Quantos títulos brasileiros tem o Flamengo, parte 1

É muito fácil criar uma polêmica no jornalismo esportivo. Pegue um jogador que costuma dar declarações pavorosas, faça uma pergunta idiota, registre a frase absurda que virá e pronto: você terá em mãos um factóide bacana para alimentar bate-papos em centenas de mesas em botecos do Brasil inteiro.

Ainda bem que esse tipo de bafafá dura pouco. Não é nada saudável criar polêmicas de verdade, capazes de atravessar os anos. Só mesmo o profissionalismo histórico da CBF e do Clube dos 13, entidade que reúne os times mais representativos do país, para conseguir sustentar uma discussão durante vinte anos!

Em 1987, dezesseis clubes declararam independência, capitaneados pelo Clube dos 13, e disputaram uma competição paralela, com o pretexto de fortalecer o futebol brasileiro. Desprestigiada, a CBF organizou o “módulo amarelo” com os times restantes. Um duelo de bastidores culminou com um quadrangular envolvendo os campeões dos dois torneios, mas que jamais foi realizado. “Donos da bola”, a CBF decidiu oficializar o Sport Recife, vencedor do “módulo amarelo”, como campeão brasileiro daquele ano.

Até semana passada, o interminável debate parecia esquecido na gaveta. Veio o título do São Paulo e a história de uma taça permanente, que fica com quem vencer três vezes consecutivas ou cinco no total. No calor da conquista, o Doni (que refez seu discurso) e o Gravatai comemoraram o feito do “único pentacampeão brasileiro”. Único?

A pergunta voltou com toda força, haja vista o impacto deste desabafo do Gustavo de Almeida: afinal de contas, quantos títulos brasileiros tem o Flamengo?

Para que cada um possa formar sua própria resposta, convidei quatro amigos para incrementar o papo (a quem, desde já, agradeço imensamente). Nesta parte 1, você vai ler os argumentos de dois torcedores pró-Mengão. Para eles, o Flamengo já é pentacampeão desde 1992. Na parte 2, temos dois comentários pró-Sport.

***

Pedro Cirne, o eterno editor do UOL Tablóide:

Do site da Gazeta Esportiva.Net:

“Quando tudo parecia definitivamente encaminhado, a CBF decidiu alterar o regulamento, pressionada politicamente, durante a competição. Criou um quadrangular final entre o campeão e vice dos módulos verde e amarelo, de onde sairia o campeão brasileiro de 1987.”

Repare: “pressionada politicamente, durante a competição”.

O regulamento foi alterado durante a competição. Por motivos políticos.

Cada um acredita no que for conveniente.

Houve uma briga política em 1987, e o Clube dos 13 foi derrotado pela CBF. Talvez, hoje, o futebol brasileiro fosse mais bem comandado. Talvez não.

Com ou sem política, houve um Campeonato Brasileiro em 1987, vencido pelo Flamengo.

A CBF também não organizou a Copa João Havelange, em 2000. Há algum flamenguista que negue que o Vasco foi o campeão nacional de 2000? Não há. Porque foi. O campeonato era aquele.

O Vasco foi o campeão brasileiro de 2000.

O Flamengo foi o campeão brasileiro de 1987.

Quem diz que não foi o Flamengo? Muita gente. Quem diz que foi? Muita gente. Quem tem razão? Não sou Deus. Não sou o juiz de toda a razão. Mas não me importo. O prejuízo já houve em 1988, quando o Flamengo deixou de disputar a Libertadores. E a conquista já houve em 1987, quando o Zico ergueu a taça, em um campeonato disputado, em comum acordo de que o vencedor seria o campeão nacional, por Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santa Cruz, Santos, São Paulo e Vasco.

***

Raphael Perret, jornalista e mestre em Informática

A CBF determinou que Flamengo, Internacional, Sport e Guarani disputassem um quadrangular para indicar o campeão brasileiro de 1987. Os times carioca e gaúcho se recusaram a jogar e, entre paulistas e pernambucanos, deu Sport, aclamado com o título, depois confirmado pela justiça comum. Por que, então, o Flamengo põe na sua conta a conquista da Copa União de 20 anos atrás e, com isso, afirma ter sido o primeiro time a ganhar cinco títulos brasileiros?

Simples: porque o Flamengo foi, de fato, o campeão brasileiro de 1987.

Naquele ano, a CBF admitiu que não tinha condições financeiras de montar um campeonato nacional. Assim, os quatro grandes clubes do Rio, os quatro de São Paulo, os dois de Minas, os dois do Rio Grande do Sul e o Bahia fundaram o Clube dos 13 e assumiram a responsabilidade de organizar o torneio.

A CBF passou a apoiar o planejamento do campeonato pelo Clube dos 13, desde que Goiás, Santa Cruz e Coritiba fossem incluídos no torneio. Pedido atendido, a Copa União começava a ganhar forma e respaldo oficial.

Porém, outros clubes estavam descontentes por ficarem fora da festa, principalmente o Guarani, vice-campeão de 1986, e o América do Rio, que perdera a semifinal do Brasileiro de 1986 para o São Paulo. Para atendê-los, a CBF resolveu montar, por conta própria, um campeonato com outros 16 clubes. Em seguida, anunciou que este torneio seria o módulo amarelo da Copa União, enquanto o campeonato organizado pelo Clube dos 13 seria o módulo verde. Os dois primeiros colocados de cada um dos módulos disputariam o título brasileiro.

E, assim, começa a confusão. Era patético o clube vencedor do módulo verde, com os maiores times do país, correr o risco de perder um título em dois ou três jogos contra dois clubes provenientes do módulo amarelo, considerado a “segunda divisão” pela imprensa, na época.

O Clube dos 13 rejeita a fórmula e garante que não vai disputar o quadrangular. Ocorrem os dois torneios. Flamengo e Internacional, finalistas do módulo verde, mantêm-se firmes e se recusam a entrar em campo contra Sport e Guarani, vitoriosos do amarelo. Então a CBF dá o título ao Sport, etc. etc.

É comum acusarem o Flamengo e o Inter de quebrarem as regras do campeonato por não terem disputado o quadrangular. Mas se houve rompimento de acordo, partiu da própria CBF, ao trair o Clube dos 13 e promover a ridícula fórmula depois de combinar a Copa União. A mesma acusação de quebra de regras se aplica ao próprio Sport e ao Guarani, que ignoraram o regulamento do jogo e dividiram preguiçosamente o título do módulo amarelo, após uma disputa de pênaltis que se estendeu até o placar de 11 a 11.

Afinal, que moral tinha a CBF de decidir quem seria o campeão brasileiro se ela mesma assumiu não ter condições de montar o campeonato?

Campeonato que foi organizado e disputado pelos treze maiores clubes do país, os mesmos que acumularam mais pontos, que tiveram a melhor média de público, o maior número de jogadores convocados para a seleção e os maiores artilheiros da competição desde o seu início, em 1971, segundo artigo publicado pelo Jornal do Brasil em 15 de julho de 1987.

Campeonato que obteve a terceira melhor média de público da história (20.877 torcedores por partida), marca que, até hoje, segue inalcançada.

Campeonato que obteve 91% de aprovação dos torcedores, segundo pesquisa do Ibope ao final do torneio.

Campeonato, portanto, mais do que legítimo.

Pois o Flamengo conquistou este campeonato nacional legítimo, depois de 19 jogos, superando Internacional (na decisão), Atlético-MG (na
semifinal), Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Bahia, Coritiba, Goiás, Santa Cruz, Santos e Corinthians.

É por tudo isso que o Flamengo é, desde 1992, pentacampeão brasileiro. Hoje, com alegria e respeito, o rubro-negro recebe um vitorioso colega no grupo que inaugurou, o dos times com cinco títulos nacionais. Seja bem-vindo, São Paulo. Quinze anos depois, finalmente temos uma companhia.

(Mais sobre a Copa União de 1987: no site Trivela, no artigo “Crise, revolução e traição”, e no livro “Passes e impasses – Futebol e cultura de massa no Brasil”, de Ronaldo Helal, lançado pela Editora Vozes)

***

Se puder, segure um pouco sua opinião: a parte 2 não vai demorar, confie em mim.

(Postado em 07/11/2007)

Comentários em blogs: ainda existem? (32)

  1. Tá aí uma discussão inútil, que só serve para alimentar uma polêmica criada pela própria CBF e valorizar aquela horrorosa Taça das Bolinhas, hehehe…

    Como são-paulino, comemorei muito o pentacampeonato brasileiro. Mas é óbvio que o Flamengo é o primeiro penta – e isso não desmerece nem um pouco a conquista do Tricolor.

  2. “É muito fácil criar uma polêmica no jornalismo esportivo. Pegue um jogador que costuma dar declarações pavorosas, faça uma pergunta idiota, registre a frase absurda que virá e pronto: você terá em mãos um factóide bacana para alimentar bate-papos em centenas de mesas em botecos do Brasil inteiro.”

    – Pra mim essa frase está sensacional, perfeita. É um dos motivos pelo qual comecei a me desinteressar por mesas redondas – exceto a do Bonfá na MTV.

    Agora quando à questão “Penta”, CLARO que o Flamengo é Penta, só não vê quem não quer. E não interessa se a CBF endossa. A CBF pode pegar a taça e sentar em cima. E quer saber? O Flamengo fez muito bem de não jogar contra o Sport na ocasião, não tinha porque fazer isso.

    A CBF é ridícula. Um REINADO do Ricardo Teixeira. A FIFA ídem, ou talvez seja até pior já que devia ter um pingo de noção. Exemplos não faltam. O Mundial Interclubes, que agora “não vale mais” porque não foi “reconhecido” pela FIFA, só que todo mundo que ganhava levantava duas taças, a oferecida pela Toyota E a oferecida pela FIFA. E agora não vale mais porque não tinha um time da África nem da Oceania. Tá certo. Vamos esquece Milan, Boca, bicampeonato do São Paulo, Ajax, Penharol pentacampeão do mundo, Grêmio, Santos… ..nunca existiram.

    Tudo um monte de besteira e polêmica vazia. Esses magnatas ganham muito para brincar e não tem o que fazer, então ficam bolando essas besteiras.

    Marmota, os clubes mesmo com todos os problemas e picaretagens, estão muito acima da CBF. Sempre estarão.

    Abs!

  3. Ah, mas eu tenho opinião, mesmo sem ler as outras partes!

    Que tal fazer duas taças idênticas? Pronto, todo mundo fica feliz! Podia até mentir pros dois e falar: “Olha, só vc tem essa taça, viu! Não conta pra ninguém!”

    Ou, melhor ainda, que tal vender essa bendita taça e comprar cestas básicas, a serem distribuídas em São Paulo e Rio?

    Isso tudo é bobagem… se pelo menos fosse título mundial! Hehehe! ;)

    Saudações são-paulinas!

  4. Dá-lhe Marmota!
    =D

    Muito boa a pequisa e as opiniões do post!
    =)

    Estou finalmente de volta à blogosfera! E já ansioso pela segunda parte!
    hehehehe
    ^^

  5. Com taça ou sem taça, o Flamengo é legítimo pentacampeão. Aliás, esta é uma frequente discussão com meu namorado, que é vascaíno… rsrsrs!

    Abraços!

  6. é bem simples resolver isso:
    O Flamengo realmente foi o campeão em 87, mas não era campeonato da CBF, e NÃO QUIS jogar contra o Sport (o qual tem o título do campeonato da CBF)

    O Flamengo não é 5 vezes campeão brasileiro em campeonatos da CBF, mas ninguém duvida que ele foi o campeão em 87.

    O São Paulo, foi 5 vezes campeão brasileiro, pela CBF, e como a regra é: “Primeiro time brasileiro campeão 5x ou 3 consecutivas, em campeonatos brasileiros realizados pela CBF…” Acho que tudo ficou claro né?

    Saudações São Paulinas

  7. Minha posição permanece a mesma de sempre, pré-1987. O que vale pra mim é o campeonato carioca e estadual. O resto é o resto. Nem acompanhei o São Paulo forte pois o São Paulo que conheci comprou o Gérson para poder levar vantagem em tudo, certo?
    Hoje tenho um conto comédia de costumes no meu blog brasuca. Vai lá, que há tempo você não aparece.
    Beijos,

  8. Comparar o torneio de 87 que o Flamengo diz ter vencido com o brasileiro de 2000 que o Vasco ganhou parece inversão total da realidade, pois o Vasco enfrentou o São Caetano que veio da 2ª divisão ao contrário do Flamengo que se acovardou e fugiu do confronto com o Sport

  9. penta brasileiro só o santos f. clube
    a taça jules rimet terminou em 70,
    ora e o brasil não é penta, claro que é;

    na época da taça brasil que era o único
    campeonato brasileiro da época, diferente da copa do Brasil de hoje.
    portanto penta só santos ..

  10. Todo mundo tenta mas só o mengão e o tricolor paulista são Penta. Saudaçoes rubronegras, sejam bem vindos tricolores paulista. Chupa que o limão e doçe (vascainos)

  11. Vamos ser coerentes. Dizer que o Flamengo “se acovardou” em 1987 só pode ser coisa de gente que perdeu tanto, mas tanto contra o Flamengo que acabou perdendo até a razão.

    Em que realidade paralela um time com Zinho, Leonardo, Renato Gaúcho, Bebeto, Jorginho e Zico se acovardaria pra qualquer equipe que seja?

    Se hoje existe uma polêmica, ela é meramente política. Um jogo de interesses de gente que não cansa de estuprar o futebol brasileiro. Os melhores times do país jogaram e um saiu vencedor.

    É deprimente ver a quantidade de torcedores que preferem ver o Flamengo perder um título do que o próprio time ganhar. Mas fazer o que? São atos pequenos como esse que ajudam o Mengão a ser maior ainda.

  12. O fim do imbróglio[…]Flamenguista que se preza deve andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa para molhar a garganta. É só sentar em uma mesa com amigos, parar em uma rodinha de fanáticos por futebol e o tão questionado título[…]

  13. Excelente idéia. Muito boa mesmo. Parabéns.
    Cumpre ressaltar que não foram apenas Flamengo e Inter que se recusaram a jogar o tal quadrangular. Os times do clube dos 13, todos eles, de comum acordo, não jogariam. Inclusive o São Paulo.
    O tricolor paulista é um exemplo a ser seguido por times de todo Brasil e tem méritos de sobra por ser pentacampeão. Provavelmente será hexa, hepa, octa etc. , pois é um time que planeja e executa bem. Uma pena que o São Paulo, hoje o maior time do país, tenha entrado na onda da CBF e criado problemas com um de seus mais fortes aliados, o Flamengo.
    Quem sai ganhando com tudo isso? A CBF, Ricardo Teixeira, Eurico Miranda…
    Abraço.

  14. bom o fato é q o unico penta campeao é o sao paulo, e flamenguistas criaram uma mentira q agora depois d vinte anos veio a tona, mas tudo bem ano q vem o tricolor vai ser exa e ai va acabr a discursao,rs….

  15. O FLAMENGO É PENTA E ESSA DISCUSSÃO, NINGUÉM AGUENTA!!!
    Olha! O presidente do São Paulo, na época, assinou aquele bendito documento se recusando decidir aquele quadrangular ridículo q a CBF propôs.
    Portanto, o flamego é sim sem sonmbra de dúvidas o primeiro pentacampeão do brasil e inclusive a FIFA, maior entidade do futebol no mundo ja reconheceu o penta do flamengo.

  16. Algumas perguntas pra essa gente toda que diz que o Flamengo não é penta:
    Se qq outro time que integrava o Clube dos Treze tivesse sido campeão da Copa União o que é que os torcedores deles estariam dizendo hoje???
    Será que o time deles enfrentaria o Sport ou quem quer que fosse, já que todos tinham concordado em não aceitar a proposta da CBF?
    Será que eles estariam dizendo que o Sport foi campeão brasileiro de 87, já que nem do Guarani ele ganhou??
    Vcs não acham que essa história de dizer que o Flamengo se acorvadou é o mesmo que eles se nivelarem por baixo, já que na Copa União estava a elite do futebol brasileiro e no outro módulo os times de menor expressão? Ou seja, a segunda divisão?
    Não seria alguma coisa parecida se o campeão desse ano tivesse que jogar com o campeão da Série B?
    Se o S. Paulo tivesse sido campeão em 87 quantos títulos ele estaria contabilizando hoje?
    E se o Fiasco da Gama tivesse sido campeão? Será que a vascaiada diria a mesma coisa que dizem hj?

    P/ finalizar a história, a pior coisa que existe é um homem sem palavra e, pior ainda, é quando se tem tudo registrado.

  17. Meu Deus, em que país nos estamos?
    Quem é mais considerada, a CBF ou a FIFA??
    Digo isso por que ate a FIFA reconhece o Penta do Flamengo, e a CBF nao…
    E tambem todos os integrantes do clube dos 13 sabem disso (fora alguns que agora tao tirando o corpo fora) pois o campeonato foi realizado pelo C-13 apos a CBF afirmar que nao tinha condiçoes financeiras de realizar o mesmo.
    O Flamengo jogou contra todos os grandes e venceu o campeonato legitimamente, nas regras ditadas pelo organizador do campeonato, que foi o que valeu naquele ano. Regras sao regras, Justiça seja feita. Como ja falei, ate a FIFA reconhece, eu vou escutar quem???
    O Flamengo foi campeao dentro do campo e dentro das regras do realizador do campeonato. Mais alguma pergunta????

  18. O grande problema do futebol brasileiro é a permanência do atual presidente da CBF. Como é que um homem citado por tantos desvarios, com reportagens no Globo Repórter, continua à frente de uma organização desportiva. Só numa cabeça corrupta, cabe uma decisão dessas: um time da primeira DIVISÃO jogar em uma partida com um time da segunda DIVISÀO, para decidir quem será o CAMPEÀO. É muita noia.

  19. Pessoal,

    Vamos separar a questão: estamos discutindo quantos titulos brasileiros tem o Flamento ou quem deve ficar com a famosa “taça das bolinhas”. Para mim, o Flamengo é o primeiro time que ganhou 5 campeonatos brasileiros, desde que o torneio teve a conotação de nacional, deste modo estou excluindo os titulos do Santos pré-1971. No entanto, o regulamento da CBF diz que o troféu deve ficar com aquele time que primeiro conquistar 5 campeonatos ou 3 consecutivos dentre os torneios organizados pela CBF, neste quesito, o dono do troféu é o São Paulo. Antes de mais nada, deixem-me dizer que sou são-paulino e tentei ter isenção (difícil….)

  20. A taça de bolinhas não é do Flamengo e nem do São Paulo a taça foi criada a pedido da CBF para premiar o vencedor de 3 titulos nacionais consecutivos ou 5 alternados organizados pela entidade.

    O Flamengo tem méritos pela conquista da
    copa união de 87.Campeonato que eu considero muito mais forte que muitos brasileiros organisados pela CBF,porem,se era do interece do Flamengo pletiar a taça de bolinhas criada para premiar o ganhador de 5 titulos nacionas,deveria ter respeitado a regra da entidade que a criou,no caso a CBF.
    E o São Paulo ou qualquer outro clube de futebol sejam eles 13,16,30 ou 100
    não deveriam apoiar qualquer movimento comtra uma entidade e ao mesmo tempo querer ser primiado com um titulo e reconhecimento da mesma.ISSO É RIDICULO!!

    A CBF que respeite seus proprios criterios e primio o maior vencedor dos
    campeonatos organisados por ela.

    E que crie criterios novos e os cumpra para se tornar uma entidade
    mais respeitada

  21. Calhau calhau, pega aqui no meu pé.

    Mantenho minha opinião lá de cima e reitero a Rozimeire. Agora que somos HEXA, o Flamengo pode ganhar este ano e ser o penta que ele quer tanto.

    Abração!
    6-3-3

  22. Sou VASCAÍNO DE CORAÇÃO, mas temos que admitir que o Flamengo é Hexa-Campeão mesmo, ou vocês acham que o Sport é clube para ganhar título de nível nacional? Se nossos pais e avôs presenciaram isso tudo, se saiu na Globo que não mente, e se na entrega do troféu de 2009 o próprio Ricardo Teixeira parabenizou o Presidente do Flamengo pelo Hexa, então duvidar de que? Temos que parar de ser a sombra do Flamengo. Agora quanto a taça de bolinha ou florzinha, se os são-paulinos fazem tanta questão tê-la, então que levem, é a cara deles mesmo!!!
    Não só nós vascaínos de coração, mas todos os outros clubes devem parar com essa inveja, e tentarmos correr atrás de títulos não da segundona, mas de títulos verdadeiros do nível da elite do futebol brasileiro. Temos é que correr atrás para tentar alcançar o Flamengo em quantidade de títulos.
    Precisamos nos cuidar este ano, senão, o Flamengo chega ao Hepta e aí sim, complicará tudo de uma vez por todas.
    Olá “Força” aquele abraço!!!

  23. uuuuuuuuuuuuuu queta com o time pior do mundo o flamenguinho vai ser rebaixado esse ano melhor o são paulo 22 da pulista 6 do brasileiro 3 librta 1 supercopa

  24. uuuuuuuuuuuuuu queta com o time pior do mundo o flamenguinho vai ser rebaixado esse ano melhor o são paulo 22 da pulista 6 do brasileiro 3 librta 1 supercopa e o flamengo so é pentacampeão não é hexa os flamenguista so quer usar 6 estrela na camisa queta com o flamengo melhor é o SÃO PAULO

  25. o flamengo eo melhor time do mundo aondi meu time passa arrasta amutidao flamengo eseleçao meu time e HEXA HEXA narraça o SÃO PAULO esta pra baixo bem pra baixo nao entendo muito de futebol mais do mengao entendo tudo muitos tem inveja os invejos sempre quer ser os melhores nao tenho culpa de omengao ser omelhor o brasileirao de 2012 ja e do flamengo nao vou perde ojogo do flamengo e sao paulo quando eles jogaren beijos para todos rubronegros epara todos ostocedores de outros times kakkakkak

  26. OLHA SOU FLAMENGUISTA PRETA ROXA VERMELHA TUDO QUANTO É GEITO E COR.
    PARECE QUE EU NASCI FLAMENGUISTA SE ORGULHO DO MEU MESMO QUE ELE ESTEJA NESSA CITUAÇÃO
    AMO O FLA DE CORAÇÃO ESPERO UM DIA CONHECER TODOS DO TIME PESSOALMENTE.
    OLHA FLA UMA FRASE PARA VOCÊ
    NUCA DESISTA DOS SEUS SONHOS,POR QUE SE VOCÊ CRE ELE VAI SE REALISAR.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*