Contra os spammers nos comentários

Sei que ninguém perguntou, mesmo assim acho interessante responder: desde sexta-feira, a janela de comentários deste espaço ganhou um campo novo. Trata-se de um código aleatório, que deve ser preenchido junto com os dados pessoais e, claro, a opinião propriamente dita. Para quem visita seus blogs favoritos diariamente, nenhuma novidade: o recurso é muito comum em boa parte deles.

A medida foi inevitável diante da enxurrada de robôs-comentaristas, que redescobriram este espaço e poluíram o sistema de comentários em praticamente todos os posts de nossos arquivos. Diariamente, eram milhares de bobagens do tipo “buy adipex, knew phentermine, credit loan and refinance debt, texas holdem poker casino”, entre outros links nocivos. A idéia é simples: quanto mais links para essas encrencas, melhor seu posicionamento nos mecanismos de busca.

A primeira providência foi habilitar o recurso do WordPress de bloquear algumas palavras – como as dos exemplos acima. Na prática, tais comentários simplesmente não são publicados. Mas ainda tinha o trabalho diário de “limpar” a base de dados, excluindo todo o lixo.

Foi preciso uma “paulada maior”: com o recurso da imagem randômica, plugin bolado por um sujeito bacana cuja alcunha é Gudlyf, todo comentário precisa ser validado por esse código aleatório. Caso contrário, não entra. Torço que o recurso não tenha intimidado nenhum dos nossos doze visitantes diários!

A luta contra esses picaretas, no entanto, está longe de acabar. Tanto que a comunidade desenvolvedora do WordPress cria novas armas de combate aos spammers a todo momento. Usuários do MovableType (caso deste blog até março) também sofrem com esse mal. Vamos continuar de olho.

André Marmota formou-se jornalismo e ainda estuda o tema na pós-graduação. Mas o que importa é ter saúde, não é mesmo? Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (6)

  1. Complicado esse sistema, não poderia ser uma palavra ao invés de uma senha aleatória? Acho curioso esse problema, nunca tive nada parecido. Será que o blogger faz essa “limpa” automaticamente? E já que estamos comentando comentários…O que faz o , , ,

    , , , e o ?

  2. Marfil, não foi idiota, não! Apenas complementando, as tags acima permitem inúmeras possibiidades: links, formatação de texto, legendas ocultas…

  3. Oi, eu estou com o mesmo problema, não aguento mais esses spammers nos meus comentarios, e tb não consegui fazer o download do plugin que vc sugere..
    Como faço o download?
    Obrigada

  4. olá um comentario spammer é um comentario postando o nosso link do blog, ou um robo que adicionar um comentario sem ter relação com o assunto.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*