O segredo dos anos 80

Em primeiro lugar, inicio a coluna pedindo desculpas aos internautas pela ausência da última semana. Sei que poucos sentiram a falta, mas enfim… Desta vez, consegui escrever esta incauta e resolvi falar sobre um tema que aflige a muitas pessoas da minha época: os brilhantes anos 80!!!

Tempos de Dip’n Lik, Gargamel, minigarrafas da Coca Cola, Ki-suco, Piratas do Tietê, Mad, Dr. Silvana e cia., e logicamente Luciana Vendramini. Mas nada supera os clássicos filmes da década em que o Brasil ainda era governado por milicos ou convivia com os fiscais do Sarney.

Se você quiser aventura ou ação, temos Indiana Jones, Rambo, Comando Delta… Se quiser ficção científica, escolhe entre Blade Runner ou ET. Se optar cine trash, temos Jason, Freddy Kruger e o sanguinário do Halloween, que não lembro o nome. Mas nada supera as impagáveis comédias ou puro besterol americano. E nesta tese verso a minha coluna desta semana. Será curta, prometo…

Não é saudosismo, mas tem coisa melhor (ou pior) do que as aventuras de Dan Monohan no papel do inesquecível Pee Wee, o loser more do Porky’s? Ou então a busca interminável do Último Americano Virgem? Isso sem falar do Loucademia de Polícia, que consagrou Steve Gutemberg bem antes do filme do além Três solteirões e um bebê… Mas o clássico dos clássicos, sem dúvida, é Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off). Um dos primeiros grandes sucessos de Matthew Broderick, que depois estrelaria o blockbuster Godzilla.

Para quem nunca viu as aventuras do estudante Ferris Bueller, a chance é nesta quinta-feira, quando a Globo exibe o filme na Sessão da Tarde. Trata-se das peripécias de Broderick para convencer o seu amigo Cameron (sempre temos um loser na história) a faltar na aula e fazer a festa. Para isso, ele precisa tapear os pais, enganar o diretor da escola, “raptar” a namorada para apenas aproveitar a vida. O filme é tosco, pero um clássico…

Se você já viu e está dando risadas no canto da boca com a lembrança, vai entender minha tristeza com os filmes atuais. É incrível tamanha mediocridade. Para falar a verdade, tenho dó das crianças e adolescentes que têm de conviver com American Pie, Apenas Mais Um Besteirol Americano, Todo Mundo em Pânico ou paródias do Charlie Sheen… Infelizmente, vocês não viram o verdadeiro besteirol americano, comédias sem qualquer sentido, como Um Hotel do Barulho ou Férias da Pesada, que cansavam de passar no SBT.

Não sei os motivos, mas os filmes de agora não chegam nem aos pés dos seus antecessores da década de 80. Para os adolescentes, resta o consolo de ver séries incríveis como South Park ou Simpsons, os únicos seriados que ainda assisto na TV. O humor baseado na história de um loser continua, mas sem a menor criatividade. Cenas como uma menina religiosa tirando a roupa na frente de um homem, segurando uma túnica e cantando “venha a mim” jamais sairão da mente do adolescente Narazaki…

Quiz da semana – Não quero parodiar o André, e também não lembro a resposta. Por isso pergunto: quais serão os nomes dos super-heróis dos sucos em pó Royal nos anos 80? Quem responder vai receber o meu agradecimento, já que estou louco para saber isso. E não me venha falar em Bocão, pois esse foi beeeeeeem depois – até fez ponta em um filme dos Trapalhões…

Narazaki, que vai ficar em casa para ver a Sessão da Tarde nesta quinta-feira, escreve neste espaço quando se lembra.

Comentários em blogs: ainda existem? (12)

  1. Putz!!Sou VIDRADA neste filme (Ferris Buller)…Assisto sempre que dá. E me divirto todas as vezes!A expressão correta é vício… uma vontade louca de ver, rever e reviver aquele dia de farra do Buller.Valeu até um post lá no meu cantinho!’s

  2. convite especial*Dia 13 de julho eh o Dia Mundial do Rock…e vai rolar um som na Web Radio Loebel com chat interativo…encontro vc por la… :)kisses gelados^^(..)^^

  3. Nossa…bons tempos…Os Goonies…Superman 4…Lembro que fiz minha mãe me levar até o extinto cine Metrópole para assistir He-man & She-ra.E é claro, Jornada nas Estrelas IV.^_^

  4. So para registrar: senti falta sua por aqui sim! … e por falar em Tres Solteiroes e um Bebê, por acaso alguém descobriu de quem era aquele vulto que apareceu sem explicação atrás de uma cortina, numa cena na sala?Cobraremos potualidade na proxima semana, ou quem sabe um blog, viu ? afinal, creditos nao lhe faltam…

  5. Caramba… eu já devo ter visto o ‘curtindo a vida adoidado’ umas vinte vezes… e isso só lembrando o tempo em que eu era aborrescente e não trabalhava. Tudo bem… o filme é legal, divertido e tudo o mais, mas será que a globo não se cansa de fazer essa lavagem cerebral nos pobres mortais que ficam em casa à tarde???? risos

  6. Aha! Eu assisti “Curtindo a Vida Adoidado” hoje na Sessão da Tarde!!!Pela milésima vez. E não consegui desligar a tv e fazer o que deveria, como se nunca tivesse assistido o filme e não soubesse cada cena!Ainda mais, resolvemos aqui em casa que é um dos filmes ‘clássicos’ para se ter em DVD. Uma das próximas aquisições, com certeza!

  7. Não conheço um que não tenha assistido menos de três vezes à esse filme, e que mesmo assim, não tenha vontade de assistir de novo… E concordo com vc plenamente, assistir à American Pie é de doer! rsBeijo

  8. Cara Ferris Bueller, foi meu herói na infancia e na adolescencia, e hoje que já tenho 27 anos acho que continua sendo, este filme não ganhou oscar, mas conseguiu algo muito maior ‘ a eternidade’, quem foi adolescente no final dos anos 80 e nos anos 90 e não assistiu este filme, com certeza perdeu muito.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*