Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'mmm_usermeta' is marked as crashed and should be repaired in /home/marmota/www/blog/wp-includes/wp-db.php on line 1877

Usabilidade de mictório

Antes de entrar na sala deste megacinema holandês, fiz uma passagem obrigatória no glorioso Wanderley Cardoso, o popular WC. Para minha surpresa, encontrei o singelo desenho de uma mosquinha dentro do mictório. “Pra que diabos?”, pensei.


Pois o Alex Castro, especialista (entre muitos assuntos) em usabilidade, lembra que o aeroporto da cidade (Schipol) também usa esse artifício:

As faxineiras afirmam que os ícones diminuíram bastante a quantidade de respingos para limpar. Por que uma mosca? Bem, talvez porque o desenho de um alvo seria muito óbvio, e o pessoal do contra poderia mijar fora de propósito.

E por que no centro mais à esquerda? Dois motivos: um, a maioria dos homens é destro, então o pênis se inclina levemente para a esquerda na hora de urinar e, dois, se fosse no centro, por uma questão de física, haveria mais respingos.

Parece que impulso de urinar em cima de uma mosca morta no fundo de um mictório é simplesmente irresistível. A idéia não é nova. Mictórios da Inglaterra Vitoriana já apresentavam ícones de moscas, abelhas ou mesmo alvos.

Também ouvi falar de cientistas alemães desenvolvendo uma fita que muda de cor ao contato com a urina – oferecendo aos homens algo que o ícone da mosca não pode oferecer: feedback.

Entre todos os banheiros da Alemanha, não encontrei nenhum com a fita colorida – a única observação curiosa é que a maioria dos banheiros em locais públicos fica no subsolo. Quanto ao chamado feedback, no entanto, o Alex lembra que um punhado de gelo apresenta bons resultados.

Esta informação que pode mudar a sua percepção de mundo teve o oferecimento de Café Lavazza, o café expresso italiano preferido dos europeus (ah, mas com a loira do anúncio junto, qualquer zemané…). E da instituição financeira preferida dos holandeses, o Rabobank. Porque no Rabobank é assim: eles te dão dinheiro, e você… Ah, nem queira saber, vai. (piada fraaaaaca!!!).

Ah sim, se tudo der certo, a partir dessa semana eu retomo os detalhes do meu giro pela Alemanha, em outubro/novembro de 2005. Aguarrdemm!

Comentários em blogs: ainda existem? (2)

  1. Caro Marmota. não sei se você notou mais usando Internet Explorer.. seu blog abre um popup Ilead e coisa do tipo.. so to avisando que isso e culpa do o seu contador, o webstats4u … ele foi comprando por nao sei que empresa que agora esta usando popups… sugiro que mudeo o seu contatdor… um muito bom e o sitemeter.. espero ter ajudado .. abraços Dudu.exe

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*