Blogs feitos apenas para vender

Você pensava que o Google AdSense era a única maneira de botar blog pra ganhar doletas? Está na hora de conhecer os blogs de mentira. Tema do colunista John C. Dvorak na Revista Info deste mês.

Ele se deu conta de algo bastante evidente, mas que poucos fisgaram seu potencial: essencialmente, os blogs apontam links uns para os outros, tornando-os absurdamente visíveis em mecanismos de busca. Algunas agências de publicidade norte-americanas perceberam o fenômeno – com isso, a ferramenta já aparece em seus planos de marketing. Montam os tais “blogs de mentira”, se aproximam de seu público-alvo e… Retorno fácil em vista!

Foi dessa forma, segundo o colunista, que o candidato do Partido Democrata a presidência dos EUA, Howard Dean, subiu nas pesquisas. O trabalho de marketing tornou-o conhecido – no entanto, não foi suficiente para torná-lo meio “incipiente” durante suas aparições em público…

Mas enfim. John C. Dvorak conclui que, com a aparição cada vez maior dos tais blogs de mentira, tudo que vimos na web fará parte de um grande esquema de propaganda, pondo fim em todos os seus ideais democráticos e altruístas. O que seria, segundo suas palavras, o fim da linha para os blogs.

Sua última frase merece ser guardada com carinho: “a chave para o sucesso individual no futuro parece ser a capacidade de desenvolver um forte ceticismo”.

Por fim, uma dica da Raquel: uma série de artigos e estudos relacionados a blogs, elaborado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Minnesota. Chama-se Into the blgosophere e, segundo ela, vai além do bom e velho “como montar o seu blog”. Mmmhhh…

André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (5)

  1. Caro Marmota,
    O que é bom dura pouco (1) e já já vai ter alguém faturando pesado com essa história de blog. O negócio é esfriar a cabeça (2) e tentar pegar carona. Que tal se inventássemos um detector de blog fajuto e depois vendêssmos um anti detector de blogs fajutos? o Bill Gates pode pagar esse mico, e aí…
    Ciao.
    (1)”A longo prazo estaremos todos mortos.” John Maynard Keynes

    (é por isso que vou direto ao “2”)

    (2) “Todos precisam crer em algo. Creio que vou tomar outra cerveja.” Grouxo Marx

  2. O que vcs fazem quando recebem um “jornal” de promoções de um supermercado, não deixa de ser um tipo de mídia, assim como existem jornais de mentira, existem tbm blogs de mentira. Quer coisa pior do que esses blogs de fãs da Hello Kitty Argh. Democracia é uma merda! rs**

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*