Faça sua placa de rua paulistana – agora com gerador

Em 7 de dezembro do ano passado, a prefeitura aprovou um contrato com a Pic Indústria e Comércio, mudando as placas que dão nomes às ruas da capital. A instalação começou em janeiro, a partir do centro velho. E em muitos bairros, as novas placas já estão devidamente posicionadas.

Nem todos os paulistanos estão satisfeitos. Em algumas delas, não há contraste entre as faixas coloridas (que designam as regiões da cidade) e os números das ruas. Ninguém consegue ler textos brancos em uma tarja laranja, por exemplo. Mas tem mais: de acordo com o novo padrão, a placa mostra o apelido da via em letras maiores. Só que muitos desses “nomes populares” viraram sugestões absurdas: a Praça Ramos, por exemplo, virou “R. Azevedo” – Rua Azevedo?

Nos dois casos, as placas de rua foram (ou serão) trocadas. Sem contar essas aberrações, nos postes e placas derrubados por acidentes de trânsito ou vândalos desocupados, a estimativa é a de que, em 2007, aproximadamente 40 mil placas serão trocadas. Há uma estimativa de 72 mil placas. É placa bagarai.

Quando a iniciativa foi anunciada, fizemos aqui uma contribuição para tentar ajudar aquele prefeito que num Kassab nada, liberando este arquivo PSD para quem quisesse bolar sua própria plaquinha. A brincadeira, evidentemente, não pegou: são precisos muitos cliques e alguma habilidade no Photoshop. Faltava um gerador automático pra brincadeira bombar.

Não falta mais. Nada como um final de semana de folga, além de alguns conhecimentos parcos em PHP. Aqui vai o Fazedor de Placa de Rua de São Paulo. Fique à vontade para criar placas à vontade e auxiliar a prefeitura a instalar muitas placas na cidade.

André Marmota formou-se jornalismo e ainda estuda o tema na pós-graduação. Mas o que importa é ter saúde, não é mesmo? Quer saber mais?

Leia outros posts em Faça fazendo. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (5)

  1. Aquelas branquelas do centro eu achei bem chatas. Já que vai trocar tudo, eles podiam ter pensado um pouco melhor. Mas, o placa-o-matic é sensacional mesmo.

  2. Obrigada pela visita no meu blog! Adorei o fazedor de placas! Achei que você era mais de uma pessoa pelo que você escreveu no post: “Quando a iniciativa foi anunciada, fizemos aqui uma contribuição…” Abraços!

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*