O perigo do BlogRating

Já reparou naquele quadradinho engraçado, com a inscrição “blograting” e um número de cinco dígitos? Trata-se de mais uma brincadeira voltada para blogueiros: o BlogRating, um medidor de popularidade para blogs – que deve ganhar novos adeptos depois de virar matéria no Estadão.

Chamo de brincadeira por um motivo simples: seria ótimo se ninguém deturpasse o que um dia já foi uma boa idéia de Daniel Caetano, assumida pelo João Marcelo Barros há algumas semanas (desejando, desde já, sucesso e vida longa nessa empreitada).

Uma das propostas é saber se o blog está agradando, tomando por base o número de visitas diárias – coisa que, quem já usa um contador como o Nedstat, já tem idéia. Partindo desse pressuposto, os primeiros nomes da lista agradam mais, portanto podem ser definidos como “os melhores”… E aí é que mora o grande perigo.

O termo “popularidade” soa como música para os ouvidos de uma parcela capaz de tudo para conseguir visitações expressivas a todo custo, e quie pode enxergar o BlogRating como um simples canal de propaganda – fator que pode inibir muita gente a se cadastrar no serviço, independente de outros que simplesmente detestam contadores e ponto final.

A insistência dessa turma, movida a narcisismo puro e a toneladas de comentários, foi um dos motivos pelo qual Daniel Caetano resolveu abrir mão do serviço:

… A maioria das pessoas entrou num frenesi de querer ficar em primeiro lugar, como se aumentar a tiragem de um livro tornasse seu conteúdo algo melhor… Mas não é assim que funciona, povo. Um livro deve ser bom para que sejam necessárias grandes tiragens e não ter grandes tiragens para que seja bom por consequência.

Assino embaixo, e vou mais longe: adote como premissa fundamental a possibilidade de conhecer novos blogs legais através do BlogRating. Além dos já consagrados Rosana Hermann, Edney e Inagaki, aparecem na lista páginas bem bacanas como Rua da Judiaria, Anônimo Incógnito e The NoWhere Land.

Se bem que nem sei porque sugeri “esquecer esse papo de subir no raning”… Já posso ouvir vozes ao fundo gritando “toliiiinho”.

Atualizado: Nem precisei falar com o João sobre o tema: ele mesmo já deu sua opinião no blog do BlogRating, assim que os primeiros questionamentos sobre a presença dos “joselitos”:

Quem vai julgar se um blog merece ser popular é o leitor dos blogs. Blog é que nem canal de televisão. Se você gostou, vai assistir sempre. Se não gostou, não assiste nunca mais e troca de canal, por um outro que mereça a sua atenção…

Eu fico muito satisfeito, depois de duas semanas de pleno funcionamento (mais uma de testes), ao ver que o site tem atraído muita gente que tem realmente algo para dizer no mundo blog. É verdade, tem mais gente boa do que baixarias por aqui. Isso também inspira muita gente a escrever coisas legais.

André Marmota adora usar a função “rand” do PHP, combinada com um array repleto de frases diferentes. Paaaaarabéns! Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (2)

  1. Obrigado pela citação. Me inscrevi nesta “gincana” por acaso, nem li a matéria jornalistica, mas venho me empolgando com a repercussão.

    Pena que minha “fama” vá durar apenas a semana do Blogs of Note do Blogger.

    Pelo menos espero que os bons leitores continuem frequentando.

    Obriagado pela citação. Já me valeu o dia.

    Abraços

    Pedrox (vulgo, NowhereMan)

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*