Tá sem ovo de Páscoa? Procure-os no seu PC!

Já sei. Seu Domingo de Páscoa está um pouco menos doce que o de costume, afinal você não quis gastar uma fortuna em chocolate. Tudo bem, existe outra forma de descobrir alguns ovos de páscoa bem aí, sentado na sua cadeira, em frente ao computador!

Easter Eggs, como são chamados os ovos de Páscoa em inglês, também são usados para definir algo muito comum na indústria da informática: pequenos e curiosos programas escondidos nos softwares. Uma brincadeira dos programadores, que fazem como os seus pais: escondem a surpresa até as crianças encontrarem.

Esses aplicativos-surpresa normalmente trazem apenas os créditos dos envolvidos no desenvolvimento do programa. Por exemplo: se você chegou até aqui usando o Internet Explorer 5, experimente digitar o seguinte endereço:

about:<!– introducing the Trident team –>

Em outros casos, os créditos aparecem com alguns efeitos gráficos e animações bem mais bacanas. Nos games, os easter eggs podem significar uma fase extra do jogo.

Aliás, foi em um game que conheci a brincadeira: há alguns anos, brincava com o clássico “Day of the Tentacle”, onde Bernard e seus amigos precisavam voltar no tempo para impedir as ações do tentáculo púrpura, criatura cuja idéia originalíssima era dominar o mundo. No deserolar do jogo, Bernard encontra um computador dentro de uma sala. Ao dar o comando “use computer”, era possível jogar “Maniac Mansion”, o antecessor deste clássico da Lucas Arts.

Algumas dessas brincadeiras são bastante conhecidas. Certamente você já recebeu alguma mensagem pedindo para você abrir o Word 97, escrever =rand(200,99) na primeira linha e teclar enter. O resultado, dependendo da sua versão, é uma sequência interminável de A quick brown fox jumps over the lazy dog. Em inglês, essa frase funciona muito bem em exames de datilografia e para testes de novas fontes!

Uma busca no oráculo Google com o termo trazem sites especializados no assunto e uma constatação: até DVDs possuem easter eggs! Mas vamos nos concentrar nos softwares. Praticamente todos tem o seu easter egg, mas normalmente não é tão fácil assim chegar até ele: alguns exigem uma série de comandos, cliques, botões simultâneos… Tente brincar em casa com estes três exemplos!

Se você tem Windows 98:
– Abra o Windows Explorer.
– Dentro do seu diretório do Windows, procure pela pastas Application DataMicrosoftWelcome.
– Localize o arquivo Weldata.exe.
– Crie um atalho na Área de trabalho (Desktop) para este arquivo.
– Clique no atalho com o botão direito e selecione “propriedades”.
– No final do campo “objeto”, após o caminho do nome do arquivo, dê um espaço e escreva:

You_are_a_real_rascal

Tudo junto e com o underline.
– Ainda na janela de propriedades, em “executar”, escolha “minimizado”. Agora você já pode clicar OK.
– Agora é só clicar duas vezes no atalho para conhecer a Microsoft!

Se você tem o Word 97:
– Inicie o Word e crie um novo documento.
– Digite a palavra Blue, com a primeira letra maiúscula mesmo.
– Selecione a palavra e vá no menu “formatar – fonte”. Deixe a palavra com a cor azul e em negrito.
– Dê um espaço depois da palavra.
– No menu, vá em “ajuda – sobre o Microsoft Word.
– Pressione as teclas Ctrl e Shift simultaneamente e clique na caneta estilizada, à esquerda da janela.
– Além de conhecer os créditos, pode ainda jogar um fliperama bem chinfrim! Use as teclas Z e M para jogar e Esc para sair fora.

Se você tem o Excel 97:
– Abra o programa e crie uma nova planilha.
– Digite F5. Você será convidado a selecionar um grupo de células.
– Nessa janelinha, escreva X97:L97. Clique OK.
– Cuidado para não estragar tudo agora! Pressione a tecla Tab, uma vez.
– Pressione Ctrl e Shift ao mesmo tempo e, com o mouse, clique sobre o “Assistente de Gráficos” (três barrinhas coloridas) na Barra de Ferramentas.
– Pronto! Você foi parar em uma paisagem lunar mutcho doida! O mouse é o seu navegador: movimente-se através dele e, clicando com os botões esquerdo e direito, você vai para frente e para trás, controlando a velocidade! O negócio aqui é localizar os créditos do programa.

Mais sobre o assunto nesta matéria da Mariana Ceratti, no Correio Braziliense. E muito mais por aí: se você tiver o dia livre, vá descobrindo os ovos de páscoa dentro do seu computador! E um feliz fim de Páscoa para você!

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Faça fazendo. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (3)

  1. Legal, eu consegui abrir um jogo no Excel de carrinhos ^_^ Muito divertido. E também sei o código para ganhar direto no FreeCell.
    Qualquer coisa me mande um e-mail xD
    Kissus ;*

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*