De volta ao berço, longe da Coca-Cola

Demorou 108 anos paraque o mundo assistisse ao que os gregos são capazes de fazer para emocioná-lo. Mais do que isso: a exuberante cerimônia de abertura, transmitida por mais de 300 emissoras de TV (inclusive pelo Galvão) tirou aplausos até dos críticos, que esperavam por desorganização e gafes num estádio em obras.

Que nada. Apesar da simplicidade ao contar a história do berço da civilização moderna – lançando mão da tecnologia apenas na hora de drenar o lençol d’água e nos efeitos pirotécnicos, parecia uma festa de primeiro mundo. Excelente resposta à Coca-Cola.

Explico. A festa desta sexta-feira estava marcada, originalmente, para 1996 – ano do Centenário dos Jogos da Era Moderna. Mas a patrocinadora do COI – que coincidentemente mantém sua matriz na capital do estado norte-americano da Geórgia – mexeu seus pauzinhos e inflou o favoritismo de Atlanta, dada como eleita um ano antes.

Deu no que deu. Quem foi até lá (como conta o meu chefe) prefere esquecer as dificuldades encontradas para enviar suas matérias, diante dos intermináveis problemas de comunicação. Entre outras bizarrices que transformaram os Jogos de Atlanta na edição mais bagunçada e esquecível da história olímpica.

Justiça feita. E graças aos deuses gregos (e não ao refrigerante), Atenas 2004 tem tudo pra ser inesquecível.

Eh, Brasil! – Como é lindo ver nosso país entrando no Estádio Olímpico usando esse uniforme tão bonitinho… A propósito, eu só vi depois: no momento do desfile, ouvia tudo pelo rádio (coisa mais ingrata narrar uma festa essencialmente visual no AM…).

Eh, Brasil 2! – Imaginem se os Jogos fossem no Rio de Janeiro: desfile bolado por Joãosinho Trinta, usando mulatas e astronautas voadores sobre o Maracanã, e dirigido por Marlene Mattos!!! Bom, ao menos não teria a Bjork…

Bolão olímpico – Continuo com o meu palpite: doze medalhas para o Brasil. E aqui vai um chute bem pitagórico: três de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. A revista IstoÉ publicou a avaliação da Sports Illustrated, que também cravou o 12: quatro de ouro (Scheidt, vôlei masculino, Ricardo/ Emanuel e Daiane); três de prata (Carlos Honorato, Márcio/Benjamin e Thiago Pereira, que nada neste sábado) e cinco de bronze (Mário Sabino, Daniel Hernandes, Edinanci, vôlei feminino e Adriana/Shelda). Hora de esperar pela confirmação (ou não) dos palpites.

Quatro anos de Eh, Brasil! – Aliás, bem lembrado: há quatro anos, no sétimo andar do número 900 da Avenida Paulista, era criado o bordão que contagiou toda uma nação durante os Jogos de Sydney: Eh, Brasil! Boa, Max!


onde acompanhar

palpites

Comentários em blogs: ainda existem? (9)

  1. Concordo mais ou menos contigo, André, acho que vamos conseguir mais medalhas que em Sidney e menos que em Atlanta. Talvez umas três de ouro e um monte de bronze.

  2. E já temos o primeiro Eh, Brasil das Olimpíadas: Thiago Pereira e Lucas Salatta não se classificaram para a final dos 400m medley. Eh, Brasil!

  3. Tá para nascer algo que desbanque o Misha! Achei a cerimonia essencialmente curta, apenas bonitinha. Odiei Byork (Para variar estava nervosa, como no OSCAR – Afinal de contas o que é cantar para 4,5 bilhões de pessoas?). E a pira? Foi frustrante…

  4. Não pude assistir tudo, mas gostei do que vi. Uma coisa me grila: este desespero por medalha, a qualquer custo. Esporte não é isso e ISSO mata o verdadeiro esporte.
    Olhem como a midia redige as suas manchetes: A aniquilou B; Na GUERRA das medalhas…; a PRODUTIVIDADE do time C…; e por aí vai…
    Grana, dopping, mais grana, mais dopping, patrocínio, escravidão de corpos. O ‘espetáculo’ é lindo, mas não dá para esquecer o que tem por trás da beleza e dos sonhos das pessoas.

  5. Salve, Salve! Estou passando para avisar que tanto o seu blog quanto o seu fotolog acabaram de ser citados na última matéria do Jornal do Blogueiro ( http://jornaldoblogueiro.blogs.sapo.pt ). Agora que a moda é Orkut, resolvemos abordar o tema fotolog, já que afinal a moda passou… Você está gostando do fotolog ? Por que resolveu aderir ? Ou melhor, por que continuou no fotolog ? O objectivo da matéria foi juntar um grande número de blogueiros conhecidos para abordar o tema. São mais de 60 fotologs, a maioria com certeza você conhece. Essa matéria com essses links facilita também a interação entre a comunidade blogueira. Ficaríamos imensamente gratos com a sua colaboração, com as suas idéias e a sua opinião. Afinal, interagindo que conhecemos muito mais da blogosfera, principalmente no caráter humano. Bom fim de semana. P.S: Avante, Brasil!!!!!!

  6. Oi seu blog tah mtu lindo… adorei ele….^^ faz um fvr??? Paxa nu meu bloguinhu [lpsempre.zip.net] i dexa um comentariu lah? o.o brigadinhu desd jah….. xau xau

  7. Oi André, adoro ver teu entusiasmo ao falar dos jogos!!! Aliás, já estou vindo aqui pensando: qual a novidades sobre as olimpíadas que o Marmota deve ter contado hoje!????
    Concordo contigo sobre a cerimônia de abertura: espetacular e emocionante e gestos simples, como aquela mulher grávida com a barriga iluminada entrandon no mar que, de repente, vira uma imensa via láctea humana. Idéia genial! Foi realmente muito bonito…

    Beijos, Elisa

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*