O spam do tagged.com: não entre nessa bomba!

A nova modinha da Internet atende pelo nome de tagged.com (não, não precisa entrar lá). Trata-se de mais uma rede social mequetrefe, mas voltada para o “mundinho teen”. Pode até ser que algum atrativo seja bacana. Mas eu duvido muito, já que essa encrenca virou uma das maiores pragas virtuais dos últimos dias.

Tudo começa com uma mensagem cretina, como essa:

Não sei quanto a você, mas eu já recebi e ignorei dezenas iguais. Tanto de amigos quanto de gente que não converso há tempos. Até em listas de discussão o tal convite foi parar.

Uma pesquisinha rápida elucida o mistério. Este cristão canadense descreve seu calvário: ele recebeu o convite de um amigo confiável, decidiu fazer seu cadastro e… Surpresa! Todos os contatos da lista de endereços usado no cadastro recebeu um convite semelhante. Desde clientes, amigos e contatos mais próximos até serviço de atendimento ao consumidor de empresas, contatados por ele apenas uma vez.

Sem querer, o cristão canadense cometeu o pecado do spam. Mais do que isso: enquanto respondia e-mails ofensivos explicando o mal entendido, o serviço tratou de enviar mais um leva de convites. Impressionante, não?

Mas o Canadá ainda é aqui perto. A praga do tagged.com chegou ao e-mail do sérvio Istok Pavlovic. Atento, ele não clicou em “next” após dar de cara com sua lista de contatos (e repetir a mesma bobagem que outros estão fazendo). Mais do que isso, fez uma pequena investigação no Alexa:

A conclusão é óbvia: essa rede social mequetrefe, que existe desde 2004, teve um salto em seu tráfego desde outubro do ano passado – quando começaram com essa gracinha de convidar todo tipo de gente. A conclusão do Istok Pavlovic? Está criado o modelo de “spam 2.0”. Perfeito.

A minha conclusão? Alerte seus amigos sobre as intenções desse tagged.com e fuja dessa bomba. Além disso, prepare-se: não vai demorar para outras empresinhas vagabundas repetirem o modelo.

Comentários em blogs: ainda existem? (20)

  1. Deveria haver uma maneira de se processar o inventor desse esquema viral… É por essas e outras que eu nunca atendo a pedidos deste tipo.

  2. E as pessoas clicam, clicam e clicam, pensando no quê? E para quê se cadastrar em todos os sites de redes sociais? Confesso que a maioria das modinhas de internet me irritam.

  3. Na lista blogosfera estourou um desses ontem, alguém que clicou na bagaça. Se até blogueiro, acostumado com essas pragas, cai, imagina o povo que clica em anúncio pensando que é conteúdo…

  4. Eu tenho ódio desses convites. o Facebox tem uma opção para não mais receber os convites que nunca funciona. Esse que você descreve eu ainda não recebi, mas se tivesse recebido fatalmente estaria na lixeira.

  5. Eu tenho varios e-mails (bastantes) porque trabalho muito na net e na realidade já recebi esse convite em todos ou quase todos… a mesma pessoa chega a enviar o mesmo convite para varios e-mails diferentes.
    Sempre pensei que era aqueles amigos chatos que convidam para tudo e mais alguma coisa…
    Felizmente nunca aceitei! Mas achei graça aquela de “responde senão o xxxx vai achar que diz não”

  6. Quando recebi o convite procurei saber se era ou não spam e não havia encontrado nada falando que era (se vocês verificarem, o resultado dos sites de pesquisa não deixam na primeira/segunda página as reportagens dizendo que ele é spam, ao menos até o momento).

    Por isso prossegui até chegar no campo solicitando e-mail/password, onde fiquei surpreso, pois me solicitou o do google e achei que era um novo serviço deles.

    Continuei preenchendo, mas verifiquei que demorou para responder o site e fiquei preocupado, sendo assim abri uma nova tab do Firefox e corri até o google e mudei minha senha na hora.

    Quando voltei para a tab do Firefox com o cadastro, ele ainda estava processando as informações!

    Bem, após um tempão ele me disse que havia sido cadastrado com sucesso e me fez um monte de perguntas bobas, mas uma quantidade enorme delas, uma a uma.

    Imagino que isso era pra ganhar tempo e se aproveitarem da minha senha, pois constatei que nenhum contato do meu gmail recebeu esse spam, alem disso, não obtive nenhum problema com minha conta do google.

    Bem, depois disso tudo fiquei curioso e tentei me logar no site e… SURPRESA! Não há como, pois quando você tenta ele diz que você já está cadastrado e não volta para a página principal do site!

    Navego na internet há 11 anos, antes mesmo de existir o IE e nunca havia sido infectado por spam ou vírus até semana passada, quando cai na do tagged.

    Por isso vamos todos rever 2x ou mais antes de entrar numa dessas, pois a versão 2.0 de spam está mais inteligente dos que os próprios sites sérios.

  7. Nossa! eu nao sabia! tmb ja recebi centenas de mails dakele tipo!
    alguem deveria processar….eu nao posso pq naum sei como!

    passem e postem no meu blog, plix!

  8. olá pessoal,

    recebi o convite de um grande amigo e me cadastrei nesse tagged,oq pode acontecer???quais as consequências???alguem me ajude por favor…como faço pra desfazer o cadastro….sou um idiota de te me cadastrado nisso…abraço

  9. Eu recebi vários… como era de gente desconhecida julguei como spam mesmo… quando recebi de uma conhecida cliquei em sim e vi aquele campo obsceno “password”
    O foda é que a pessoa pode pensar que é pra cadastrar uma senha pra acesso ao site… E como a maioria usa a mesma senha pra tudo, cai facil facil…
    Concordo que o site devia ser processado e tirado do ar…

    Mas a pergunta é:
    Mesmo se constar no “terms of service” que a pessoa concorda com esse abuso. Isso é legal judicialmente?
    Parabens pelo post…

  10. eu ja arranjei 1tecnica.
    pra comecar deve-se ñ excluir mas sim mandar lixo eletronico e assim o msn vai comecar a filtrar.
    eu criei agr 2 mails 1pra falar e outro pra m inscrever ou comentar em kalker tipo d sites pra ter a certeza k n m afecta.
    e o pessoal apartir da minha idd(12anos) e kem comeca + a cair nessas cenas.
    bom post ;)

  11. No começo do ano caí na besteira de clicar nesse link… Acabei até fazendo cadastro(!)
    Qse todos os dias minha cx de email tava lotada de spams, e há algumas semanas ainda bem consegui excluir meu vínculo com esse site!!!

    Mas também teve um lado bom:
    Tive mais conhecimentos em espanhol e consegui ficar com uma menina lá de Cangaíba, que conheci por meio do Tagged…

  12. Nossa naum imaginava que o tagged fosse uma furada, achei até legal conhecer pessoas do mundo todo, apesar que esse tema de privacidade hj na internet é uma palhaçada, há vários meios de rastrear nossas contas, além de privacidade 0. O tagged é só mais um site de relacionamento como orkut, com os mesmos problemas e mesmo tipo de divertimento. Cabe a cada um saber se é válido para si ou não, eu por exemplo costumo ter um e-mail pessoal pra esses tipos de coisa e um outro mais reservado. Acredito assim que é uma forma de filtrar as informações interessante.

  13. É o seguinte, estou no tagged há muito tempo nunca tive problemas. O q acontece é que voces SÃO IMBECIS QUE SAEM CLICANDO EM TUDO SEM LER e depois reclamam de spam. Quando você clica tem a opção de para quais amigos quer mandar o convite se não quiser não entra ou não convida ninguèm. É impressionante como tem gente cretina. É SÓ LER SEU BURROS! Se não quer se associar não faça! Agora vem esses blogueiros ridículos dar uma de amigões “olha, cuidado”, não passa de outro imbecil desinformando os leitores. O Spam é uma prática condenável, acha que lá no EUA, o site é americano, é bagunça assim. Acham que o site que tem ‘muitos anos’ não teria sido denunciado se fosse ilegal. O aumento deve ter sido quando chegou aqui no brasil, onde o usuário É MAIS BURRO QUE A MÉDIA MUNDIAL. Aí vem alguem querendo criar pânico e aparecer de bonitão…APRENDAM A LER e a usar a internet seus idiotas!

    O texto é de 2007, de lá pra cá serviços melhoram ou pioram. Quem é que não sabe interpretar textos mesmo?

  14. olha,concordo com o imbecil aí em cima! também utilizo o tagged e não tenho essas “interferências” no meu e-mail ou no cadastro particular.e é isso mesmo,tem que saber ler e interpretar as mensagens,é básico de qualquer civilização se não sabe ler procure um professor se não saber pensar vá a um analista,mas não cague regras é muito feio,fere a individualidade,as coisas só são nocivas se vc se atira de uma vez,aprendam a conhecer e se informar.

  15. eu tenho um pefil no tagged e até agora ta tudo nornal…c riei até um perfil lá .. e parece ser muito bom!!!
    me imformem qualquer coisa!!

  16. assino embaixo do escrito do “imbecil”, concordo com o “edival” e estou como a “thais”.

    Os que não sabem inglês que aprendam, e os que clicam em qq porcaria, aprendam a clicar certo. O site é ótimo, as pessoas (salvem-se poucas) são legais, os bate papos na maioria saudáveis. Então, cada um na sua. E gosto não se discute.

  17. É O SEGUINTE… USO O TAGGED A 2 ANOS E TENHO CERCADE 150AMIGOS LÁ… O BP É ECXELENTE, E NAUNDEIXE DE ENTRAR UM DIA SEQUER… O BASICO PRA QUEM USA TAGGED É SABER UM POUCO DE INGLES, POR QUEEUMESMO NAUN ENVIEI CONVITE A NENHUM DE MEUS AMIGOS… VC QUE PENSA QUE ORKUT OU QQ OUTRA COISA USADA POR AQUI É M,AIS BACANA, NAUN CONHECE TAGGED… E NAUN SABE O QUE ESTA PERDENDO…

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*