso.. Acredito que ter uma renda extra me ajudaria muito e se o mmn realmente puder me oferecer uma oportunidade de melhores rendimentos sem dúvida nenhuma irei aderir a esse sistema,pois já tentei iniciar outros tipos de negócios(os convencionais) e não deu certo… Mas é claro, também acho que temos que ter cautela naquilo que vamos investir e conhecer o produto e o serviço que é oferecido.

  22. concordo plenamente que existam empresas e pessoas que nao se pode confiar, mas dizer que marketing de rede é uma bomba ai nao posso concordar, é um négocio sério e com trabalho duro pode sim mudar a vida das pessoas que resolvam desenvolve-lo, mas claro com muiiiiitttttooooo trabalho, as pessoas que acham que só por se tratar de multinível, vai ganhar dinheiro com o trabalho dos outros já é um fracassado por natureza e o melhor é mesmo ficar acomodado em seus empreguinhos e nao buscar nada diferente pois qualquer coisa que pessoas que pensam assim tão pequenininho, forem fazer com certeza já estarão fadados ao FRACASSO!!!!

  23. Ah, tá! É verdade sim.
    Uma vez um amigo me disse que no Rio de Janeiro haviam muitos assaltos e traficantes vendendo drogas. Bom, como passei bons anos no Rio e nunca fui assaltado e ninguém me ofereceu maconha, crack ou cocaína, eu não acredito no que meu amigo disse.
    E aí ficou maneira a analogia?
    O Marketing Multinível(MMN)é o seguinte:

    Tem gente que não sabe o que é, e fala sobre o assunto. Tem gente que não sabe o que é e faz sem saber. Tem gente que não entende e informa errado.Tem gente que se confunde e confunde todo mundo. Tem gente que entra e desiste. Tem gente que desiste e volta a fazer. Tem gente que generaliza e vai ser empregado por todaa vida. Tem gente que sabe o que é, entra por que acha o empreendimento viável e lucrativo, informa todas as possibilidades reais do negócio para os outros e ganha muito dinheiro. Resumindo tem dois grupos de pessoas no MMN as que entendem o MMN e as que não entendemo MMN e só. O resto tá dito aí em cima.
    Abraços,
    João Dias Jr.

  24. Olá pessoal , euentendo o que vcs escreveram respeito do MMN, eu estou começando a entender essa rede , e quem acredita real,mente forma outras redes e o sucesso vai depender inteiramente do trabalho de cada pessoa. o seu sucesso depende do seu sucesso e assim será… tem que acrditar nesse MMN pois é so acreditando que funcioan mesmo. bjos

  25. Corri de cima a baixo estes comentários sobre a disertação desinformada do topo e a conclusão que todos, inclusive o comentarista, é a mesma (ele se torna um formador de opiniões).

    Toda organização de pessoas ou entidades que se associam para realizar determinado objetivo, precisam se organizar. A estrutura de organização mais usualmente adotada e a piramidal. Imita-se, quase que naturalmente, a estruturação piramidal da riqueza e do poder na sociedade em que vivemos.
    Mas existe outra estrutura de organização que vem sendo cada vez mais experimentada, especialmente nos paises do primeiro mundo.
    Talvez não tenhão ouvido comentar na estrutura de rede horizontal.
    Todas as empresas que se organizão em estrutura de pirâmide, como as já citadas acima, contêm, em sua própria lógica, dinâmicas perversas, que podem dificultar a realização de seus objetivos e inclusive destrui-las a partir de dentro delas mesmas. Muitas empresas MMN de estrutura piramidal tiveram apenas 5 anos de vida.
    A principal dinâmica desta estrutura é a luta pelo poder e a competição que se estabelece em seu interior para subir na pirâmide, com todas as manipulações disso decorrente.
    Nas estruturas horizontais em rede niguém pode subir a um nível mais alto do que os demais, nem pretender concentrar ou esconder informações: a livre circulação de informações é a condição básica de existência das redes.

  26. olá colega, boa noite

    gostei muito de seu artigo acerca do marketing e piramide, obrigado e muito sucesso para voce.

  27. OLA,pessoal não e porque uma pessoa montou uma loja, supermercado ou padaria e não deu serto que esas atividades não são lucrativas,com o Marketing Multinível ea mesma coisa não importa o que vc fais e sim como vc fais ora alguns são como a galinha sempre de cabeça baixa e comeno lixo outros como a aguia sempre no alto de longe esconhem a sua presa, presa e predador até niso Deus foi perfeito presa com os olhos de lado e predador com os olhos na frente ora alguem tem que estar la guando eu levar o caro para lavar ou levar as malas guando eu viajo

    RODRIGO BRAGA, profissional Marketing Multinível.

  28. Ja trabalhei em duas empresas de marketing multinível, e as experiências colhidas foram, na minha opinião importantíssimas até agora. Sou estudante de Adminstração, e isso me dá o direito de dizer com toda certeza que o marketing é uma alternativa concreta para quem tem vontade de iniciar uma lternativa independente, pois nesse ramo de negócios, como em todos, você tem que pensar por si mesmo.
    Tenho amigos que não tiveram sucesso no MMN, e não os condeno por dizerem que não deu certo para eles.
    Sou bancário, e no ramo tenho que ser também muito empreendedor, pois minha carreira depende do meu estilo de liderar e de mostrar minha capacidade, porém não quero ficar preso a um contra cheque, por isso escolhi fazer MMN.

    Não direi nunca que qualquer pessoa dá certo para o marketing, pois isso é idéia para “vender o peixe” e não ensino isso no meu grupo, mas deixo claro que no nosso negócio, o que dita o sucesso é a atitude, pois isso sim é o motor para que se tenha sucesso em qualquer empreendimento, aliado ao conhecimento e preparação.
    Para desencargo de consciêcia faça o seguinte: estude o marketing, leia sobre o assunto, um bom site é o central multinível, que mostra de forma profissional esse ramo.
    Enfim, quando lhe apresentarem uma empresa de marketing, analise muito bem, porém se você tem perfil para assumir um negócio, pode acreditar que o marketing é sim uma alternativa.
    Um grande abraço a todos!

  29. Aqui se fez criticas fortissimas e defesas acaloradas contra e a favor do marketing de rede,porem talvez por falta de um estudo sobre o assunto,baseado apenas na teoria pré concebida do autor,que ao ser abordado por uma pessoa pobre,fez a sua préconceituosa avaliação,se tivesse sido abordado por um gerente de banco,sua mente teria uma outra avaliação,ambas falsas porem,por não sairem de um estudo didatico sobre o tema
    mas o fato é que existe 4 formas de distribuiçao de produtos
    1-venda no varejo
    2-venda no atacado

    3-vendas direta
    4-vendas marketing de rede
    Notem que ambas as 4 tem a missão de levar produtos para o mercado,e ambas as quatro cumprem com o seu proposito
    A diferença entre élas é que cada uma délas tem uma forma diferente de faze lo
    O marketing de rede opera na tentativa de fazer com que as pessoas melhorem se,para serem duplicadas e seguidas,dando continuidade ao sistema de distribuição
    Quanto ao fato de ganharem muito dinheiro alem de verdadeiro é perfeitamente explicavel e facil de entender
    ao contrario do paradigma que nos foi imposto,o dinheiro que ganhamos não tem relação com o trabalho que executamos,sendo ele arduo ou não,mas é diretamente relacionado com a quantidade de dinheiro que movimentamos!

    quando uma pessoa se torna empresario de MMN,a matriz abre a ele todo o seu estoque de produtos,serviços,e logisticas,se a Matriz for uma empresa poderosa é como se nesse momento ele abrisse uma loja com um estoque de milhões
    todos vencem…não,por que as pessoas reagem de formas diferente as oportunidades que se lhe apresentem,mas se vc me perguntar se todos podem vencer a resposta é sim,por que o estoque disponibilizado é o mesmo pra todos os franqueados

  30. Olá. Estava tentando a algum tempo achar alguma resposta ou alguma coisa que me esclarecesse as idéias a respeito desse tal “Marketing Multi-Nível”.
    Ouvi pela segunda vez a proposta de um tipo de Marketing Multi-Nível. POis então, a prposta deles é extremamente tentadora, eu diria até quase irrecusável, mas eu, como custo a acreditar em qualquer coisa que me dizem, preferi esperar e pesquisar mais sobre isso e sobre a proposta em si.
    Modo na cidade de Novo Hamburgo-RS, tenho apenas 20 anos, tenho curso técnico de química, e aqui na minha cidade essa empresa começou e cresceu de forma espetacular. Eu diria que era mentira, se alguém me contasse, mas EU vi com os meus prórpios olhos 2 amigos pessoais meus, que por sinal são irmãos, ganharem muito dinheiro com isso, e até hoje ganham. Confesso que o dinheiro que eles ganharam em 2, 3 anos de negócio, não ganhariam em 15 anos de trabalho como assalariado!
    Ainda estou a estudar a proposta que me foi apresentada e a procurar respostas sobre essa empresa de “solução financeira”, que é como ela se apresenta.

    Não sei se aqui encontrarei algo conclusivo, mas espero que pelo menos veja alguma coisa que me ajude a construir minhas idéias.

    SDS!

  31. Eu sou produtor stc – sistema de trabalho em casa, eu particularmente não tenho nada a falar da empresa, muito pelo contrário… Acho que existem diferenças grandes entre pirâmide e MMN. William.

  32. Eu concordo com alguns pontos expressos aqui e discordo de outros. Eu um dia também fui convidado para uma desses reuniões de empreendedores. Na verdade a minha esposa que foi convidada e eu fui acompanhando. Não conheciamos o modelo de negócios e resolvemos tentar, a empresa não era das melhores e não vingou no Brasil.

    Eu comecei a ler e me educar sobre Marketing Multinível, Marketing de Rede ou como queira chamar. Principalmente por que eu havia gostado a idéia de poder construir algo que fosse continuar gerando renda, de criar uma estrutura e ser beneficiado de modo direto ao meu desempenho. Eu tava cansado de trabalhar para os outros e ver o dono da empresa se dando bem, enquanto o meu salário continuava o mesmo. Eu tentei tirar tudo que é modismo, excitação e euforia e olhar para a essência do Marketing de Rede, e gostei muito do que vi.

    Mas eu não conseguia entender por que algo essencialmente tão bom pudesse ser tão mal visto por tanta gente. Continuei lendo e falando com algumas pessoas e entendi. É pura falta de treinamento de quem desenvolve o negócio (amadorismo e ganância misturado) e um gosto ruim que fica para quem foi convidado. Exatamente como Marmota descreveu no começo no artigo. Não tem com um convite desses dar resultado consistente. Esse bigodudo não sabe nada, está hipnotizado e concordo que a reunião de algumas empresas parace um culto. Isso acontecia muito no passado e infelizmente ainda acontece.

    Em essência eu sou um defensor do Marketing Multinível. Acho que é um model de geração de renda incrivelmente justo e poderoso. Basta ser humilde para aprender e estar disposto a trabalhar para chegar onde você quer. As metas são claras e bem definidas e se você fizer o necessário chegará onde você quer mais rápido do que imagina e pode se surpreender positivamente com os resultados.

    Está mais do que claro que o Marketing de Rede têm problemas. Muitos já foram citados aqui, mas eu vi muito valor nesse modelo de negócios. O MMN é como se fosse uma criança problemática, eu resolvi ajudá-la a vencer seus problemas. Conheça melhor esse criança, ela pode fazer muito por você se você decidir extender a sua mão. Visite http://www.ondeestaodinheiro.com.br e aprenda mais.

    Eu criei um blog para expor as minha opiniões e para transmitir o que acredito que seja a Verdade Sobre o Marketing Multinível (www.ondeestaodinheiro.com.br/mmn-a-verdade-sobre-o-marketing-multinivel-serie-de-artigos.html).

    O que falta nessa indústria é treinamento. As pessoas devem aprender a trabalhar profissionalmente e não sair abordando qualquer um a qualquer hora para levar para a próxima reunião. Assim como um dentista não pede pra ver a boca de todos os seus amigos e familiares para aumentar o número de clientes dele.

    Marcelo.
    http://www.ondeestaodinheiro.com.br

  33. Ola,pessoal li aqui muintos relatos sobre MMN,mas na verdade o que acontece e que as pessoas muitas vezes falão sem ter conhencimento deste empreendimento,que vem mudando a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo sabemos que no Brasil a grande maioria ganhão abaixo de R$1000.00 por 30 dias trabalhados e seus Pais,avós e familiares tambem sobrevivem com esta miseria de salario ai eles nem se dão a opitunidade de conhecer algo novo,pois tem medo quando alguém lhe fala que este ou aquele esta a melhorar sua vida financeira com um novo negocio,porque por decadas,geraçoes vem sobrevivendo,então quando lhe dizem que tal negocio pode mudar sua vida ele não acredita que pode,pois so lhe disserão que ele não podia isso,não podia aquilo etc.. Mas nos que atuamos neste tipo de negocio temos realmente que trabalhar pessoas nos seus sonhos se e que elas ainda o tem porque o mercado tradicional não respeita o ser humano apenas o usa e quando bem quer o joga fora e as pessoas não percebem e como se elas estivessem anestesiada,bem caro leitor este neg.MMN e o melhor tipo de trabalho que tem no mundo e muinto simples qual foi seu ultimo almento salarial em um ano aposto que nao passou de 10% no ano,agora imagine que se vc trabalhar de 02 a 03 horas tres vezes por semana e ganhar de R$300,00 a R$500,00 extras por mês isto no nosso negocio e normal agora vc tem que esperar 05 anos no seu trab. para ter este almento se vc não for dispensado.Caro amigo se vc for um pouquinho inteligente o minimo que vc deve fazer e se dar uma oportunidade e trabalhar o que e que a maioria das pessoas quando se associa a empresa de MMN,pensa que e bilhete premiado pois nao trabalhão ai saem falando mal deveriam falar que não trabalharão pois eu estou nesse negocio a apenas 08 meses e meus rendimentos supera os 02% DAS PESSOAS QUE MAIS GANHAO NO BRASIL. CORAGEM MEUS AMIGOS ESTE E O NEGOCIO DO SECULO. UMA PEQUENA REFLEÇÃO QUEM TROCA DE CASA,CARRO,VIAJA E AUMENTA O PATRIMONIO VC OU SEU PATRÃO.

  34. Poxa, eu ganho mais de 2,500 reais por mês como funcionário público e acho pouco, estou querendo fazer outro concurso para ganhar pelo menos um inicial de 3.500. Esse negócio de multinível todo mundo sabe que só vai beneficiar a “poucos” e a maioria que está comentando aí defendendo com unhas e dentes são os poucos, que tem medo de perder as “muitas” pessoas que ralam para eles. Isso é para pessoas que não necessitam trabalhar e queiram ter uma “renda extra” tipo a mulher não quer depender de todo o dinheiro do marido. Então ela ganha um “dinheirinho”, vendendo produtos.

  35. Estou estudando e prospectando marqueting multi nível há três anos. Ví que há muitas empresas, muitos produtos, a maioria é ruim para se trabalhar, são ciladas, arapucas medonhas. Procuro aquelas que ofereçam produtos de rápido consumo, de qualidade, interessantes, úteis, preço justo, exclusivo e com plano de compensação equilibrado para, não enricar, más recompensar satisfatoriamente toda a rede. Recomendo a sul americana de cosméticos Belcor. Portifólio completo em 3 catálogos mensais gratuitos, cadastro gratuito, sem mensalidade, produtos baratos, de alta qualidade e clientela satisfeita.

  36. Acredito que as pessoas passam por certas disilusões na vida. porém, Não vejo no multinível nenhuma mazela ou fato perturbador,que deva ser extinto como se fosse alguma praga. Enxergo muitas oportunidades, pessoas não devem se acomodar com o sistema criado para gerar lucros apenas para os donos da empresa. As pessoas tem direito de experimentar novas formas e oportunidades de obter sucesso. Sabemos que é muito difícil, porém ninguém pode negar que a oportunidade existe!sou contra a pessoa usar um dinheiro que não tem, achando que pode se igualar aos MESTRES DO UNIVERSO. A PRUDENCIA é fundamental, sou adepto do multinível mas sou contra a atitudes imprudentes, tanto de quem está no negócio, e principalmente de quem pretende entrar,quem durruba essa ferramenta chamada multinível são pessoas mal orientadas que entram por EMPOLGAÇÃO, esse é um negócio como qualquer outro, Mas nem todo mundo que tem uma lanchonete consegue transformá-la em uma grande rede, tipo MC donalds, mas com certeza consegue tirar alguma coisa de lucro, se nao conseguiu ficar RICO, parabéns do mesmo jeito, errou! Ninguém consegue acertar todas mesmos. Conselho: Não gaste a poha do seu diheiro todo, invista somente aquilo que vc suporta, se não der certo pra vc, valerá a experiencia. Existe uma grande diferença entre EMPOLGAÇÃO e MOTIVAÇÃO,sabendo diferenciar essas duas coisas vc estará um pouco mais preparado. desculpe-me a delonga, e meus parabéns pelo seu blog! jose j. filho defensor do multinível!

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*