Quando vão descobrir as maravilhas dos DVDs de futebol?

Um amigo, que assim como muitos viraram “colorados temporários” no último dia 17 de dezembro, me deu de presente na segunda-feira 18 um DVD com a íntegra de Inter x Barcelona, com direito a narração de Galvão Bueno e flashes ao vivo da Goethe e do Beira-Rio. E não há torcedor alvirrubro que não estampe um sorriso no rosto ao relembrar daquele gol histórico de Adriano Gabiru.

Mais do que isso: adorariam contar um amigo solícito, disposto a gravar momentos como este, o que normalmente não acontece. Resultado: faça uma busca no Google ou Mercado Livre em busca de DVDs de jogos inteiros, melhores momentos, decisões históricas, gols e dribles de grandes craques… Você vai se surpreender com um gigantesco mercado paralelo, alimentado exclusivamente por torcedores apaixonados – tanto na compra quanto na venda.

Não parece um mercado óbvio, repleto de possibilidades para qualquer clube ou competição esportiva? Dá para enumerar uma série de razões, desde os interesses por trás dos donos das imagens até o amadorismo dos dirigentes… Mas enfim, mesmo com um potencial fabuloso nas mãos, produtos oficiais do gênero demoram uma vida para surgir. O Inter é um dos poucos bons exemplos: depois do inesquecível filme sobre 16 de agosto de 2006 – “O Dia que Não Acabou”, o clube está prestes a lançar mais um, justamente sobre o Mundial de Clubes da Fifa.

“Gigante – Como o Inter Conquistou o Mundo”, que deve ser lançado em novembro, terá lances e gols colorados contra Al Ahly e Barcelona, depoimentos de jogadores e imagens de bastidores. Produzido e executado por três grandes colorados (Gustavo Spolidoro, diretor; Luís Augusto Fischer, roteirista; Giba Assis Brasil, montagem), “Gigante” ainda terá toques de “web 2.0”: os torcedores que visitarem o site do filme podem escolher a capa do DVD e ainda enviar depoimentos por escrito e trechos em vídeo, que podem ser selecionados e fazer parte do projeto.

A proposta vai muito além do que já foi feito para os aficcionados – eu me arrisco a dizer que, dessa última leva, o documentário mais bem sucedido nesse gênero foi “Inacreditável”, aquele cujo desfecho é a “batalha dos aflitos” (cada torcida com o DVD que merece). Ainda é muito pouco, levando-se em conta o volume de produtos: tem os DVDs da Placar (Copas do Mundo, Grandes Craques e os gols dos títulos de São Paulo-2005, e Inter-2006 na Libertadores), o do Tetracampeonato brasileiro Tricolor feito pelo Lance, os filmes oficiais de Real Madrid e Barcelona, os títulos com a chancela da Fifa (como Fifa Fever)… E só.

Eu fico imaginando a cara de um fanático babando em estantes de megastores ao encontrar, por exemplo, filmes produzidos por emissoras de TV, em parceria com a CBF ou o Clube dos 13, contendo imagens históricas com os melhores momentos do seu clube em campeonatos brasileiros. O meu DVD dos sonhos seria vendido pela Cultura Marcas: é um documentário muito antigo, exibido pela RTC nos início dos anos 80, contando os bastidores da final de um Campeonato Paulista (não lembro qual ano) desde a abertura dos portões até a saída do último torcedor. Inclusive com imagens de José Silvério, narrador da Jovem Pan, chamando o repórter de campo Fausto Silva. Estão perdendo uma clientela de ouro.

Filmes sobre futebol – Minha última aquisição em DVD foi “Deutschland: ein Sommermärchen” (Alemanha, um conto de verão), que não é exatamente o “filme oficial da Copa de 2006” – aliás, nesse quesito, não há nenhum como “Todos os Corações do Mundo”, de 1994, que até hoje não foi relançado em DVD. Mas voltando: dirigido por Sönke Wortmann, o mesmo de “O Milagre de Berna” (que inacreditavelmente ainda não vi), o longa narra o desempenho da “Nationalmannschaft” em seu próprio país. É uma visão nacionalista completamente oposta ao seu passado nazista – até porque, os alemães fazem festa mesmo com o terceiro lugar da equipe de Klinsmann.

Talvez tenhamos que esperar a Copa de 2014 para que o Brasil assista ao próximo filme nacional sobre o tema. Foi o que lembrou Lello Lopes ano passado, após conferir “Boleiros 2” – continuação bacana, mas bem inferior ao melhor longa-metragem futebolístico tupiniquim, “Boleiros”. Tirando “O Casamento de Romeu e Julieta”, “Os Trapalhões e o Rei do Futebol” e “Mazaroppi, O Corintiano”, você consegue lembrar de mais algum?

Atualizado: recebi uma pequena lista por e-mail, do meu “público-alvo”: “Lembro de Garrincha: estrela solitária, inspirado no livro biográfico do jogador. Não é dos melhores, mas é um filme. Pra quem quiser um filme melhor sobre Garrincha, tem um documentário excelente, que agora não tô lembrando o nome, mas que passa sempre no Canal Brasil. Lembro de Pelé eterno também, e de Futebol – DVD do Chico Buarque, sobre sua paixão pelo esporte. Tá bom três?”. Sim. E não seria Garrincha, Alegria do Povo?

A reportagem do Lello traz duas declarações que explicam a escassez. “É muito difícil capturar a essência do futebol. Você consegue reproduzir melhor uma partida de basquete ou futebol americano. No futebol, fica muito falso”, disse o jornalista Sérgio Rizzo. “O público do futebol é diferente do público do cinema. E é difícil conseguir levar público de uma mídia muito popular (o futebol) para o cinema”, completou o historiador (e professor da Cásper) Sidney Ferreira Leite.

De fato, DVDs com gols, grandes momentos, íntegra de jogos e decisões históricas parecem comercialmente mais fortes que os filmes dedicados ao futebol. Atenção, departamentos de marketing e desenvolvedores de novos produtos: executem.

Serviço: compare preços do DVD de Inter, 16 de Agosto de 2006, Um Dia Sem Fim, além de outros DVDs de futebol, no Buscapé.

Comentários em blogs: ainda existem? (11)

  1. Andrézão meu broder,
    Quando precisar, use esse e-mail aí de cima, o outro eu “descriei” por causa do spam. rsss
    Cara, eu não curto footbal né, só rugbi. rsss, mas eu gosto dos DVDs de pesca esportiva com iscas artificiais, especialmente os de pesca do tucunaré açu na amazonia, de black bass em qualquer lugar, e vertical jigging no mar azul.
    Poucas pessoas que gostam de pesca esportiva sabem que esses DVDs existam, é a mesma coisa com os DVDs de football.

    Abração queridão
    Ahhh Curti essas rapidinhas aí embaixo heim.

  2. Meu sonho seria de rever a seleção de 70 a cores e sair depois da partida contra o Perdu do Didi, “Príncipe Etíope”

    — I, I,I, cortaram……..do Didi.

    As de 58 e 62 era criança. A de 66 foi de chorar. De 74 em diante só me importo com o Botafogo no Carioca. O resto é perfumaria.

  3. Sim, Garrincha, alegria do povo!
    Garrincha trouxe 62 pra Elza Soares… Ele disse: – Vou ganhar esse campeonato pra você. :)

  4. Tem o DVD do Tetra, sim! Oficial do São Paulo Futebol Clube, nada de Placar! Hehehe! Mas com certeza falta muito mais.

    Sabe um bom que eu gostaria de ter? Todos os jogos do Carrossel Holandês. Até na internet é difícil de achar cenas! O.o

    Abraço!

  5. Eu não consigo lembrar de nenhum filme nacional além dos seis já citados, mas eu lembro de Victory – http://www.imdb.com/title/tt0083284/ – , onde os internos de um campo de concentração nazista fazem um jogo contra os guardas alemães. No elenco tem Pelé, Sylvester Stallone e Michael Caine.

    Éééééé…

  6. André:
    Registro meus protesto por vc não ter incluído o DVD que conta a historia do Glorioso Clube Atletico Mineiro!
    E tenho dito…
    bjos

  7. Eu queria rever a final da Libertadores de 1999; Acho que teria de novo um pré-enfarte.

    :-D

    Ah, e o Sidney infelizmente já não é mais professor da Cásper há uns dois ou três anos.

  8. Este ano meu tio favorito fez 70 anos. Ele é o mais palmeirense que eu já conheci depois do meu irmão. Então, mesmo sendo uma antipalmeiras alucinadamente roxa, eu e meus irmãos presenteamos meu tio com a coleção de DVDs com os melhores momentos do Palmeiras. Foram uns 20 DVDs eu acho. A felicidade do meu tio ao abrir o presente me fez ver que o Palmeiras nem é tão ruim assim, vai… ;-)

  9. Vocês estão de parabéns. Os comentários feitos são realmente maravilhosos e inteligentes. Como sou fã de futebol e vocês mais experiente que eu, gostaria que me informassem como posso conseguir os dvds Pelé eterno, Isto é Pelé e garrincha a alegria do povo. Tenho muita vontade de possuir estas três obras de arte e quero contar com a generosidade dos senhores. Esperando um retorno promissor envio um forte e cordial abração para todos vocês. Diniz.

  10. Eu tinha a VHS de “todos os corações do mundo”, há cerca de 10 anos atrás. É um filme maravilhoso. Realmente não existe outro igual, e nem irá existir. Acontece que perdi essa fita e que muito rever este filme. Já que não tem em DVD, alguém poderia me dizer onde posso baixá-lo (além do emule)?

    Agradeço desde já!
    Abraços.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*