O meme da semana

Quantas vezes você não se sentiu saturado após receber ou ouvir uma frase, refrão, melodia ou diálogo do filme Tropa de Elite centenas de vezes? Por conta dessa nossa vida online, coisas assim se espalham em nossas mentes como vírus.

Sabia que essas “coisas assim” tem um nome? Chama-se meme – o responsável pelo batismo foi um biólogo britânico, chamado Richard Dawkins. Definição básica encontrada via Google:

“Memes (discretas unidades de conhecimentos, tagarelices, piadas, etc) estão para a cultura como os genes estão para a vida. Tal como a evolução biológica é guiada pela sobrevivência dos genes mais adaptados em um meio, a evolução cultural pode ser guiada pelos memes mais bem sucedidos”.

Uma porção de gente tratou de “gerar memes” em seus sites pessoais, o que provocou um debate absolutamente desnecessário: quando o “passa-adiante” não é espontâneo, isso chama-se meme, tag ou corrente?

A brincadeira mais popular dos últimos meses tinha a ver com um livro aberto na página 161, cuja quinta frase completa deveria ser reproduzida. Trata-se de um vírus mutante: em 2004, a página era a 23. Outras variantes circularam neste verdadeiro telefone sem fio, como bem lembrou o Dudu Tomaselli.

Alguém pode até dizer que a quinta frase da página 161 não é exatamente um meme… Bem diferente da mensagem que já recebi de todas as formas possíveis na última semana – inclusive oralmente, na mesa de bar. Muito simples: “entre no site dos Correios e digite o CEP 08383-015″.

Os Correios esclarecem: não é uma ação de hackers. “O logradouro Rua Timão, Bairro Terceira Divisão, existe há mais de 10 anos, possui distribuição domiciliária regular e na sua extensão há mais de 20 empresas instaladas. O bairro Terceira Divisão consta no Guia Postal Brasileiro – 9ª edição. Os nomes, tanto do bairro quanto do logradouro, não foram oficializados pela prefeitura de São Paulo, mas o critério de atribuição de CEP contempla tal situação”.

Pouco mais de 200 cururus já fizeram menção ao CEP engraçadinho. Até o final da Série B do ano que vem, esse meme deve continuar bem forte web afora.

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (6)

  1. Hahahaha, impagável! Espero fazer bom uso do CEP engraçadinho durante todo o ano de 2008.

    E não agüento mais nada que diga respeito ao Tropa de Elite! Pior que o filme – sim, não gostei – só mesmo a repercussão… Cruzes!

    PS – Cara, sei que tô bem atrasado, mas só agora fiquei sabendo de suas novidades profissionais. Dê notícias! Abração e boa sorte, sempre! :)

  2. Eu já me enchi desses memes. No começo era bacana, mostrava integração com outros blogs/blogueiros. Até o ponto em que a prática se tornou febre e a cada dia surgia uma proposta mais sem graça que a outra.

    De agora em diante, só os interessantes.

  3. Bom, primeiro de tudo, preciso dizer que eu acho que nunca vou me cansar de ouvir piadas envolvendo Tropa de Elite! Já viu as que o Pânco faz? Até as do Casseta e Planeta são boas, huahuahua! XD Juro!

    Segundo de tudo, até o site da Jovem Pan noticiou que a R. Timão era ação de Hackers! O.o Acho que o Andrés Sanches devia construir logo um estádio para a gambazada, nesse logradouro.

    Abração, Marmotones!

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*