O tamanho do aniversariante

Neste domingo, a cidade de São Paulo deve estar em ebulição, comemorando seus 450 anos de fundação. Nesses últimos anos, a cidade aniversariante cresceu desordenadamente, chegando a meia-idade com um corpão extremamente adiposo e disforme. Seguem números retirados deste levantamento do Fantástico, em outubro passado.

Somos 10.600.060 de habitantes, espalhados de qualquer jeito em uma área de 1.522 quilômetros quadrados – muitos deles em uma das 612 favelas. E o número não para de aumentar: 508 bebês nascem por dia na cidade de São Paulo, ou seja, 21 bebês nascem por hora.

Sem contar quem está em trânsito. Só em Cumbica, no Aeroporto Internacional, são 30 mil passageiros chegando e partindo todos os dias em 500 vôos operados por 39 companhias, ligando São Paulo a 215 cidades de 63 países dos cinco continentes. Já Congonhas liga a capital a apenas 80 cidades e capitais do Brasil, com uma média de 600 pousos e decolagens/dia entre as 6h e 23h. São 6,5 milhões de visitantes todo ano, descontando os migrantes que descem no Tietê.

Impossível andar de carro: 500 mil novos carros são vendidos anualmente, aumentando consideravelmente a atual frota composta por cerca de 5.580.000 automóveis (fora os irregulares). Destes, 3,5 milhões circulam regularmente pelos 15.456 quilômetros de malha viária. Ou melhor: sempre conseguem interromper um dos 55 mil cruzamentos ou passar no vermelho de um dos 40 mil semáforos. Sem contar a parcela de postes destruídas diariamente – São Paulo possui um milhão deles. Curiosamente, apenas 525 mil possuem lâmpadas de iluminação pública.

Quer andar a pé? Cuidado com a sujeira: diariamente, os mais de 10 mil trabalhadores que cuidam da limpeza juntam 11.660 toneladas de lixo e entulho por todos os 178 mil quilômetros de ruas e sarjetas varridas por mês na cidade. Evidentemente, não dão conta dos sujismundos.

Mas São Paulo tem seu lado bom: é a capital da gastronomia: 15 mil bares, 55 mil restaurantes – sendo 4.500 pizzarias, que servem 45.833 pizzas por hora – ou 764 pizzas por minuto. Destes, muitos se localizam em um dos 36 shoppings centers da capital.

Além do que, São Paulo não para nunca: sempre há o que fazer. Estima-se um evento ou uma festa na cidade a cada 12 minutos. Sem contar os 244 cinemas, 124 museus, 62 teatros, 21 parques…

Depois de tudo isso, só resta dizer parabéns a São Paulo!

André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (1)

  1. Moro em São José do Rio Preto, no interior do aniversariante, mas se tem uma coisa que o Brasil e os brasileiros deveriam se orgulhar é desse gigante caótico. Parabéns.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*