Em quem você vai votar neste domingo?

Alegria alegria, moçada! Nesse domingo, o país inteiro vai acordar com a mão na consciência e escolher criteriosamente os nossos representantes no poder, digitando vinte e uma teclinhas numeradas e coloridas! Apesar da vocação apartidária (e até certo ponto alienante) deste espaço, decidimos questionar os transeuntes que caem aqui diariamente sobre a preferência em relação aos presidenciáveis da vez.

Antes, porém, uma ressalva necessária. Ao contrário das pesquisas eleitorais registradas no TSE, esta enquete chinfrim não se caracteriza como tal, nos moldes da Lei relacionada. Temos aqui um mero levantamento, sem controle de amostra nem qualquer metodologia científica. Contamos apenas com a participação espontânea dos interessados.

Com tudo esclarecido, vamos ao resultado. Você tem alguma idéia sobre quem foi o mais votado?

Não, meu nobre molusco. Por incrível que pareça, o eleitorado que frequenta este espaço não bate com a projeção nacional, que devem elegê-lo já no primeiro turno, neste domingo. Inclusive, vejam só isso: entre os nossos visitantes, nosso atual presidente ficaria em terceiro lugar, deixando um hipotético e improvável segundo turno entre Geraldo e Heloísa.

Tivemos a participação de 176 virtuais eleitores. 58 deles (33%) escolheram o ex-governador paulista do PSDB. Outros 46 (26,1%) optaram pela senadora alagoana do PSOL. E 38 votantes (21,6%) sufragaram o balaustre do partido dos trabalhadores (sufragaram o balaustre ficou bem feio, né…). O quarto grande nome desta eleição, o ex-ministro da educação Cristovam Buarque, do PDT, é o preferido de 14 participantes (8%). A seguir, ainda na casa das dezenas de votos, o nosso “brancos e nulos”. Foram 12, 6,8%.

A partir daí vem a faixa do estímulo, ou ainda o “agradecemos a sua participação”. A simpática Ana Maria Rangel, do PRP, teve quatro votinhos (2,3%). Ê-ê-êi-mael, o democrata cristão, teve dois (1,1%). Rui Costa Pimenta, que bate cartão e não vota em patrão, empatou na lanterninha com Luciano Bivar, do aguerrido PSL, com um votinho cada (0,6%). Provavelmente, nem mesmo na “zona do rebaixamento” nossa pesquisinha vagabunda esteja de acordo com o previsto nas urnas.

Mas você está curioso para saber em quem eu vou votar neste domingo?

Mmmhhh… Lamento, camarada, mas não. Concordo que, em quatro anos, o país melhorou em muitos aspectos. A maioria da população vê isso e aprova o atual governo. Tanto que, apesar dos escândalos todos, o povo já fez sua escolha. Aliás, essa decisão não foi tomada nessa semana, por causa da pataquada do dossiê. Isso é coisa de meses e meses. É a mesma razão pela qual eu digo que já votei no senhor três vezes, mas estou um bocado decepcionado com o que vi com a sua falta de postura na maioria desses episódios lamentáveis.

Ao mesmo tempo, preciso dizer algo que vai chatear a todos que vão participar do processo e condenam aqueles que não vão ajudar a transformar o Brasil. Por razões que não cabem aqui, vou passar o final de semana no Rio Grande do Sul, por isso o máximo que vou fazer neste domingo é preencher meu formulário de justificativa eleitoral e entregar na primeira escolinha gaudéria que encontrar.

Acredito que a metade vai dizer “nossa, que inveja”. Outra metade vai dizer “nossa, que besta”. Mas se serve de consolo, eu já tinha decidido pelos meus candidatos antes dessa surpresa. Quem ainda tiver dúvidas e quiser pegar emprestado meus votos, pode anotar: Suplicy senador (131), Mercadante governador (13, apesar do desempenho medíocre no debate da Globo) e Cristovam presidente (12).

Para os cargos legislativos, eu tenho duas teorias. A primeira: para facilitar o trabalho do chefe do executivo, convém escolher alguém do mesmo partido. A segunda: para dificultar a eleição daqueles manés com currais bem definidos, convém não votar na legenda. Assim, meus candidatos para federal seriam José Eduardo Cardozo (1301) e Célia Leão (45200).

É, eu sei. Mas seria engraçado se qualquer um dos três esforçados candidatos a anti-lula chegassem a um segundo turno. Enfim, a gente se vê na segunda-feira. Vote consciente, e boa viagem!

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Marmota pergunta. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (15)

  1. André, por usar a expressão “sufragaram o balaústre” vc acaba de subir mais um ponto no meu conceito! (A propósito, vc já tem 4 pontos numa escala de 0 a 1000).

    Achei de muito bom senso as suas escolhas. Só acho que você se enganou ao dizer que ao não votar na legenda vc dificulta a vida dos “manés”.
    Na verdade, qualquer voto, seja no deputado ou na legenda, contribui para que o partido ganhe mais uma cadeira na câmara. Votar na Célia Leão, por exemplo, ajudaria o PSDB a ganhar mais uma vaga (não necessariamente a da candidata), assim como votar na legenda.
    Veja mais em: http://eleicoes.uol.com.br/2006/infografico/especial_001.jhtm

  2. Pois aí vai a minha chapa:

    Presidente – Heloísa Helena (50)
    Governador – Plínio de Arruda Sampaio (50)
    Senador – Eduardo Suplicy (13)
    Deputado federal – Ivan Valente (5050)
    Deputado estadual – Carlos Gianazzi (50789)

    Bom voto amanhã. E que venha o segundo turno, para o bem do Brasil!

  3. Já que é para divulgar a chapa, aí vai a minha também (que é igual a todo Fábio):

    Presidente – Heloísa Helena (50)
    Governador – Plínio de Arruda Sampaio (50)
    Senador – Eduardo Suplicy (131)
    Deputado federal – Ivan Valente (5050)
    Deputado estadual – Carlos Gianazzi (50789)

    ps: Fábio, você esqueceu o “1” no número do Suplicy! =)

    Beijo

  4. O resultado é inevitável, mas apesar de tudo não deixo de apoiar meus candidatos porque estão mal nas pesquisas. Mas segundo turno com o Picolé de chuchu? Ninguém merece.

  5. O Paulista NÃO aprendeu a votar:
    Maluf, Russomano, Clodovil e Enéias, nas quatro primeiras posições…

    Vai mudar alguma coisa???

    Um abraço!

  6. Oi André. Primeira vez por aqui e adorei o que li.
    Concordo com tudo q vc disse nesse post, mas vejo hj que vc estava enganado sobre o Lula levar essa assim tão fácil. Ainda bem, existe uma chance! Abraços e apareça lá no meu cantinho.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*