Que tal a base do logo da Copa 2014?

Está curioso para saber qual será a identidade visual do Mundial 2014, que será disputado no Brasil? Pois os repórteres Daniel Tozzi, Marcel Rizzo, Paulo Passos e Levi Guimarães, do portal iG, anteciparam a base que irá copor a imagem que será divulgada pela Fifa no dia 8 de julho. Aqui está:

Provavelmente a “arte final” ainda terá algumas características similares a outros selos alusivos à competições oficiais da entidade. Desde 2002, por exemplo, temos aquela representação circular da Taça Fifa em algum canto da marca. A nota do iG revela que o logotipo deve ser impresso com várias cores, mas sempre mantendo o desenho. Baseado nisso, “pintei” um palpite esdrúxulo, baseado nas cores usadas no logo da candidatura brasileira (a primeira imagem deste post):

Como não é a minha especialidade, pedi a opinião abalizada de um designer. Parece que ele não gostou muito. “achei feio. Pobre. Parece coisa da Unicef. E essas mãos? É campeonato de vôlei?”. Ih!

Também fui atrás da opinião do Carlos Merigo, que há alguns meses, pediu aos seus visitantes sugestões de logos para a competição. Os pitacos (contra ou a favor) estavam nos comentários, de onde também pincei a informação de que a escolha da empresa responsável pelo design não é da CBF, mas sim da Fifa – aliás, isso vale para toda a competição, o Brasil será apenas um “hospedeiro”.

E você, o que achou? Enfim, já dá pra afirmar seguramente que o Mundial 2014 já tem, ao menos, logo. Agora só faltam estádios, infra-estrutura, essas coisinhas insignificantes que, como bem representou Milton Trajano na charge abaixo, vão ser construídas de qualquer forma – ainda que alguém “meta a mão”, não necessariamente na massa.

Comentários em blogs: ainda existem? (3)

  1. porque essas mãos? parece coisa de campeonato de volei
    ou coisa de campanha da Unicef. todas as mãos unidas para salva o Brasil! pessimo

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*