Organizar links agora é uma delícia!

Lembra da primeira vez que você instalou o Netscape Navigator no seu velho 386 e conectou seu modem de 9600 bps no site yaih.com.br, que reunia todas (sim, todas) as páginas da internet brasileira? Desde aquele momento, a palavrinha “bookmarks” passou a ser algo extremamente familiar em sua vida. Era coqueluche acumular endereços bacanas, precedidos por um sinalzinho cor-de-rosa…

Lembra disso? Pois esqueça. Nem mesmo aquele antigo site de bookmars online será o mesmo após a descoberta do del.icio.us – trocadalho do carilho de Joshua Schachter, que além de inventar a brincadeira, sabe que um domínio .us é mais barato.

Enfim. Trata-se de um simples gerenciador de bookmarks coletivos: primeiro você cria a sua própria conta – del.icio.us/marmota, por exemplo. A partir daí, é só começar a juntar seus links favoritos, categorizando-os usando palavras chave – as tags.

O que muda em relação ao seu organizador de favoritos comum? Simples! As últimas inclusões de todos os usuários aparecem na home page. É possível ainda constatar os links mais populares, além de navegar por tags – as palavras chave – específicas. Por fim, o sisteminha gera um arquivo em XML, para você exportar seus links para o blog, por exemplo (ainda vou descobrir como se faz isso).

O grande barato do del.icio.us, na verdade, é usá-lo como catalisador de blogmarks, ou seja, links que merecem ser preservados, mas longe de virar um post de blog. Para quem já visita o MMM há mais tempo, funciona como as nossas rapidinhas, só que a qualquer momento de fato – aliás, o del.icio.us/marmota substitui com perfeição a minha “gaveta de idéias”, um surrado arquivo rascunho ponto txt…

Agora é a sua vez: delicie-se também com o del.icio.us!

Atualizado: Nosso síndico também fala em blogmarks, além de postar suas inclusões no del.icio.us automaticamente!

André Marmota é professor universitário e ouvinte frequente da pergunta “mas e além disso, você também trabalha?”. Quer saber mais?

Leia outros posts em Faça fazendo. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (9)

  1. É estranho como tudo na internet funciona como febre não?! Orkut, Gmail e outras coisas…
    Que Delicious é um domínio do caralho, não há como negar, mas eu uso o blogrolling que também faz as mesmas coisas que o Delicous, só que um pouco mais bonito.
    Se quiser dar uma olhadinha, http://www.blogrolling.com/
    Abraços

  2. Oi André, já conhecia o delicious pela Suzana, mas depois desta sua brilhante apresentação, não resisti e já estou lá, abrindo minha conta … vamos ver no que dá!

    Valeu pela dica!!!

    Beijo!

  3. Em tempo André, é o seu blog ou deu tilt no meu micro??? Teus posts avançam para o espaço dos seus links … fica difícil ler as frases até o final! :-((

    Abs!!!

  4. Isso vai virar moda tb, já estou até vendo… Mal estou conseguindo me desintoxicar do orkut! Aliás, vc me ignorou no orkut, td bem, sou muito chata mesmo… :-(
    Brincadeiras à parte, vou lá conferir a sua descoberta.
    Bjocas…

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*