Valem muito mais que uma pataca!

Todo mundo tem uma inspiração infantil, um personagem constantemente interpretado nas brincadeiras com os amigos. Em meus momentos solitários, ao lado das minhas toneladas de gibis, me imaginava como o Peninha, personagem atrapalhado dos quadrinhos de Walt Disney. Suas melhores histórias, sem dúvida alguma, era quando o bem intencionado pato azarado se metia a repórter ao lado de Donald no periódico “A Patada”, bancado pelo magnata Patinhas.

Entre tantas peripécias, o jornalismo era a mais constante. Tanto que, nos anos 70, a Editora Abril tratou de lançar a primeira versão do Manual do Peninha, na cola do consagrado Manual do Escoteiro Mirim. Um verdadeiro “manual de jornalismo” infanto-juvenil, que aliás, deveria ser lido mesmo nos dias de hoje, por muitos coleguinhas de imprensa.

Mas voltando. O conteúdo deste e de outros manuais Disney foram reaproveitados por duas vezes. Na primeira delas, nos idos de 1985, com a Biblioteca do Escoteiro Mirim. Ao contrário dos manuais específicos, a editora Nova Cultural “espalhou” o conteúdo em seções que se repetiam em cada volume da enciclopédia: “escoteiros em ação”, “inventos e inventores”, “o importante é competir”, entre outras. Eram 20 livros, como informava o ator Jonas Torres, o “Bacana” da Armação Ilimitada, no comercial de TV.

Apesar de contar com o Manual do Peninha, fiquei frustrado por conseguir apenas seis exemplares da Biblioteca. Felizmente, não demorou muito para que a Nova Cultural reeditasse o conteúdo, revisto e um pouco atualizado, em mais uma batelada de Manuais Disney, já no final dos anos 80, tempo em que tudo era tabelado e custava alguns cruzados.

Logo depois do Manual dos Jogos Olímpicos, do Pateta, veio o Manual do Escoteiro Mirim. Incomparavelmente menor em relação ao clássico dos anos 70. Tanto que, quando o Manual do Peninha ressurgiu, nem quis ver. Preferi comprar o de televisão e o de mágicas, este vez ou outra útil com a garotada.

Mesmo com as reimpressões da Biblioteca e dos Manuais anos depois pelo Círculo do Livro, ou ainda a presença dos manuais da Turma da Mônica (que seguem o mesmo caminho), talvez o conteúdo de 30 anos pudesse retornar à editora Abril e, quem sabe, reaparecer em algum produto Disney nas bancas e livrarias. É triste saber que as crianças de hoje não tenham em mãos nada comparado ao que vimos naqueles bons tempos.

Comentários em blogs: ainda existem? (10)

  1. Eu nasci em 81, mas tenho 2 irmãs (uma de 34 anos e outra de 36 anos). Eu adorava quadrinhos e herdei delas esse manuais. Tinha da Vovô Donalda, da Maga Patológica, do Gastão, eu tb tinha dos escoteiros… tinha um monte aqui em casa. Deve estar tudo guardadinho. Se a minha rinite permitir eu vou procurá-los!

  2. Putz, que coincidência! Hoje mesmo eu estava fuçando minhas estantes e redescobri minha coleção de gibis do Batman! Tenho até alguns exemplares raros.Infelizmente aquilo tudo perdeu valor pra mim. Acho que ficou tudo na minha infância e adolescência…

  3. Eu gostava muito das edições de final de ano da Disney. Em geral, sempre tinha uma história em que praticamente todos os personagens se juntavam à mesa para saborear um pratão feito pela Vovó Donalda.Dos manuais, eu tive apenas o do Escoteiro Mirim e da Televisão.Agora, esse negócio de dizer que as melhores histórias do Peninha tinham jornalismo no meio, é um corporativismo descarado, hein? ^_^ E o Morcego Vermelho? E o Biquinho?

  4. Eu nem acreditei quando vi que os manuais nos quais eu trabalhei por tantos anos, foram relancados tantas vezes em formatos diferentes e ainda despertam interesse! Ha mais de vinte anos que eu moro em New York e nunca mais pensei neles.
    Eu me lembro que no Manual do Gastao eu trabalhei como Pesquissdor, na segunda edicao do peninha como editor, na vovo donalda eu era editor e a Ruth Rocha ( famosa escritora infantil) era diretora. Me lembro do Ze colmeia (editor)
    que prazer saber de seu interesse nestes produtos!
    geraldo soares

  5. Oh Marmota! Voce tem os vinte volumes da coleção do manual dos escoteiros mirins? Eu gostaria de adquirir também, sabe quem tem para vender?

  6. Estou querendo comprar urgente toda coleção do manual do escoteiro mirim, todos os 20 números !! Onde poso encontrar..pois meu filho Gustavo de 8 anos está fascinado pelos mesmos…tanto que espresta da biblioteca na escola e não quer devolvê-los …é uma briga aqui em casa por causa disso, me ajudem por favor!! Obrigada

  7. eu tenho todos os vinte, originais. claro, o tempo deu seu toque especila. mas tirando isso estão em prefeito estado. não quero vender, mas posso trocar. por outra coisa antiga. tb sou colecionador.
    que comecem os jogos

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*