Blogosfera em atividade

Para não deixar passar em branco, um resumo ddo que foi dito e feito sobre blogs nas últimas semanas. Para atiçar (ou cansar) sua mente!

É hoje – Se eu não tivesse que acompanhar os jogos da segunda divisão, certamente acompanharia este debate sobre blogs, nesta terça-feira, às 20 horas, no Museu da Imagem e do Som. Coordenado pelo professor Rogério da Costa, especialista em cibercultura, a discussão pretende abordar temas como “público e privado; diário, literatura e jornalismo; identidade e avatar”. Imperdível.

Já foi – Como deve ter sido imperdível a proposta da Universidade do Minho, em Portugal, no mês passado. Os patrícios promoveram um encontro nacional sobre weblogs. Bem que alguma universidade brasileira poderia propor algo assim qualquer hora dessas.

Livro – Discussão não falta nos dois lados do Atlântico e em outros cantos do planeta. Por que não reunir tudo em um livro? Ou algo melhor, diferente… Digital e democrático, como a web. Blogs, Universos em Prosa, da Rossana Fischer, não pretende ser apenas um um livro digital copyleft, mas sim um convite aos interessados pelo tema para compartilhar suas informações. “Porque quem tem que falar sobre blogs somos nós que temos blogs e fazemos a história deles”.

Jornalismo – Essa não é mais novidade: há algum tempo, os colunistas de O Globo mantém blogs no site do jornal (para abri-los, é preciso ter uma senha, aproximando os formadores de opinião de seus leitores. Não vai demorar para que outros periódicos experimentem a brincadeira.

Ensino – Brincadeira? Um sujeito chamado Jay Rosen, professor de jornalismo na Universidade de Nova York, criou o blog PressThink, convidando o mundo a repensar o cenário jornalístico. Cada post é uma verdadeira aula virtual. Por aqui, Mário Persona, outro professor, pediu para seus alunos criarem seus próprios blogs. Mais do que uma simples aula de marketing pessoal, é a disseminação do que o professor chamou de “broadcasting popular” – expressão muito feliz, por sinal.

Sem idade – A essa altura, você já se convenceu de que um blog está longe de ser um simples “querido diário”. Apesar de que, normalmente, os primeiros passos de que em entra nessa onda são assim. Perguntem ao Léo, o mais jovem blogueiro do Brasil, se estou mentindo…

André Marmota fala, lê e escreve razoavelmente em português castiço, engrish macarrônico e portunhol com legendas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*