Webstats4u é pra jacu

Nosso amigo paraense Eduardo Maroja, o Dudu.exe, foi o único entre os nossos doze visitantes diários que falou a respeito de uma pequena chatice que anda rolando por aqui:

Caro Marmota, não sei se você notou, mas usando Internet Explorer seu blog abre um popup Ilead. Só to avisando que isso é culpa do seu contador, o webstats4u. Ele foi comprado por nao sei que empresa, que agora esta usando popups. Sugiro que mude o seu contatdor. Um muito bom e o sitemeter. A maioria dos contadores tem como adicioar o numero do contador antigo. Espero ter ajudado.

Agradecendo mais uma vez ao Dudu pela mensagem. Mas obviamente, eu já sabia do problema. Eu e muitos usuários do bom e velho Nedstats Basic, que era o contador mais bacana entre os disponíveis gratuitamente, até ser comprado pela empresa alemã Ad Pepper Media. Em setembro do ano passado, os chucrutes mudaram o nome do serviço para Webstats4u. Não mudou muito. Puseram até umas frescuras extras.

Só que os babacas apelaram para esse jeito bacana de chamar a atenção e faturar. Está lá no FAQ:

Webstats4U is a 100% FREE version for all webmasters. In order to finance the maintenance, hosting, new developments and to continue providing you with the world?s best FREE web analytics tool in the market, webstats4U will accept advertising sponsorships. These conditions are stated in our Terms of Use (http://www.webstats4u.com/terms/) and have also been communicated in on the front page of the reporting site as well as in our newsletters to all webmasters in August and September 2005.

Traduzindo: em troca do nosso serviço grátis, você vira nosso burro de carga. Não queremos saber se você e o resto do mundo odeiam popups, mentalize algo bem bonito durante a abertura da janelinha e siga sua vida como se ela não interferisse. Bah.

E nem adianta usar Firefox: os palhaços descobriram um jeito de fazer o anúncio “pular” o bloqueador e abrir o anúncio de qualquer jeito, de maneira cruel. Ah, esqueci de comentar: o anúncio é esporádico, quer dizer, trata-se de uma irritação intermitente.

Enfim, só tem duas maneiras de resolver: desativar o serviço ou pagar pela versão sem anúncios.

A questão é: uso esse contador desde o início do blog, e já virou uma espécie de contador oficial. Mesmo com esse popup intrusivo, não considero uma boa idéia removê-lo. Também não adianta migrar para outro serviço gratuito, ainda que ele permita cadastrar a contagem antiga. De uma hora pra outra, eles podem apelar com popups também – não custa lembrar que não existe almoço grátis.

Assim, estou procurando uma solução diferente. Pensei no StatTraq, feito para o WordPress. Aceito sugestões para me livrar dessa encrenca sem precisar usar um novo seriço gratuito.

Enquanto isso, ou até arrumar um tempo para ver o problema, a porcaria do Webstats4u continua.

André Marmota adora usar a função “rand” do PHP, combinada com um array repleto de frases diferentes. Paaaaarabéns! Quer saber mais?

Leia outros posts em Alô Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (6)

  1. Ah, relaxa. É só fechar a janelinha que abre e pronto. O conteúdo do Blog compensa EM MUITO esse pequeno incoveniente.

    Um abraço!

  2. Eu tirei o Webstats tão logo me dei conta do problema. Os pop-ups eram abusivos, abriam vários de uma vez. Uma pena. O Nedstat original era fantástico, de longe o melhor contador da web. Agora só acompanho as estatísticas da página do meu provedor, que não possui o mesmo nível de detalhamento do Nedstat.

  3. Marmota, seu blog roda sob Linux? Se sim, verifique no cPanel se não existe o sistema de estatísticas AwStats. Ele é fantástico, bate qualquer contador gratuito… Tanto que, nos sites que pago hospedagem, nem coloco contador: o AwStats cuida da parte estatística para mim.

    Sobre o Webstats4u, também caí na besteira de adotá-lo num recente projeto (o BlogAjuda). Como este ainda não está num servidor pago, o jeito foi migrar para outro. Acabei optando pelo Site Meter. Comentei sobre este mesmo assunto num post de lá.

    []´s

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*