Melhor blog do mundo é brasileiro

Até bem pouco tempo, blog era apenas uma modinha. A cada hora, um cururu percebia o quanto era fácil criar um (inclusive eu). Acreditava ser mais fácil ainda torná-lo popular, já que outros cururus faziam questão de distribuir “awards” a rodo. Era um “tsunami” de páginas, mas que não resistia a uma simples pergunta: para quê isso?

A era da modinha está acabando. A onda passou e levou embora todos que não sacaram o potencial da ferramenta, ou não tinham nada a dizer. Infelizmente, derrubou muita gente boa, mas se cansaram da enxurrada. O mar de blogs ainda é gigantesco, mas a calmaria é ótima para os navegantes, que podem descobrir ancoradouros excelentes com muito mais facilidade.

Nesse contexto, sobra credibilidade para um prêmio como o The Best Of Blogs, ou simplesmente The BOBs, concurso internacional promovido pelo grupo de comunicação alemão Deutsche Welle. Pode parecer injusto escolher um único blog e rotulá-lo como o “melhor do mundo”. Eu mesmo conheço dezenas que mereciam o mesmo título. Em compensação, uma iniciativa dessas valoriza essa brincadeira, derrubando o estereótipo negativo de “blogueiro”.

Enfim. Toda essa introdução filosófica para chegar aos finalmentes: o vencedor da principal categoria – melhor weblog, pelo júri popular, é brasileiro. E com certeza você lê sempre: Por um Punhado de Pixels, do Nemo Nox – conhecido ainda por ser o primeiro “blogueiro” em português. Deixou para trás concorrentes de peso, como o Boing Boing. Merecidíssimo.

Pelo júri oficial, o melhor weblog do munddo é o The Dog Newspaper, da China (como não consigo ler, reafirmo que o melhor é o PPP). Na categoria melhor weblog jornalístico em português, o Ponto Media e o Ricardo Noblat levaram os prêmios, respectivamente, pelo júri oficial e popular. Conheça aqui os outros vencedores do The BOBs.

André Marmota dialoga muito com o passado, cria futuros inverossímeis e, atrapalhado, deixa passar algumas sutilezas do presente. Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (2)

  1. Concordo contigo que o Nemo ganha do chinês! Enfim … Tá rolando também um concurso de blogs educativos e acadêmicos, o Edublog Weblogs Awards.
    Beijo, Elisa

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*