Hora de rever os palpites para a Copa

Não existe resposta definitiva para uma das questões mais recorrentes nos últimos dias: como você preencheria uma tabela da Copa do Mundo até o fim? Em dezembro, convidei nossos três ou quatro visitantes para fazer isso, e os comentários respondem por si. Existem dezenas de possibilidades, e todas elas fazem sentido.

Porque no fundo, o que não faz sentido é a nossa predisposição em tentar adivinhar um negócio totalmente imprevisível, o que convenhamos, é uma das razões pelas quais o mundo perde tempo com futebol.

Enfim, conversei longamente com meu fiel escudeiro Narazaki no último final de semana, derivando sobre muitas possibilidades. Ele analisou friamente, usando seus conhecimentos e as impressões dos primeiros dias de treinos. Eu simplesmente despiroquei, chutando completamente baseado em algumas premissas básicas: desde 90, ao menos um africano se classifica; pelo menos um campeão mundial fica na primeira fase (em 2002 foram três); e o Brasil é tão favorito, mas tão favorito, que vai ser muito difícil não tropeçar.

Para seguir nosso raciocínio e te ajudar a elaborar o seu, vamos republicar aqui o esqueminha de dezembro. Escolha o primeiro e o segundo colocado de cada grupo e, na parte de baixo, vá decidindo qual time segue até a final. Se quiser, faça isso várias vezes – para começar do zero, é só “zerar” o esquema clicando em “fazer de novo”.

Primeira fase

Grupo A
1º Escolha…AlemanhaCosta RicaPolôniaEquador
2º Escolha…AlemanhaCosta RicaPolôniaEquador
Grupo E
1º Escolha…ItáliaEUAGanaRep. Tcheca
2º Escolha…ItáliaEUAGanaRep. Tcheca
Grupo B
1º Escolha…InglaterraParaguaiT. TobagoSuécia
2º Escolha…InglaterraParaguaiT. TobagoSuécia
Grupo F
1º Escolha…BrasilCroáciaAustráliaJapão
2º Escolha…BrasilCroáciaAustráliaJapão
Grupo C
1º Escolha…ArgentinaC. do MarfimS. e Mont.Holanda
2º Escolha…ArgentinaC. do MarfimS. e Mont.Holanda
Grupo G
1º Escolha…FrançaSuíçaCoréiaTogo
2º Escolha…FrançaSuíçaCoréiaTogo
Grupo D
1º Escolha…MéxicoIrãAngolaPortugal
2º Escolha…MéxicoIrãAngolaPortugal
Grupo H
1º Escolha…EspanhaUcrâniaTunísiaArábia
2º Escolha…EspanhaUcrâniaTunísiaArábia

Oitavas-de-final

x
x
x
x
x
x
x
x

Quartas-de-final

x
x
x
x

Semifinal

x
x

Final

x

Costa Rica? Paraguai? Costa do Marfim? – Pelo menos em algumas coisas eu e Narazaki concordamos: nada de Equador, Trinidad e Tobago, Togo, Arábia, Irã, Austrália, entre outras babas. Achava que seria moleza entrar num acordo com a maioria das seleções, mas o embate de idéias começou logo no Grupo A. Meu amigo nipônico duvida da capacidade da Costa Rica em se classificar, apostando na Polônia como a segunda força da chave, logo atrás da Alemanha.

A discordância prossegue na chave seguinte. Quem rivaliza com a Inglaterra? Para mim, a Suécia, que historicamente se sai bem na primeira fase – em 2002, a dupla sobreviveu ao então Grupo da Morte, com Argentina e Nigéria. Narazaki discorda, e acredita na força sul-americana do Paraguai.

Palpite do Narazaki
Oitavas: Alemanha x Paraguai, Argentina x México, Inglaterra x Polônia, Portugal x Sérvia e Montenegro, República Tchecax Japão, França x Espanha, Brasil x Itália, Ucrânia x Suíça
Quartas: Paraguai x Argentina, República Tcheca x França, Polônia x Portugal, Brasil x Ucrânia
Semifinais: Argentina x França, Portugal x Brasil
Final: Argentina x Brasil
Campeão: Brasil

Meu palpite
Oitavas: Alemanha x Suécia, Sérvia e Montenegro x México, Inglaterra x Costa Rica, Portugal x Costa do Marfim, República Tcheca x Japão, França x Ucrânia, Brasil x Itália, Espanha x Suíça.
Quartas: Alemanha x Sérvia e Montenegro, República Tcheca x França, Inglaterra x Portugal, Itália x Espanha.
Semifinais: Alemanha x República Tcheca, Inglaterra x Itália.
Final: Alemanha x Inglaterra
Campeão: Inglaterra

Agora, o Grupo C. Na prática, qualquer combinação é perfeitamente possível. Por isso, fiz uma aposta alta: Sérvia e Montenegro em primeiro, Costa do Marfim em segundo. Primeiro porque, se existe algum africano que pode ser o Senegal da vez, é Costa do Marfim. Depois, porque a Holanda, pela qual eu vou torcer independente da minha aposta, está longe de ser a surpresa dos anos 70 e 90. Por fim, eu quero mais é que a Argentina exploda de novo.

Obviamente, Narazaki acredita ao menos em uma das duas tradicionais seleções da chave, dando voto de confiança para os argentinos. Sérvia e Montenegro passaria em segundo. “Mas aí nenhum africano teria sucesso na Copa, Narazaki?” Não, graças ao sorteio, que foi terrível para os conterrâneos do Drogba. Mas enfim, tudo pode acontecer aqui – ao contrário da chave D, ou alguém duvida de Portugal e México?

Agora, os grupos E e F. Aqui, sem grandes dúvidas sobre quem pega Brasil e Japão, primeiro e segundo do F, na fase seguinte. E eu tenho convicção de que a Itália será a pedra no nosso sapato, já que a República Tcheca tem a seleção mais forte da chave. Narazaki só concorda com as posições dos grupos, sem essa de “pedra no sapato”.

Aqui chegamos aos grupos “quem se importa?”. Pelo coração de Narazaki, França e Suíça são os favoritos (os meus também). Mas ele desconfia dos bleus, e não descarta uma surpresa coreana – a Coréia, aos olhos do japonês Narazaki, é tão repulsiva quanto os argentinos. Por fim, no Grupo H, Ucrânia leva vantagem sobre a Espanha para o meu amigo. Eu ainda sou bobo e dou um voto de confiança à Fúria.

Itália? Portugal? Inglaterra? – Finalmente, o mata-mata, onde a porca torce o rabo da onça bebendo água. E Narazaki começa polemizando, derrubando os donos da casa diante do Paraguai. Ele também derrubou a Inglaterra diante da Polônia, lembrando da pequena diferença entre as seleções nas eliminatórias européias.

Eu também não fico atrás em matéria de polêmica. Obviamente que o Brasil é o grande favorito, tem tudo para ser hexacampeão, vou torcer muito por isso e, pelo material humano que possui, só conseguiria perder para ele mesmo. Mas se eu tivesse dez fichas, apostaria umas sete delas em uma eliminação precoce diante da Itália. Eu sei, a Azzurra não tem nada de mais, e vive um momento conturbado graças aos escândalos envolvendo dirigentes da Juventus. Mas enfim, se a seleção brasileira rodasse aqui, não me surpreenderia.

De acordo com a minha avaliação catastrófica, restariam oito seleções européias nas quartas-de-final, um verdadeiro desastre para a escola sul-americana. Pelo meu caminho tortuoso, alemães e ingleses, alvos de total desconfiança de seus torcedores, eliminariam seus adversários, entre eles Portugal e França, até chegar a uma reedição de 1966.

Para Narazaki, Brasil e Argentina avançariam até as semifinais. Mas enquanto o japonês garante os hermanos na decisão, ele hesitou profundamente ao encontrar brasileiros e portugueses lutando por uma vaga na finalíssima. Segundo Narazaki, este seria o maior desafio para os brasileiros. Argentina e Portugal até fariam uma decisão muito interessante, mas ele quer mesmo é ver a seleção brasileira ser hexa diante dos nossos maiores rivais!

Surpresas? Confirmações? Decepções? – Para chegar ao meu palpite ousado, levei em conta uma velha máxima, que a cada ano se torna menos verdadeira: a força da camisa ainda ganha jogo. Acho muito difícil que alguma seleção que nunca chegou a uma final de Copa consiga o feito. A única “surpresa” entre as oito melhores seria a República Tcheca, que ao lado da Ucrânia, é candidata a Bulgária de 1994, Croácia de 1998 e Turquia de 2002. O problema dos ucranianos é o estado físico do Shevchenko.

Narazaki, pelo contrário, lembrou da Grécia campeã européia, do Once Caldas campeão sul-americano, e até de Paulista e Santo André, campeões da Copa do Brasil. Não tem essa de “seleções tradicionais”, mesmo em copas do mundo. Até porque, não faz muito tempo uma seleção que jamais conquistou uma Copa chegou à final: a França, que acabou com o título. Apesar disso, ele não acredita em algo como República Tcheca x Portugal na final.

A bem da verdade, é praticamente impossível não acreditar na seleção brasileira. É como tentar adivinhar qual será o destino de cada uma das 32 seleções antes da bola rolar. E eu lanço aqui um desafio: tanto eu quanto o Narazaki erramos nossos palpites – apesar de fazer figa pro japonês acertar ao menos o campeão dele.

Atualizado – Não deixe de ver ainda o palpite do professor Idelber.

André Marmota dialoga muito com o passado, cria futuros inverossímeis e, atrapalhado, deixa passar algumas sutilezas do presente. Quer saber mais?

Leia outros posts em Marmota na Copa. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (19)

  1. É algo de inacreditável meu conhecimento acerca de futebol. Digamos que se iguala a meu conhecimento acerca de física quântica, matemática financeira,hebraico e Direito Canônico.
    Dado o vasto conhecimento não vou nem tentar responder pra não pagar mico ( se bem que agora já é tarde demais… risos)
    Beijo, moço!
    Carol

  2. Desde que saiu a tabela da Copa eu venho cravando o seguinte:

    1) O Brasil cai nas oitavas-de-final contra a Itália.

    2) Alemanha x Inglaterra fazem a final. Alemanha é campeã.

    Ganhar uma Copa do Mundo na Europa, depois de ter chegado a três finais consecutivas (com dois títulos e um vice), é praticamente impossível.

    Espero estar errado, mas o Brasil passará longe do hexa.

    E o campeão, quase sem qualquer dúvida, será europeu.

  3. Fiz o meu e deu Brasil(mesmo q eu axe q naum ganhe mas torço por ele) contra Republica Tcheca na final sou fã desta seleção. E Alemanha em terceiro, Italia desclassificada pelo brasil nas oitavas e holanda em 4°
    Abraço

  4. Huuumm… Adoro previsões. Na minha, deu Brasil e EUA e Alemanha e Inglaterra logo nas Oitavas. Os Bretões cairiam diante da Holanda nas quartas, assim como a Rep. Checa diante da França. Os bleus ficariam na Semi, diante da Laranja, que chegaria à final contra o Brasil.

    Ainda acho que a Holanda vai dar trabalho…

  5. Minha final deu Brasil versus República Tcheca. Porque eu creio em São Nedved acima de todas as coisas (como torcedor da Juve tento ser) e, além de ser República, ela é Tcheca, oras! :oP

  6. Eu acho que fica Brasil e Holanda na final e a Holanda leva. Se bem que fiquei bem em dúvida na hora de chutar quem ganha no jogo Brasil x Argentina na semi. Sei que o time da Argentina não é nenhuma Brastemp, mas é sempre a Argentina, né? Tenho traumas desde a Copa de 90.

  7. Para quem não sabe o Narazaki é o maior papa-bolão da turma.

    Vou deixar os palpites que usarei no bolão da GE aqui:
    http://www.gazetaesportiva.net/promocao/copa/2006/bolao/

    ALEMANHA x PARAGUAI
    ARGENTINA x MÉXICO
    INGLATERRA x POLÔNIA
    PORTUGAL x COSTA DO MARFIM
    REPÚBLICA TCHECA x JAPÃO
    CORÉIA x UCRÂNIA
    BRASIL x ITÁLIA
    ESPANHA x FRANÇA

    ALEMANHA x ARGENTINA
    REPÚBLICA TCHECA x CORÉIA
    INGLATERRA x PORTUGAL
    BRASIL x ESPANHA

    ARGENTINA x REPÚBLICA TCHECA
    INGLATERRA x BRASIL

    ARGENTINA x BRASIL

    BRASIL

  8. Caramba, acabei de fazer um post com meus palpites, estava fechando o gabinete e pensei: “vou dar uma visitada no Marmota”. Chego aqui e vejo este post! Concordo com o Narazaki que o Paraguai tem mais chances que a Suécia. Estranhou-me que nenhum de vocês dois apostasse na Holanda. Enfim, depois dá uma passada lá . . .

    Abraços,

  9. Eu também estava apostando na Inglaterra, Marmota. Até o Rooney bichar. Aí, eu acho que a inglaterra já erikson, e que a Suécia chega até as semi.

  10. vamos ter uma final sul-americana
    brasil x argentina
    e tome emoção!!!!!!!
    aguenta coração!!!!!

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*