Quantos alfabetos existem no Japão?

Mais uma seção inédita oferecida para você, assíduo leitor do globlog MMM. Inspirado no programete exibido pela Rede Globo no início da década de 90, o Fique por Dentro vai destrinchar assuntos aleatoriamente, sempre com o intuito de esclarecer ao máximo assuntos curiosos que figuram em outros blogs. Sempre com a ajuda do nosso oráculo Google. E melhor: sem a voz do Sergio Chapelin!

E vamos a nossa estréia, falando sobre alfabetos japoneses. Você já deve ter visto por aí o sensacional sistema desenvolvido pelo Cassio Sudo. Através do site, você pode conferir como fica o seu nome no alfabeto katakana – ao lado, você pode ler “Marumota”, por exemplo.

Mas você sabe o que é katakana? E você sabia que, no Japão, outros alfabetos também são comuns?

O Katakana é um alfabeto composto por 71 “letras”, criadas por monges japoneses. No Japão, esse sistema é usado, na maioria das vezes, para representar palavras de origem estrangeira, nomes de pessoas e países, termos científicos, entre outras palavras que não podem ser grafadas usando um kanji.

O kanji, aliás, é outro alfabeto bastante comum, notadamente em seu país de origem, a China. São os famosos ideogramas, aqueles símbolos complicados repletos de tracinhos. Os primeiros kanjis datam de mais de cinco mil anos antes de Cristo: os desenhos, cada qual representando um conceito diferente, sofreu alterações durante esses milhares de anos e hoje existem mais de cinqüenta mil kanjis. Sua presença no Japão se deu através do intercâmbio com a China, numa época que não havia escrita no Japão. Atualmente, um japonês adulto sabe em média cerca de dois mil kanjis. No Japão, os kanjis são utilizados mais para escreverem-se substantivos, pronomes e radicais de verbos, de advérbios e de adjetivos.

Até hoje, na China, se usa apenas o kanji. Mas no Japão não. Temos ainda o katakana, como já dissemos, o alfabeto romano (o mesmo que nós e boa parte do mundo usamos), e ainda o hiragana. Sua origem é bastante interessante: no Japão antigo, as mulheres eram proibidas de ir a escola, por isso dificilmente aprendiam os kanjis. Elas acabaram criando letrinhas simples que, de alguma forma, lembravam os kanjis. Essas letras foram aperfeiçoadas, tornaram-se um padrão e hoje o hiragana, composto por 71 sílabas, baseia toda a fonética da língua japonesa, usado principalmente ao lado dos kanjis. Textos infantis, para crianças que ainda não aprenderam muitos kanjis, são compostos quase exclusivamente deles. Outros textos também utilizam o hiragana em forma de kana (letras colocadas próximas dos kanjis mais difíceis).

NÃO SEJA IMBECIL E LEIA ANTES DE FAZER SEU PEDIDO – IMPORTANTE

Este post é, disparado, o campeão de buscas do Google – ganha de qualquer mulher pelada. Todos que aqui chegam desejam escrever nomes comuns em japonês. Infelizmente não tenho esse dom – o nome acima foi feito graças ao sistema do Cassio Sudo – por motivos que desconheço, o link saiu do ar.

Se você chegou até aqui pelo buscador, peço desculpas por ter decepcionado sua procura… Mas a verdade é que não tenho mesmo como enviar qualquer nome em japonês.

Entendeu? Então não repita o mico dos cururus abaixo e simplesmente ignore essa página.

Comentários em blogs: ainda existem? (65)

  1. gostaria de receber os ideogramas correspondentes a ; imagem verdadeira, harmonia e perfeição. Obrigada

  2. Tenho interesse em alguns kanjis em boa resolução,preferencialmente em CDR, OU JPG.Há como consehuí-los, tem algum custo???Sds,Evaristo

  3. Olá! Gostaria de saber se vcs tem como me ajudar…preciso da frase “nascida para dar amor”, em ideogramas. Pode ser algo que se assemelhe a isso. Agradeço desde já! Muito obrigada..

  4. Gostaria se for possivel, saber como ficaria meu nome em japonês. Se pudet me mandar por e-mail ficarei grato!

  5. oi!!
    Gostaria de fazer um pedido!
    Podes me enviar “Eu Te Amo” eu japonês? Quero como ele é desenhado, saca?
    Por Favor!!!
    Obrigada!
    : )

  6. Gostaria de saber como se escreve Tatiane, Fabiano e Fidelidade com símbolos japoneses.
    Espero retorno.Valeu!

  7. ADORARIA RECEBER O MEU NOME RAQUEL EM IDEOGRAMAS,SE POSSIVEL O NOME DE ZAIRA E RODRIGO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  8. ola por favor eu preciso urgente saber com se escreve EU TE AMO…..JESSICA…..CARLOS….preciso poi kero tatuar essas tres palavras em mim por favor me mande um mail eh urgente
    mto brigadu
    bjuss
    jeka’s
    fuii

  9. Gostaria muito, muito mesmo de saber como é o ideograma ANJO, se puder mandar para o meu e-mail, agradeço demais.

  10. Será que vocês podiam me passar por e-mail o ideograma japonês que significa vida longa? Aguardo

  11. OLÁ, EU GOSTARIA DE RECEBER EM MEU E-MAIL O IDEOGRAMA (AMOR, PROSPERIDADE, PAZ, DEUS,VIDA E AMIZADE), BRIGADÃO. VANESSA

  12. Se possível,eugostaria de receber alguns ideogramas com seus significados em potuguês ao lado. ficarei muito agredeci.

  13. Gostaria de receber por e-mail os nomes Gabriel e Flávia e também a frase amor eterno.Agradeço desde já.

  14. Bom Dia! Ficaría muito grata se vcs me enviassem como se escreve o meu nome e o nome Marcelo.Ah, também gostaría de saber

  15. gostaria de receber o meu nome e o nome Renata escritos em katakana se possivel. muito grato desde ja Ronaldo

  16. oi.. gostaria de saber como se escreve ´´EU TE AMO´´, e ´´MARCO ANTONIO´´ com simbolos japoneses…..esperu resposta. obrigada

  17. Por favor gostaria q me mandassem como se escreve “Agnaldo” em japones,necessito disso com urgencia…Obrigada!

  18. Por favor, gostaria de saber como se escreve em katakana, os seguintes nomes de 2 amigos meus:
    Sérgio e Benelde.Muito obrigada,Daniela de São Paulo.

  19. Meu nome é GILSON e gostaria de saber como fica meu nome em japones na escrita katakana por favor me manda em meu email estou agardando obrigado!

    MEU NOME = GILSON

  20. Kara, adorei tudo isso aki!!! Mas.. será q naum da pra fazer o meismu pedido da isabela (URI), de receber muitos ideogramas e algumas “sílabas” em nihongo? valeuuuuuuuuu.

  21. eu queria saber como escreve RODRIGO em japones,e em simbolos
    sobe ©┼r╗♠9r♪q┬ñmƒÖ╝µÆj9TAqì↨Cá=ñÙ=♥©E3=E3æ¡]
    esses negocios

  22. POr favor, sera que voce poderia traduzir as iniciais “P e H” em Katakana (japones). muito obrigado!

  23. Eu gostaria de receber os ideogramas da frase: EU TE AMO! e dos nomes: Mônica, CaHe e Carlos Henrique. Desde já agradeço.

  24. GOSTARIA QUE VOCES ME MANDASSEM DESENHOS DO ALFABETO CHINES E JAPONES E TAMBEM OS DESENHOS DAS PALAVRAS

  25. Gostaria que vocês me mandassem as letras (R e O) ou a sílaba (RO) em chinês e/ou japonês e se não for pedir demais, o nome RODRIGO.Desde já agradeço pela atenção e informação.

  26. Gostaria de receber vários ideogramas com seus significados, pois já vi dois ideogramas com a mesma tradução, e fiquei muito confusa.
    Grata por sua atenção

  27. por favor, ficaria muito grato se vcs enviassem para o meu e-mail como é desenhado e como se pronuncia DRAGÃO DAS SOMBRAS
    desde já agradeço a atenção!!!

  28. gostaria muuuuuito de receber em meu email os ideogramas correspondentes as letras: C, E e L. Agradeço a atenção! valeu,bjão=))

  29. Eu queria saber como Se escreve Lais,Luciano, Rodrigo e eu te amo em japones me mendem resposta por favor

  30. Olá, já há dias pesquiso sobre ideogramas, pois gostaria de dar um presente muito especial. Gostaria de saber como se escreve a frase “A verdade está no meio” em ideogramas. É muito importante para mim.
    Agradeço antecipadamente.

  31. Oi por favor gostaria de receber em meu e.mail com escrever Carlos,wilian e Pai em japones poi quero tatuar uma destas palavras.Agradeço a atenção e muito obrigado.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*